terça-feira, 2 de dezembro de 2014

2º Festival Nacional de Cinema Cristão: arte, crescimento e comunhão


Se pudéssemos resumir a segunda edição do Festival Nacional de Cinema Cristão em três palavras, uma das possibilidades desse trio seria: arte, crescimento e comunhão.
A abertura e o encerramento do evento foram um dos momentos mais apreciados, que fizeram a plateia aplaudir e celebrar a arte a serviço do reino de Deus. Ficou também muito palpável para o público que houve um crescimento da qualidade dos vídeos, provando que uma das finalidades do festival – a de estimular a produção e a qualidade das produções – foi colocada em prática, em relação à primeira.
Com apresentadores bem-humorados, encabeçados pelo diretor da Rede Super Alex Passos, as 16 categorias foram apresentadas ao público, em que o vencedor sempre era revelado por meio de esquetes. Para alguns dos presentes, ter uma esquete para cada categoria pode ter deixado o evento arrastado, mas a vontade de saber qual seria a próxima era sempre inevitável.
Além da arte e do crescimento notórios, ministros e artistas de diversas partes do Brasil puderam se encontrar e trocar ideias, despontando em um espaço para diálogo que muitas vezes não é possível, por conta de agendas.

‘Metanoia’ com as mãos cheias de estatuetas

O longa-metragem Metanoia, da Cia Jeová Nissi e da 4U Films, venceu em oito das 12 categorias de longa-metragem para o qual foi indicado na segunda edição do Festival: melhor filme, direção (Miguel Nagle), ator (Caique Oliveira), atriz (Einat Falbel), roteiro (Miguel Nagle e Caique Oliveira), fotografia (Gabriel Chiarrastelli), direção de arte (Josy Antunes) e montagem (Josy Antunes, Leonardo Oliveira e Paulo China). Além de mil reais, Miguel Nagle participará do Gideon Media Arts Conference and Film Festival em sua próxima edição nos Estados Unidos, um dos maiores festivais de cinema cristão do mundo.

Roteirista das minisséries bíblicas da TV Record é homenageada

A roteirista da TV Record, Vivian Oliveira, foi homenageada no evento, pela sua participação no mercado de grandes produções com as minisséries bíblicas “A história de Ester”, “José do Egito”, “Rei Davi” e a nova novela “Os Dez Mandamentos”, que já está sendo gravada e será protagonizada por Guilherme Winter como Moisés, e Sérgio Marone como Ramsés. Vivian, que é cristã, ressaltou a importância de abandonar rótulos e levar as verdades eternas de Deus ao maior número de pessoas possível, sem a tarja “evangélico”.

Festival 2015

A produtora cultural Verônica Brendler, diretora do Festival, já tem planos para o ano de 2015: realizar o evento em mais de um dia, com workshops de cinema e incluir a categoria de filmes internacionais.
“O que pulsa em nosso coração é o amor a Deus e à arte! Vamos levar o cinema cristão aos quatro cantos da terra, esse é nosso chamado! Estamos enviando os nossos filmes a inúmeros países e através da arte fomentar a cultura cristã. É importante lembrar que o cinema cristão é um trabalho interdenominacional que agrega para o crescimento do reino de Deus. Em dezembro vamos disponibilizar em nosso site os links dos melhores filmes que estão no Youtube. Assim, as igrejas poderão realizar o cine cristão pelo menos uma vez ao mês. A nossa mensagem sempre será que, preguemos menos sobre prosperidade, mais sobre a cruz, mais sobre renúncia, amar verdadeiramente ao próximo, fazer o bem sem olhar a quem e, assim como a estatueta é vazada, nós também, todos os dias, devemos nos esvaziar mais do nosso eu para que a glória de Deus se manifeste em nossas vidas”, disse Verônica.

Com informações da Revista Comunhão e da Assessoria do Festiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário