A preletora trouxe princípios bíblicos de criação e ensino
As eleições 2014 foram o foco da oração inicial da manhã do último dia do Congresso de Mulheres Diante do Trono . A pastora e apresentadora do programa De Tudo Pouco, Carol Malta, foi a responsável por orar por este tema de tamanha relevância para o Brasil. A programação continuou com vídeos produzidos pela Rede Super de TV sobre a organização da casa e a moda plus size .
Nove mulheres da mesma família vindas do Rio de Janeiro foram presenteadas e homenageadas pela líder do Diante do Trono, Ana Paula Valadão, pela participação coletiva na Congresso. A homenagem deu lugar à adoração conduzida pela pastora Mariana Valadão que há mais de um ano lidera junto ao esposo a Igreja Lagoinha Niterói no Rio.
Para louvar ao Senhor junto a Igreja, as canções “Vai Brilhar”, ” Hosana”, ” Eu vim para te adorar” foram as escolhidas pela filha caçula da família Valadão. “Eu só quero te amar mais e para sempre vou te seguir”, o refrão da canção “Te amar mais”, do álbum “Santo” foi entoado com intensidade pelas congressistas como uma manifestação do amor a Deus.
Um momento de espontâneo de cura e libertação foi conduzida pela pastora Mariana durante a música “Se eu Apenas Te Tocar”. Foram declaradas curas de dores físicas, infertilidade e outras enfermidades.
Como educar os filhos ?
“Filhos” foi o assunto escolhido para o último bate papo do Congresso. Para discorrer sobre o tema, foram convidadas Ilma Cunha, Helena Tannure, Devi Titus, Mariana , Ana Paula Valadão e Márcia Resende, responsável por conduzir o diálogo.
A primeira a se manifestar foi a psicanalista Ima Cunha dizendo que embora muitas pessoas se sintam rejeitadas ou rejeitem os filhos, Deus sempre acolhe. “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.” Isaías 49.15.
Já Ana Paula Valadão abordou a questão dos filhos dizendo que as mães precisam se atentar aos princípios de Deus para criar os filhos e não se amoldar aos valores do mundo. Mariana Valadão continuou o assunto relatando um pouco do seu testemunho quando engravidou pela segunda vez. Ela contou que só decidiu ter a nova gestação com concessão do esposo, Felippe Valadão. Reforçou ainda que a criação é sempre feita a dois.
A preletora e conferencista, Devi Titus, afirmou que as mulheres muitas vezes têm receios de engravidar e ter mais filhos pelos cuidados que exigem, mas reforçou que filhos são herança e uma dádiva de Deus. Ana Paula Valadão reforçou a explanção de Devi dizendo que muitas mulheres não estarão no próximo Congresso porque estarão com os bebês recém-nascidos em casa.
Da internet, Karina Cardoso comentou a fala da Ana contando um lindo testemunho. “Bom dia, mulheres de Deus. Estou assistindo o bate papo sobre filhos e gostaria de compartilhar uma bênção. No ano passado estive no congresso em BH e havia acabado de perder um bebê. Meu marido e eu queríamos muito. Na oração pelas mulheres que queriam ter filhos, lá estava eu pedindo este presente para Deus. Deus conhecia este desejo do meu coração.E hoje, como a própria Ana Paula disse, não puder estar no Congresso este ano porque estou com um bebezinho nos braços. Se chama Enzo Gabriel e está com 0 meses. Deus é tremendo. Glória a Deus!”.
Dessa vez, foi a apresentadora Márcia Resende que endossou o bate-papo alertando que muitos pais têm o hábito de colocar os filhos contra o parceiro conjugal. E que essa atitude é uma falha gravíssima na educação e no crescimento das crianças.
O ensino dos filhos é papel dos pais
Depois do interessante bate-papo, a preletora Helena Tannure subiu ao púlpito para trazer a palavra da manhã. Helena é autora de três livros e conferencista em várias partes do Brasil. O trecho “…amarem seus maridos, a amarem seus filhos…” da passagem tema do Congresso escrita em Tito 2. 3 – 5 foi lido como fundamento da pregação. A pregadora reforçou que o amor não é um sentimento, mas uma decisão. Segundo a preletora, muitos pais têm ensinado os filhos o amor baseado nas trocas.
Acrescentou dizendo que a criança prefere uma mãe que ama, do que uma lhe dê tudo que é pedido. ”Às vezes você quer dar um presente para o filho para ostentar diante das amigas, com desculpas de quer dar um futuro melhor, mas dar um futuro melhor é amá-lo” informou. Helena disse que valores como “não bater em mulher”, “ser gentil”, “respeitar os mais velhos”, é responsabilidade dos pais e que a Igreja nem a Escola podem ensinar.
Muitos pais envolvidos em ministério nas igrejas têm deixado os filhos em casa, informa a preletora, com argumento de que Deus está cuidando. Mas a família deve ser o principal ministério das pessoas e, por isso, elas devem se esforçar em cuidar dos filhos. Mas a grande questão é: Como cuidar melhor dos filhos?
1º Tenha tempo com os filhos (DT 6. 6-9)
Helena ensina a dedicar tempo de qualidade com os filhos, ouvindo, observando e estando atento as expressões corporais. A pastora disse que a correria do dia a dia não pode impedir os pais de ouvirem atentamente o que eles querem dizer.
2ª Seja exemplo (Provérbios 22: 6)
“Os seus filhos estão de olho naquilo que você está fazendo, por isso, reproduzem tudo aquilo que você faz. A mulher está deixando um legado para os filhos e qual é o legado que você tem deixado? Quais são os valores que tem deixado para eles?”, questiona Helena. De acordo com a palestrante, não adianta tentar transmitir valores , se o comportamento não condiz com o que está sendo ensinado.
3º Seja intercessor
“Por mais que tentamos acertar, nós temos defeitos e erramos com nossos filhos, e por isso, precisamos da intervenção divina para curar e abençoar as nossas crianças”, enfatizou Tannure. A pastora apontou o personagem bíblico Jó como um ótimo pai, cuidando, orando e intercedendo pelos filhos e, por isso, é um exemplo para todos.
4º Corrija
A diferença entre a correção feita em amor e a feita com raiva raiva foi um dos pontos apresentados que devem ser atentados pelos pais no momento de educar. Por limites é necessário e da forma correta como a Bíblia diz: com amor.
5º Perdoe
Muitas mães, afirma Helena, colocam fardos nos filhos por eles não serem como os pais, mas ela explica que Deus criou pessoas únicas e é necessário reconhecer a individualidade de cada pessoa para não puní-los pela diferença. A história do filho pródigo foi relatada como exemplo de perdão de Pai, lembrando que o perdão vem de Deus e precisamos reproduzir essa mesma característica.
Devi Titus ensina sobre os comportamentos essenciais à vida de uma mulher
No encerramento do evento, as congressistas se arrependem, clamam o perdão do Senhor e profetizam vitórias
Já em clima de nostalgia, milhares de mulheres se reuniram, novamente, no templo da Igreja Batista da Lagoinha (IBL), neste sábado (30), para participarem da noite de encerramento do Congresso de Mulheres Diante do Trono 2014.
No início da reunião, a líder do Ministério de Louvor Diante do Trono, pastora da IBl e anfitriã do evento, Ana Paula Valadão, convidou até o púlpito e presenteou duas congressistas pelos seus belos testemunhos compartilhados em relação ao congresso. A primeira, Helen, de Brasília, disse que enfrentou muitas lutas para participar da atividade, mas, graças a Deus, conseguiu estar presente. Já a segunda, Sônia, da cidade de Mogi das Cruzes (SP), disse que, devido ao congresso, perdoará seu marido por uma traição e retomará seu casamento.
Posteriormente, Ana Paula declarou, oficialmente, que, em 2015, a IBL promoverá o Congresso Homens Diante do Trono, notícia que arrancou muitas palmas e gritos empolgados de todas as congressistas.
Na sequência, o Ministério de Louvor Diante do Trono iniciou uma série de louvores, entre eles, “Mulheres Virtuosas”, “Agora Eu Vejo” e “Noiva Amada”, que levaram as participantes a adorarem ao Senhor e se renderem totalmente à presença do Espírito Santo. “Eu vejo uma alma curada; Guerreira, ousada; Mulher virtuosa; Vitoriosa”, cantaram.
Os comportamentos de uma mulher
Após, Ana Paula Valadão convidou a Conferencista e escritora Devi Titus para ministrar a Palavra de Deus, baseada na passagem bíblica Tito 2:3-5 “3 – Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. 4 – Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, 5 – a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.”
Na oportunidade, a conferencista aconselhou as congressistas a adotarem três posturas fundamentais na vida de uma mulher: “1 – A mulher deve ser reverente. `Procurem ser atenciosas, ordeiras, e, tratem as pessoas com respeito e amor’. 2 – A mulher não deve ser maliciosa e fofoqueira. `Quando alguém vier compartilhar com você algo que não lhe diz respeito, diga que não tem interesse em saber para que não caía em situações de malícia ou fofoca´. 3 – Não é bom que a mulher tenha vícios. `Com o avançar da idade, nossa saúde já não é a mesma de quando éramos jovens. Sendo assim, precisamos ter mais cuidado com o nosso físico, mente e evitar os vícios.”
Um ponto destacado também por Titus, em relação ao comportamento da mulher, é a importância dela transferir princípios por meio de relacionamentos. “Todas nós temos uma história, valores e princípios que podem ser transferidos para outras gerações por meio da ação de compartilharmos nossas experiências. Então, converse com suas filhas, com as mulheres mais jovens, compartilhe fatos de suas vidas e não presumam que elas já saibam de todas as coisas, pois, na verdade, todas podem aprender muito com sua história de vida”, orientou.
“Não tenha vergonha de expor sua sabedoria, de falar da sua origem, de compartilhar suas experiências, de orientar suas filhas quanto ao modo de se vestir; de falar da Palavra de Deus e de discipular pessoas. Por meio da sua história, você pode ajudar muitas pessoas e contribuir para que ocorra uma revolução na vida de muitas mulheres. Com fatos de sua vida, outras mulheres podem aprender, se espelhar e voltar seus corações para seus lares, para suas crianças, para seus maridos; e, com isso, vermos uma verdadeira revolução, em que homens honrarão suas esposas e esposas respeitarão seus maridos”, acrescentou.
E, finalizando sua ministração, a conferencista aproveitou a ocasião para desafiar as participantes a discipularem ao menos três mulheres brasileiras. Segundo Titus, se as brasileiras fizerem isso, a ação irá se multiplicar, e, desta forma, até mesmo, mulheres de outras nações poderão ser alcançadas pela Palavra de Deus.
Ato Profético
Para dá início ao ato profético, Ana Paula Valadão convidou até o púlpito mulheres de diversas faixas etárias para representar as congressistas de diferentes idades.
Uma estaca e um martelo, ilustrando o ato profético de Jael, foram usados durante o momento marcado por pedidos de perdão, arrependimento e profecias.
A estaca da tenda representou o que as mulheres fazem todos os dias para edificar a sua casa e a vida de suas famílias. Já o martelo ilustrou a repetição dos princípios, pois só por meio da repetição é que os princípios de Deus são assimilados.
Durante o ato, cada mulher, que representou determinada faixa etária, fez uma oração ao Senhor, e, com o martelo em mãos bateu na estaca, a fim de que ela fincasse na terra, a qual representava o chão. A cada batida, elas declaravam que suas vidas, seus lares e suas famílias estavam sendo edificadas na rocha que é Cristo.
Bem como as congressistas, todas as pastoras presentes também bateram no martelo e, finalmente, a estaca foi totalmente enterrada na terra.
Após o ato profético, todas as mulheres celebraram a ceia do Senhor, cantaram diversas outras canções sob o mover do Espírito Santo; oraram pelas eleições, deste ano, no Brasil, e, assim, foi encerrado mais um Congresso Mulheres Diante do Trono.
Veja as fotos do último dia do congresso no hot-site - www.diantedotrono.com/sites/cobertura-mulheres-2014/fotos.
E assim foi encerrado mais uma edição anual do Congresso Mulheres Diante do Trono nacional, no mês que vem tem o Congresso Mulheres DT Regional em Curitiba e em novembro em Goiânia, fiquem atentar a mais informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário