quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Estudo - Qual a Posição da Igreja Perante a Sociedade? Acolher x Condenar


A palavra de Deus diz para não julgarmos para não sermos julgados e no mundo em que vivemos, a igreja passa por esse grave deslize que acabada deixando a igreja de uma forma geral mal vista na sociedade.
Hoje enfrentamos o homossexualismo que tem sido nos últimos tempos uma guerra constante dos que praticam o ato homossexual e da igreja e ai deixamos a pergunta: Qual é o papel da igreja perante a sociedade? Acolher ou Julgar?
Começamos a pensar nisso analisando os fatos que ocorreu entre os homossexuais e o Pastor Marcos Feliciano, a igreja ela deve ser contra o homossexualismo, mas também temos que trata-los de forma respeitosa, pois para que ganhemos todos os seres humanos para Cristo devemos acolher e aceitar as diferenças, para isso devemos agir com sabedoria, pois nem tudo tem que ser feito na base da imposição.
A mesma coisa deve acontecer contra as drogas e prostituição, devemos amar os que praticam e não a prática de se drogar e de se prostituir
A igreja não deve impor os seus princípios e sim expô-los a sociedade de um forma pacifica sem demostrar rumores de guerra, estamos na sociedade e fazemos parte dela.
Devemos também analisarmos a luta que a igreja passou para chegarmos onde nós chegamos. Essa guerra da sociedade x igreja, tem destruído tudo aquilo que a igreja conquistou após anos tentando alcançar um destaque na sociedade, devemos pregar a palavra sem condenarmos a sociedade pelos seus atos, devemos pregar a palavra de forma acolhedora, fazendo com que a sociedade se sinta a vontade ouvindo a palavra de Deus e fazendo com que as pessoas queiram a esse Deus que nós servimos e pregados para o mundo.

O Porque do Acolher ou Julgar

Como já dissemos: NÃO JULGUEIS PARA NÃO SERDES JULGADOS. Mateus 7:1
Muitas vezes a igreja erra, achando que é só porque está escrito na palavra de Deus tem que ser imposto de forma radical na vida das pessoas.
Jesus ele perdoa e não castiga, Jesus abençoa e não amaldiçoa, Jesus aceita e não julga. Se olharmos na bíblia, em várias ocasiões, Jesus livrou a muitas pessoas da morte que na época era consequência de seus pecados, uma dessas ocasiões podemos citar a mulher que foi pega em adultério e perante a toda sociedade Jesus disse "Quem nunca pecou atire a primeira pedra", o fato é que todos nós somos seres humanos, e todos nós estamos sujeitos a pecar. A igreja também erra e Jesus perdoa, e por que que as pessoas que não são da igreja são julgadas pela igreja por causa dos seus erros?
As vezes essa pergunta fica sem resposta, mas eu vou dizer uma resposta , é porque a igreja muitas vezes acha que a humanidade não tem mais jeito, mas a humanidade tem jeito sim.
Jesus disse que só irar voltar quando o evangelho for pregado até os confins da terra.
Jesus não faz acepção de pessoas, então por que que a igreja faz? Porquê que a igreja escolhe as pessoas a qual devem evangelizar?
Hoje em dia o evangelismo não chega nos bares por medo de uma pessoa dizer não a nossa pregação, o evangelismo não chega na boa de fumo por medo de não aceitarem a nossa escolha de sermos evangélicos, o evangelho não chega a esquina de prostituição porque a igreja tem preconceito e acha que as pessoas não vão concordarem com os nosso princípios, mas deixa eu dizer algo muitas almas hoje estão perdidas nas bebidas, nas drogas e na prostituição porque a igreja tem medo de ir até essas pessoas e falar de Jesus, o amor que perdoa e que transforma vidas. E muitas almas estão perdidas, porque tem irmãos da igreja que passam por eles e demostra esnobação e desprezo.
Devemos mudar a nossa posição perante a sociedade e devemos acolher as pessoas que precisam de Jesus.
Jesus abomina o pecado, mas ama o pecador. É por isso que a  igreja deve acolher e não condenar, porque a própria igreja foi acolhida pelo Senhor Jesus. Dê de graça aquilo que de graça lhe foi dado.

Devemos acolher

Isso me lembrou da passagem do Bom Samaritano, que quando viu aquele homem moribundo a beira do caminho ele não olhou as diferenças ele simplesmente o acolheu.
Segundo os princípios de Deus, devemos acolher essas pessoas, para que elas possam ser salvam por Cristo, enquanto condenarmos e julgarmos as almas perdidas no pecado, não vai haver avivamento e nem cura na nossa nação, não vai haver crescimento na igreja.
Mas se acolhermos essas pessoas, mostrarmos que a igreja é um lugar de bem e não se mal, ai sim vamos ver a mudança na igreja e na sociedade.

Leia - Lucas 10:30-35

Essa passagem fala da Parábola do Bom Samaritano, e nela temos três exemplos de posições que as igrejas tem tomado perante a sociedade de uma forma geral.
Vemos que o Sacerdote e o Levita passam por aquele homem e olharam para ele, mas o deixou na beira do caminho, não teve compaixão do próximo, não aceitou as condições daquele homem que estava ferido.
Nos dias de hoje existem muitas pessoas feridas não fisicamente, mas espiritualmente, interiormente, pessoas que foram magoadas por palavra de pessoas que são evangélicas, mas condenam outras pessoas, não as amam, não as acolhem com palavras amigas.
Jesus disse: amai o seu próximo como a si mesmo, Jesus quando disse isso ele estava querendo dizer para aceitarmos as diferenças dos outros, mas ao mesmo tempo com sábias palavras conquista-las para Cristo.
Voltando a Parábola, sabemos que veio o Samaritano e ele sim teve compaixão daquele homem o acolheu e disso aos hospedeiros que ia voltar.
Existe igrejas que tem a mesma posição do Samaritano que fez o bem sem olhar a quem, não devemos usar a nossa pregação como um meio de julgamento, mas devemos usa-la para acolhermos todos os tipos de pessoas para que elas possam receber o amor de Deus que é acolhedor e transformador.
A palavra diz: vem como estás. Assim devemos dizer como igrejas aceitarmos a sociedade e braços abertos e cuidar dela debaixo da palavra de Deus e deixar com que o próprio Deus faça a obra nesses corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário