Nesta sexta-feira (3) estreia nos cinemas brasileiros o filme “Você Acredita?”, dos mesmos diretores de “Deus Não Está Morto” produção de muito sucesso que levou milhares de pessoas aos cinemas. O mesmo aconteceu recentemente com o longa “Metanóia”, filme cristão que tratou sobre o vício no crack.
Esses três títulos servem para exemplificar um fenômeno novo no Brasil que é a exibição de filmes cristãos nas telonas, um segmento que tem aberto suas portas para produções que servem tanto para entretenimento dos cristãos, como para evangelismo.
Para falar um pouco sobre esse cenário conversamos com Ygor Siqueira, da 360 Way Up, especialista no ramo de filmes cristãos que já trabalhou na Graça Filmes trazendo para o país o longa “Três Histórias, Um Destino” que foi um verdadeiro marco nessa nova empreitada do ramo de entretenimento.
Nessa entrevista Ygor comenta a importâncias de os cristãos irem até os cinemas prestigiar os filmes e conta um pouco sobre o processo da escolha dos títulos que serão exibidos nas salas de cinema. “Lançar um filme nos cinemas pode ser algo bem complexo, pois em primeiro é necessário achar um filme com qualidade na mensagem”, diz.
Leia a entrevista dada com exclusividade ao Gospel Prime:
Gospel Prime: Nos últimos anos temos visto um maior número de produções cristãs sendo exibidas nos cinemas brasileiros. O que mudou para que o mercado deixasse de lado o preconceito de que “evangélicos não vão ao cinema”?
Ygor Siqueira: Nos últimos dois anos ocorreu um crescimento na distribuição de filmes, com temática fé no circuito cinematográfico brasileiro. Esse incremento se deve a participação ativa e apoio da igreja comparecendo aos cinemas para assistir filmes como o “Você Acredita?”, que estreia 03 de setembro nos cinemas com uma mensagem relevante. Tal movimento do público tem feito os exibidores perceberem que existe um público ávido por produções com essa abordagem, e abrir as portas dessas salas. Além disso, o apoio do público e sua ida até aos cinemas é importante principalmente na primeira semana de exibição, que é decisiva para a permanência do filme no circuito.
Como o público brasileiro tem recebido esses filmes?
Na minha experiência quando a igreja encontra um filme do qual seus líderes podem apoiar, a mesma se sente confiante em ir aos cinemas e assistir ao filme. As pessoas compreendem que a mensagem presente no longa vai ser bênção para sua vida e para de muitos. Além disso, é um momento de lazer em família que pode ser restaurador, por isso a receptividade tem sido ótima. Embora, o público ainda esteja carente de produções cristãs no circuito cinematográfico.
Como está o mercado do cinema gospel no Brasil?
O mercado cinematográfico cristão brasileiro está começando a crescer, mas ainda falta investimento em mais profissionais. Além disso, os empresários precisam enxergar que é um bom investimento esse projeto evangelístico, pois a tendência é alavancar o segmento.
Como é a escolha dos filmes que são trazidos para o Brasil?
O mais importante na escolha de um projeto é conhecer a mensagem do filme. Além disso, avalia-se também as características de produção, trilha sonora, efeitos, atuação, fotografia entre tantos detalhes inerentes a um projeto cinematográfico.
Tem diferença entre trabalhar um filme no Brasil e nos Estados Unidos? Qual?
A diferença em distribuição é que o mercado EUA absorve a maior parte do conteúdo produzido, o que viabiliza novas produções no segmento. Além disso, os líderes apoiam e incentivam esse projeto evangelístico. Já o Brasil está no início desse processo abrindo novos canais de distribuição e começando a receber o apoio de líderes que podem ajudar a fomentar muito mais o mercado. Portanto, é importante a liderança abraçar essa ferramenta de evangelização, assim como os líderes norte-americanos para o desenvolvimento do segmento no Brasil.
Qual o maior desafio para colocar um filme com temática cristã nas telonas do país?
Hoje no Brasil existem 2700 salas de cinemas, já na América do Norte são 55 mil salas, logo existe uma disputa por espaço nos cinemas brasileiro. Portanto, lançar um filme nos cinemas pode ser algo bem complexo, pois em primeiro é necessário achar um filme com qualidade na mensagem. Além disso, convencer o exibidor da importância de inserir o filme nos cinemas pois existe público para ele, e o ponto chave aqui é o apoio dos líderes ao projeto. Ou seja, se as lideranças apoiam o filme os exibidores se sentem mais confiantes em abrir as portas para filmes com a temática fé.
O longa “Deus não está morto” fez muito sucesso no país, assim como o “Metanóia” que surpreendeu a todos com uma produção simples, mas com uma mensagem forte. Como o você avalia o cenário atual para cinema cristão?
No cenário nacional, fazendo o histórico vale lembrar que o primeiro filme a trazer retorno em bilheteria foi o “Três Histórias, Um Destino” em 2012, que acendeu o alerta de que existe público para esse segmento. O segundo a trazer uma forte repercussão para o cinema cristão foi o “Deus Não Está Morto” que mobilizou o público a ir aos cinemas no Brasil inteiro. Após chegou o “Metanóia”, embora com um investimento menor obteve uma boa repercussão e cooperou para o segmento crescer. Agora, chega o “Você Acredita?” com a expectativa de alavancar ainda mais o cinema cristão. Por isso, é um excelente momento para abraçarmos os filmes que serão lançados nessa temática e mostrar para os cinemas que o público quer assistir filmes como relevância para sua vida e família.
A 360 Way Up está por trás do lançamento do filme “Você Acredita?”. Qual a expectativa para o lançamento do filme?
Foi uma alegria poder estar trabalhando em parceria com a Califórnia Filmes na distribuição do filme “Você Acredita?”, e após 9 pré-estreias feitas pelo país ouvir as pessoas dizerem que este é o melhor filme que já assistiram até o momento. Portanto, a receptividade ao filme tem sido maravilhosa e a expectativa cresce ainda mais com o apoio dos líderes.
Qual é o público alvo desta produção?
O filme “Você Acredita?” fala de pessoas comuns e seu cotidiano, além das lutas que enfrentam nessa jornada que é a vida. Portanto, o público-alvo são todas as pessoas que enfrentam dificuldades em sua existência, independente da orientação religiosa que sigam. Além disso, esse filme traz uma mensagem de fé, esperança e mostra o quanto Deus nos ama.
Por que é importante que os cristãos compareçam aos cinemas para conferir este filme?
A importante do público comparecer aos cinemas para assistir ao filme “Você Acredita?” na semana de estreia, consiste na permanência do mesmo por mais tempo no circuito. Então, é fundamental sua presença nessa primeira semana, por isso confira o cinema mais perto de você no site (www.euacreditonacruz.com.br).
Quais são as cidades que exibirão “Você Acredita?”
O filme estará presente em diversas salas de cinemas pelo país, que podem ser visualizadas no site (www.euacreditonacruz.com.br), confira o cinema mais perto de você para assistir o filme “Você Acredita?”.
Após este lançamento a 360 Way Up tem novos projetos?
A proposta da empresa é ajudar no crescimento do cinema cristão. Por isso, no 4º trimestre desse ano lançaremos entre dois e três títulos em DVD e começaremos a trabalhar no próximo projeto para os cinemas que vai ter um impacto tão grande quanto o “Deus Não Está Morto” e “Você Acredita?”.
Quais são os trabalhos desenvolvidos pela empresa?
A 360WayUp trabalha com 4 pilares, sendo primeiro: produção, distribuição, comunicação e marketing. Nosso foco é desenvolver o cinema cristão no Brasil permitindo que a sétima arte possa abençoar vidas em nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário