quarta-feira, 3 de junho de 2015

Estudo - Livre-arbítrio


Chegamos a mais um estudo da palavra no nosso blog, e a cada estudo temos sido muito edificados, pois temos a total certeza de que Deus tem falado muito aos nossos corações, através de cada tema debatido, estudo e postado aqui no Amigos do JM.
Hoje vamos falar sobre algo que ainda gera muita polêmica entre as pessoas cristãs e não cristãs, e também gera dúvida, o LIVRE-ARBÍTRIO.
O que Deus fala sobre o livre-arbítrio? O que a bíblia ensina sobre o livre-árbítrio? Podemos realmente fazer todas as coisas?
São esse pontos que nós vamos esclarecer no estudo de hoje.

Livre-arbítrio

Referência Principal - 1 Coríntios 6:12

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

O que é livre-arbítrio?

Sempre que vamos falar sobre algo, temos que saber primeiro o que é. Então vamos entender o que é o livre-arbítrio.
O livre-arbítrio é a possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante.
Livre-arbítrio ou livre-alvedrio são expressões que denotam a vontade livre de escolha, as decisões livres.
O livre arbítrio, que quer dizer, o juízo livre.
A pessoa que faz uma livre escolha pode se basear em uma análise relacionada ao meio ou não, e a escolha que é feita pelo agente pode resultar em ações para beneficiá-lo ou não. As ações resultantes das suas decisões são subordinadas somente a vontade consciente do agente.
A expressão, livre-arbítrio, costuma ter conotações objetivistas e subjetivistas ou paradoxal. No primeiro caso as conotações indicam que a realização de uma ação (física ou mental) por um agente consciente não é completamente condicionada por fatores antecedentes. No segundo caso elas indicam o ponto de vista da percepção que o agente tem de que a ação originou-se na sua vontade. Tal percepção é chamada algumas vezes de "experiência da liberdade".

Livre-arbítrio - Segundo os cristãos

Livre-arbítrio - Segundo os cristãos, é a condição que Deus dá ao homem para agir e ser livre, com capacidade para fazer as suas próprias escolhas, inclusive aquelas que não estão de acordo com a vontade divina. O Eterno tem poder para impedir que o homem faça o bem e o mal, no entanto deixa o caminho livre, cabendo ao homem decidir, sendo ele responsável por seus próprios atos. Na teologia cristã Deus é descrito como onisciente e onipotente. Por causa disso muitas pessoas, cristãs e não-cristãs, acreditam não apenas que Deus sabe quais decisões o indivíduo tomará amanhã, mas também que Deus determina tais escolhas. Todavia, proponentes do livre-arbítrio alegam que o conhecimento de um acontecimento é totalmente diferente da causação do acontecimento.
O livre-arbítrio também é tema dos debatedores do comunismo cristão. Porque alguns cristãos interpretam a Bíblia como defendendo que a forma ideal de sociedade é o comunismo, oponentes dessa teoria alegam que o estabelecimento de um sistema comunista em larga escala infringiria o livre-arbítrio das pessoas pela negação a elas da liberdade de tomar certas decisões por si mesmas. Os comunistas cristãos se opõem argumentando que o livre-arbítrio é e sempre será limitado em alguma medida pelas leis humanas.

Opinião Amigos do JM

Na minha opinião o livre-arbítrio quer dizer que nós somos livres para fazer o que quisermos, mas tudo nesta vida tem o seu preço, a sua consequência. Cada escolha que fazemos hoje amanhã pode nos trzer bons beneficios ou maus beneficios.
A palavra é clara quando diz Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12
O que isso quer dizer?
Podemos fazer tudo, mas nem tudo nos convém a fazer. Podemos fazer tudo, mas não podemos deixar que tudo o que fizermos nos domine e se torne um habito em nossas vidas.
Isso nos fala em relação ao pecado, somos sujeitos a pecar, mas não podemos deixar que o pecado nos domine, não pedemos deixar que o pecado se torne um hábito diário em nossas vidas.
O livre-arbítrio aborda também as nossas escolhas, um exemplo, seguir a Cristo ou não seguir a Cristo?
Podemos fazer a escolha de seguir a Cristo e sabemos que se o seguirmos de todo o nosso coração alcançaremos bons beneficios. Podemos fazer a escolha de não seguir a Cristo e sabemos que isso no final trará maus beneficios.
Temos a opção do certo e do errado, e a escolha é nossa, não é Deus que toma as decisões, as régias das nossas vidas, somos nós mesmos que fazemos nossas próprias escolhas.
Eu sou adpto a palavra Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm, e você?

O que a Bíblia diz sobre livre-arbítrio? Nossa vida é predestinada por Deus?

A resposta da Bíblia

Deus nos dignifica por nos dar livre-arbítrio, a capacidade de tomarmos decisões por conta própria. Portanto, nossa vida não é controlada por Deus ou pelo destino. Veja o que a Bíblia ensina.
Deus criou os humanos à sua imagem. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; Gênesis 1:26.
Ao contrário dos animais, que basicamente agem por instinto, nós somos um reflexo de nosso Criador no sentido de que somos capazes de demonstrar qualidades como amor e justiça. E, assim como ele, nós temos livre-arbítrio.
Nosso futuro depende, em grande parte, de nossas escolhas. A Bíblia nos incentiva a "escolher a vida por escutar a voz de Deus", ou seja, por escolher obedecer aos seus mandamentos. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar. Deuteronômio 30:19, 20.
Essa oferta não faria sentido, ou até mesmo seria cruel, se nós não tivéssemos livre-arbítrio. Em vez de nos obrigar a fazer o que ele diz, Deus nos faz o comovente apelo: Oh! se tão somente prestasses realmente atenção aos meus mandamentos! A tua paz se tornaria então como um rio.  Isaías 48:18.
O destino não determina se o que fazemos vai dar certo ou não. Para sermos bem-sucedidos em qualquer coisa, precisamos nos esforçar. Tudo o que a tua mão achar para fazer”, diz a Bíblia, “faze-o com o próprio poder que tens. Eclesiastes 9:10.
 Ela também diz: Os planos do diligente seguramente resultam em vantagem. Provérbios 21:5.

O livre-arbítrio é um presente valioso de Deus, porque nos permite escolher amá-lo de ‘todo o coração’. — Mateus 22:37.

Mas Deus não controla tudo?

De fato, a Bíblia ensina que Deus é todo-poderoso; ninguém pode impor limites ao seu poder. (Jó 37:23; Isaías 40:26) No entanto, ele não usa seu poder para controlar tudo. Por exemplo, a Bíblia diz que Deus "exerceu autodomínio" para com a antiga Babilônia, uma nação inimiga de seu povo. Por muito tempo me calei; estive em silêncio, e me contive; mas agora darei gritos como a que está de parto, e a todos os assolarei e juntamente devorarei.
Isaías 42:14.
De modo similar, por enquanto, ele escolhe tolerar aqueles que fazem mau uso do livre-arbítrio e prejudicam outros. Mas Deus não vai tolerar isso para sempre. Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. Salmo 37:10, 11.

O que Deus diz sobre livre-arbítrio?

A expressão "livre-arbítrio" não aparece na Bíblia, mas Deus dá ao homem capacidade de escolher e responsabiliza os seres humanos por cada um dos seus atos, mesmo nunca tendo falado especificamente sobre livre-arbítrio.
Se entendermos a expressão "livre arbítrio" como a capacidade que todos os seres humanos têm de escolher e tomar decisões que produzem um efeito real e alteram situações, sim, Deus fala sobre isso e podemos ler na Bíblia sobre esse tema.
Logo no segundo capítulo da Bíblia, no livro de Gênesis, Deus fala com Adão, dizendo que ele tinha uma escolha, a de não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Comendo, ele morreria.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2:16,17.
Isso significa que segundo a Bíblia, seres humanos não são robôs mas sim seres capazes de tomar decisões reais que afetam suas vidas e as vidas de outros ao seu redor.

O livre-arbítrio e a soberania de Deus

A Bíblia nos ensina que Deus é soberano, que nada acontece que não tenha sido determinado por sua vontade.
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:11.
E vemos até que o próprio Deus endureceu o coração do faraó para não deixar o povo de Deus sair do Egito. Isso parece entrar em conflito com o nosso livre-arbítrio, mas não é o caso.
A nossa capacidade de escolher e a soberania de Deus são apresentadas na Bíblia como duas verdades que, embora possam parecer contraditórias a nós, caminham, na realidade, lado a lado.
Então, será que somos verdadeiramente livres nas escolhas que fazemos, se Deus é soberano sobre todas as coisas? Não será isso injusto? Se Deus manda em tudo, como é que Ele pode nos responsabilizar pelas escolhas que fazemos? A resposta do apóstolo Paulo para esse tipo de pergunta está em Romanos 9:19-20: Mas algum de vocês me dirá: "Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois quem resiste à sua vontade?"  Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: 'Por que me fizeste assim?'"
Deus é justo e temos que confiar na justiça dele. Pode ser difícil de entender, mas estas três coisas são verdade:

  • Nós somos livres de escolher;
  • Somos responsáveis pelo que escolhemos;
  • Deus é soberano sobre tudo.

O livre arbítrio e a natureza pecadora

A partir do momento em que desobedeceu a Deus, o homem não só pecou como tornou-se incapaz de não pecar. O pecado passou a fazer parte da sua natureza.
Livre-arbítrio, por isso, não significa que podemos escolher fazer ou não fazer tudo o que queremos. Nós não podemos escolher não pecar. É isso que significa ser "escravo do pecado"
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6:6.
A boa notícia é que pelo poder do Espírito Santo, que habita naqueles que já nasceram de novo, é possível escolher não pecar.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:7-9.

Espero que todos tenham sido edificados com mais esse estudo, e o que eu não sube expressar, que o Espírito Santo fale mais alto em cada coração.
Se você quiser deixar sua opinião, comente, e se você quiser deixar um tema para ser estudado e postado aqui no nosso blog, comente ou então publique o seu tema na nossa página oficial no Facebook - www.facebook.com/blogamigosdojm

Nenhum comentário:

Postar um comentário