terça-feira, 24 de outubro de 2017
Maioria dos evangélicos não segue opiniões de líderes religiosos ao votar, aponta estudo
Na última segunda-feira (23), uma pesquisa Datafolha revelou que oito entre 10 eleitores não seguem a indicação do responsável religioso na hora de escolher em quem votar. Segundo o estudo, apenas 19% usam as recomendações dadas pelos líderes. Nesse conjunto, somente 4% votam pelo fato do candidato ser ligado à sua igreja.
Ainda de acordo com a pesquisa, a religião evangélica é a mais suscetível aos conselhos dados pelos líderes dentro de suas congregações. Cerca de 26% dos protestantes admitem votar em candidatos apoiados pelos pastores. 31% dos evangélicos dizem ter votado em candidatos de mesma fé.
Quando o assunto é a religião dos candidatos, apenas 21% dão certeza se votariam em um presidenciável evangélico. 24% dos pesquisados não elegeriam um candidato protestante. Por outro lado, 52% disseram “não” a um presidenciável ateu e apenas 8% admitiram votar em um não religioso.
O levantamento não considerou 8% dos entrevistados que afirmaram não possuir religião. A pesquisa foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro. A análise entrevistou 2.772 pessoas em 194 cidades espalhadas por todo o Brasil. A margem de erro varia 2% para mais ou para menos.
Com informações de Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário