A editora Carisma vem trazendo para o Brasil uma série de livros sobre teologia pentecostal que pareciam não encontrar espaço nas grandes casas publicadoras do país.
Seu lançamento mais recente é “Sobre a Cessação dos Charismata”, de Jon Ruthven, professor emérito da Regent University, considerado um dos teólogos Pentecostais mais respeitados da atualidade.
A obra provocou nos EUA um intenso debate sobre a questão dos milagres e dons espirituais (charismata) na atualidade.
O teólogo pentecostal Larry Hurtado disse que o trabalho de Jon Ruthven é uma “análise bem informada e altamente convincente”.
O renomado teólogo anglicano inglês Alister McGrath chegou a dizer que o livro de Ruthven é o melhor estudo e refutação ao Cessacionismo Reformado de BB Warfield.
No Brasil, a maioria dos teólogos cessacionistas – que não creem na contemporaneidade dos dons, seguem a linha de Warfield.
A proposta de Jon Ruthve é demonstrar de maneira prática as falhas filosóficas, hermenêuticas e exegéticas do sistema que sustenta o cessacionismo reformado. Também procura demonstrar o que considera as fragilidades das teses de reformados carismáticos bastante conhecidos no Brasil, como Wayne Grudem e D.A Carson.
O ponto alto do livro é a análise histórica do cessacionismo, discorrendo, a partir da narrativa bíblica, passando pelo pensamento de diversos filósofos (Conyers Middleton e David Hume) e os Pais da Igreja (Agostinho, Crisóstomo, Ambrosiastro, Gregório o Grande).
O prefácio da edição brasileira é de Silas Daniel, teólogo das Assembleias de Deus no Brasil.
Maiores informações sobre a obra podem ser encontradas no site da editora.
Fonte: Gospel Prime
Nenhum comentário:
Postar um comentário