quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Estudo - Chuva Temporã e Chuva Seródia


Depois de algumas semanas sem estudos, hoje estamos voltando com um estudo abençoador para a sua vida, vamos falar sobre Chuva Temporã e Chuva Serôdia, chuvas vindas de Deus que abençoavam o povo de Deus no momento em que o povo mais precisava da provisão de Deus.
Vamos entender o que é  Chuva Temporã e Chuva Serôdia, porque não é a mesma coisa, cada um vinha em tempos diferentes e nos dias de hoje ainda recebemos a Chuva Serôdia e a Chuva Temporã.

Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite. Deuteronômio 11:14.

E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. Joel 2:23

O termo chuva não se refere a apenas uma queda de água em um momento único, mas sim ao acumulado de chuva do período a que se refere. A chuva é na verdade a estação chuvosa ou tantas chuvas quanto forem necessárias para o plantio (temporã) e a colheita (serôdia).
Duas chuvas eram essências acima de tudo para o povo. A primeira chamada, a temporã, no tempo da aragem e plantio da semente e uma segunda chamada serôdia antes da colheita para deixar a planta forte e viçosa, abundante de frutos para a sega.Se a chuva Temporã não chegasse a terra dura e seca não podia ser arada e a semente em terra seca não viria a brotar, e se brotasse o forte calor a mataria pois não tinha profundidade para germinar em segurança.

Chuva Temporã

A chuva Temporã caía durante o outono no tempo de semear a terra garantindo assim, a colheita do inverno. Sem essa chuva a semente não germinava, por isso, essa chuva era necessária para fazer brotar a semente.

Chuva Serôdia

A chuva serôdia caia durante as primeiras semanas da primavera antes da colheita, ela era necessária para fazer com que a plantação amadurecesse para a colheita.

A chuva era um sinal de vida, e também um  sinal de bênção de Deus de forma que sem chuva não haveria vida na terra de Israel. O Senhor ainda instituiu um termômetro entre ele e seu povo a saber a abundancia e escassez de chuva.Se os ensinamento de Deus fossem obedecidos e guardados, nunca faltaria a chuva, não estou falando de qualquer chuva mas sim das chuvas serôdias e as temporãs.

O que representam essas duas chuvas?

Simbolicamente, a chuva Temporã significa o derramamento do Espírito Santo que aconteceu no início da igreja primitiva (Atos, capítulo 2). Essa manifestação do Espírito Santo, veio para germinar a semente do evangelho que estava sendo semeada.

A chuva temporã capacitou os apóstolos para realizar sua obra prodigiosa.

A chuva Serôdia representa o derramamento do Espírito Santo que se manifestará nos últimos dias da história deste mundo e irá preparar a terra para a colheita que Cristo realizará na sua 2ª vinda.. Cremos que a chuva serôdia é um acontecimento futuro. No entanto é possível que individualmente recebamos “respingos” dessa chuva.

A chuva serôdia será um dos maiores acontecimentos da história da igreja. Tem dois propósitos principais: a) Fortalecer o povo de Deus para enfrentar o tempo de angústia e estar em pé durante as 7 pragas. b) Capacitar a igreja para dar o último alerta a este mundo caído (terminar a obra da pregação). A promessa da chuva serôdia (dom do Espírito Santo) foi dada aos cristãos sob condições especiais.

Conclusão

Precisamos sentir nossa pecaminosidade, submeter-nos completamente a Deus e buscar com fé e oração o poder do Espírito Santo. A chuva temporã precisa ser experimentada hoje para que estejamos em condições de receber a chuva serôdia. Esse experimentar hoje é alcançado pela confissão e abandono de todo o pecado. É necessário estar disposto a ser usado e guiado pelo Espírito; eliminar todas as discussões e despojar-se completamente do Eu.
A grande questão agora é esta: que estamos nós fazendo, ou permitindo que Deus faça, para que venha sobre nós a chuva serôdia e logo Cristo volte à terra para nos buscar para o reino celestial?

Nenhum comentário:

Postar um comentário