terça-feira, 10 de junho de 2014

Movimento “Bola da Vez” organiza várias ações evangelísticas para a Copa do Mundo


“Estava em um momento de intercessão pelo Brasil e por outras nações, juntamente com outros pastores e alunos do CTDMT, quando meu coração começou a queimar. Naquele instante fui confrontado pelo Senhor e então o Espírito Santo me questionou: ‘O que você fará de relevante em sua geração durante o período da Copa do Mundo?’”, explica Jonatas Felix, pastor e professor do Centro Ministerial Diante do Trono (CTMDT) sobre a origem do projeto “Bola da Vez”.
Idealizado em 14 de maio deste ano, o Bola da Vez é um movimento do Centro Ministerial Diante do Trono (CTMDT). A iniciativa não só conta com a participação de todos os alunos do CTMDT, mas também com parcerias de diversas igrejas evangélicas e da missão internacional e interdenominacional Jovens com uma Missão (JOCUM).
De acordo com Jonatas, o “Bola da Vez”, que é formado por mais de 300 pessoas, tem dois objetivos principais: o primeiro é despertar a Igreja de Cristo, e o segundo é fazer com que ela atue de forma efetiva durante a Copa do Mundo.
“Deus nos chamou para sermos líderes e pessoas relevantes em nossa geração. Muitos cristãos da Igreja Brasileira não percebem a oportunidade de evangelismo que a Copa do Mundo nos proporcionará. A Igreja do Senhor tem a função de anunciar o amor de Cristo às nações. Isso é uma atitude que cabe a ela. No Brasil, por exemplo, teremos iranianos transitando pela nossa cidade. Para alcançarmos vidas no Irã, temos que enviar missionários, o que gera custos; e, com a Copa do Mundo, eles é que virão até nós. Sendo assim, não podemos perder essa chance. Eu amo futebol, mas meu chamado como Igreja fala mais alto, e eu não posso ficar parado”, enfatizou.

Dinâmica do Bola da Vez

Segundo o pastor, o “Bola da Vez” é dividido em três áreas:
Intercessão – “A intercessão é formada por uma equipe diretamente ligada à mídia social. Diariamente, ela é a responsável por realizar uma pesquisa sobre uma nação que participará da Copa; elaborar um texto abordando sua atuação em campeonatos anteriores, sua história e necessidades sociais; e posteriormente postá-lo na fan page oficial do movimento, juntamente com uma arte visual. O objetivo dessa postagem é direcionar os participantes do ‘Bola da Vez’ a intercederem, em determinado dia, pelas necessidades específicas dessa nação”.
Grupo de oração – “O grupo de oração é o responsável por interceder pelo país direcionado pela postagem, ou seja, pela nação que foi determinada para aquele dia. Oramos não só como componentes do movimento, mas também como Igreja de Cristo, e contamos com as orações das pessoas que acompanham o movimento por meio da nossa rede social”.
Arte na Rua – “O ‘Arte na Rua Bola da Vez’ são ações de ornamentação. Estamos caminhando em parceria com a Prefeitura de Santa Luzia, que nos autorizou, dentre outras coisas, a realizar a pintura de meios-fios e cuidar das árvores da cidade. Quanto às escolas do município, entramos em contato com a direção de cada uma, que nos permitiu fazer grafites nos muros das instituições de ensino. Todas as artes contêm temáticas voltadas para a Copa e uma mensagem criativa, cultural e de cunho evangelístico. Nas mensagens, abordamos temas como perdão, amor, e o chamado de Deus para cada um de nós como agentes de transformação da nossa realidade”.
Ainda, de acordo com Jonathan, além dessas três áreas, o Movimento Bola da Vez está focado em outras duas ações: o Bola da Vez, Pré-Copa e o Bola da Vez na Copa.
Bola da Vez Pré-Copa – “São intervenções artísticas e criativas que duram uma hora, e que estamos fazendo dentro das escolas de Santa Luzia. Além de uma apresentação de uma escola de samba, formada por porta-bandeira, mestre-sala, alunos do CTMDT e componentes da JOCUM e da Mocidade Dependente de Deus da IBL; também fazemos a exibição de danças coletivas e de artes simultâneas, as quais são feitas por grupos circenses. Ao final de cada apresentação, cantamos ‘eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor’ e convidamos aos alunos a fazerem parte desse bloco, dessa torcida e dessa manifestação positiva. Já na sequência fazemos uma apresentação de teatro, um flash mob, ministramos a Palavra de Deus e encerramos com um bate-papo com os estudantes.
Bola da vez na Copa – “Com o encerramento das aulas no dia 11 de junho e início da Copa do Mundo, no dia 12, focaremos nossas ações para o período do mundial. Nosso objetivo principal será a evangelização do turista. Sendo assim, reuniremos no Expominas, onde ocorrerá o Fifa Fan Fest BH e, por meio da nossa escola de samba daremos boas-vindas a todos os turistas. Vestiremos camisas com dizeres de anfitrião e cantaremos canções em inglês e espanhol. Todas levarão a mensagem de que os turistas são bem-vindos em nosso país. As manifestações serão artísticas, criativas e durarão, no máximo, 10 minutos.
“Já aos domingos, também faremos apresentações na Pampulha, que é local livre, turístico e familiar. Além de alcançarmos os turistas que estarão conhecendo a região, também teremos a oportunidade de evangelizar os mineiros. Enfim, esse é o planejamento para a primeira fase da Copa que se encerrará no dia 24 e, nos dias 25 e 26, faremos uma reunião para fazer um balanço da primeira fase e definir estratégias e ações para a segunda fase do campeonato”.
Sobre a continuidade do Movimento “Bola da Vez” após a Copa, ainda que haja esse desejo, Jonatas não sabe ao certo como ele será executado. “Como escola, como CTDMT, manteremos nossa bateria para fazermos intervenções evangelísticas. Ao entrarmos nas escolas de Santa Luzia, conseguimos iniciar um diálogo com a direção, o qual pretendemos continuar. Ou seja, queremos continuar atuando em nosso bairro e sermos relevantes onde Deus nos plantou. Pretendemos também que o ‘Bola da Vez’ possa usufruir das portas que foram abertas nesse período da Copa”.
“O desejo de darmos continuidade existe, mas ainda não sabemos como as ações serão executadas. Temos que fazer um planejamento. No entanto, vejo a Copa como um tempo de preparo para as Olimpíadas que serão realizadas em 2016, no Rio de Janeiro. É um tempo em que estamos dando passos como Igreja. O Brasil tem a oportunidade de ter o mundo no seu quintal e, nós, como Cristãos, não podemos ficar parados. Precisamos agir, sair do lugar de comodidade e avançar para alcançar os turistas”, finalizou Jonatas.
Se você tem interesse em participar do Movimento “Bola da Vez”, acesse www.facebook.com/movimentoboladavez ou o instagram: @movimentoboladavez

Fonte: Lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário