segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Primeira Santa Ceia do Ano - Janeiro de 2017

O culto da noite de ontem na IEQ de Engº Pedreira, foi marcado pela Primeira Santa Ceia do ano de 2017.


O culto começou com a Pastora Catarina lendo juntamente com a igreja o Salmo 46, logo em seguida ela fez as orações iniciais e passou a palavra para o Min. de Louvor, que ministrou as seguintes canções:

  • Humildade
  • Santo + Espontâneo
  • O Melhor de Deus Ainda Está Por Vir
  • Dia de Libertação
  • Faz Chover
  • Maravilhado (Ofertas)

Após a ministração das ofertas, a Pastora Catarina orou e começou a ministrar a palavra de Deus.

Palavra

Baseada em Malaquias 3:7-11 a Pastora falou sobre Fidelidade Ao Senhor Nos Dízimos e Ofertas. Baseada no texto abaixou ela exortou a igreja sobre o assunto.

O DÍZIMO NO ANTIGO TESTAMENTO

 Abraão foi o primeiro crente a dar dízimo. Ele encontrou Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo, e “de tudo lhe deu Abraão o dízimo” (Gn.14:20). Mais tarde o seu neto, Jacó, após uma experiência da presença de Deus, fez um voto ao SENHOR onde inclui o compromisso de entregar o dízimo: "Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel. Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus; e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes certamente eu te darei o dízimo." (Gn.28.18-22).
Quando Deus deu a lei, através de Moisés, a entrega do dízimo foi incluída entre as obrigaçoes do povo de Deus. O que antes era estabelecido pelo costume, foi incorporado à lei. “Também todas as dízimas da terra, tanto do grão do campo, como do fruto das árvores, são do SENHOR: santas são ao Senhor” Lev.27:30. “Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço da tenda da congregação” (Nm. 18.21). Em Deuteronônimo está escrito que o dízimo seria usado também para amparo dos órfãos, das viúvas e de pessoas carentes (Ao fim de cada três anos, tirarás todos os dízimos do fruto do terceiro ano e os recolherás na tua cidade. Então, virão o levita (pois não tem parte nem herança contigo), o estrangeiro, o órfão e a viúva que estão dentro da tua cidade, e comerão, e se fartarão, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem.")  Dt.14:28,29. “O dízimo era uma espécie de termômetro da vida espiritual do povo de Deus. Nos tempos em que se mantinham fiéis a Deus, davam também o dízimo. Quando porém, vinham períodos de pecado e desobediência, negligenciavam a entrega do dízimo”
 O último livro do Antigo Testamento traz uma repreensão severa àqueles que não entregavam o dízimo e um apelo veemente para que contribuíssem fielmente: “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida” (Ml.3:8-10).                            

O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO

 Jesus sancionou a doutrina do dízimo. Ele disse: “Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã do endro e do cominho, e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei, a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas cousas, sem omitir aquelas” (Mt.23:23). Ele condenou os escribas e fariseus porque negligenciavam os preceitos mais importantes da lei, a justiça, a misericórdia e a fé. Mas reafirmou o dever da entrega do dízimo: “...devíeis, porém, fazer estas cousas, sem omitir aquelas”. Isto é, eles deviam praticar a justiça, a misericórdia e a fé, sem omitir a fiel entrega dos dízimos.
A congregação de Israel, como organização instituída para arrebanhar o povo de Deus, foi substituída pela igreja. Mas esta também tem pessoas a seu serviço, que devem ser sustentadas por ela. “Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados, do próprio templo se alimentam; e quem serve ao altar, do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho “ (1 Co.9:13,14).

AS OFERTAS NO ANTIGO E NO NOVO TESTAMENTO     

Além do dízimo, Deus exige de seu povo ofertas. Quando Deus determinou que os israelitas fizessem três grandes festas anuais de ação de graças, ordenou que em todas elas houvesse ofertas: “...ninguém apareça de mãos vazias perante mim” (Ex.23:15).
Os israelitas receberam ordens para dedicar ao SENHOR vários tipos de ofertas. Havia as ofertas pelo pecado, ofertas votivas, as primícias da colheita e do rebanho, oferta pelo nascimento e resgate dos primogênitos, vários outros tipos de ofertas e também as ofertas voluntárias. A ordem era bem clara: “Honra ao SENHOR com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda” (Pv. 3:9).
“A apresentação das várias ofertas e sacrifícios, com os hinos e as orações de arrependimento e gratidão, contribuíam para lembrar ao povo o Deus que lhe era invisível, e para ajudá-lo a não se tornar escravo das coisas que via e com que lidava diariamente. Fazendo ofertas, apresentando seus dízimos, o povo sentia melhor a presença de Deus e o fato de ser povo Seu. Sentia o dever que tinha de prestar lealdade a este Deus que sempre atendia as suas necessidades e que sempre estaria bem perto para guiá-lo e abençoá-lo. Que melhor meio de evitar as tentações de egoísmo e desobediência? Era esta a finalidade das ofertas e dízimos”.

A Pastora encerrou dizendo que a única coisa que vence o devorador em nossas vidas são dos dízimos e ofertas. Explicou também que prosperidade não é só ter dinheiro, mas prosperidade é todas as bençãos que recebemos do Senhor.

Santa Ceia

Após a ministração da palavra de Deus, a Pastora Catarina deu início a primeira Santa Ceia do ano de 2017. 
Junto com a igreja ela orou entregando ao Senhor aquele momento em que todos iam participar do banquete, e orou também debaixo da palavra que diz: Examina-se pois o homem a si mesmo. Em seguida, leu o texto de I Coríntios 11:23-34 que nos fala da última Ceia de Jesus com os seus Discípulos. 
A Pastora também orou consagrando ao Senhor os elementos de ceia, e assim ceamos todos em memória do Senhor.
Ao som de "Alto Preço", compartilhamos do pão e do cálice. E ao som de "Humildade", agradecemos a Deus por aquele momento.
A Ceia foi encerrada com a igreja orando em um ato profético quebrando o cálice, simbolizando a quebra de toda maldição, nas nossas vidas e nas nossas famílias.

Comunicado

A Pastora Catarina antes de encerra o culto fez um comunicado muito importante a igreja. 
A partir do próximo domingo (15), ela não será mais a pastora titular da IEQ de Engº Pedreira, devido a sua idade avançada e a sua saúde, depois de 8 anos a frente da igreja, ela orou e jejuou e chegou o tempo de Deus para a nossa Pastora e para a toda Quadrangular de Engº Pedreira. Os Pastora Gilson Rodrigues e Aline Santos, estarão assumindo a igreja no próximo domingo.
A Pastora Catarina agradeceu ao carinho e o apoio dos irmãos que estiveram auxiliando ela durante esses 8 anos, e pediu para que todos respeitassem e amassem os novos pastores da igreja.
Catarina também deixou claro que não está saindo da igreja, e disse que o seu desejo é continuar servido a Deus  na IEQ de Engº Pedreira até quando deus a levar desta terra, ou até quando Jesus voltar e buscar a sua igreja. E com muita gratidão ela está encerrando o seu pastoreio na nossa igreja. Como ela mesmo disse são 37 anos de Quadrangular, ela aceitou a Jesus na IEQ e já foi pastora auxiliar e seria pastora titular durante 6 meses, mas esses 6 meses se tornaram 8 anos.
Agradecemos a Deus pela nossa Pastora e agradecemos a Deus pela nova direção que ele tem trazido para nós.

O culto foi encerrado com os anúncios. E no próximo domingo (15) às 18:30h será a posse dos novos Pastores da IEQ de Engº Pedreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário