Arrependimento, foi isso que o filho pródigo sentiu quando ele viu que estava no fundo do poço, e assim ele se lembrou do Pai, da casa do Pai, onde ele tinha tudo do bom e do melhor.
Uma fala também surgiu naquele momento de arrependimento, e assim ele foi para o Pai, ele não sabia que seu Pai estava a sua espera, mas ele tinha algo a dizer, uma fala de humilhação, ele queria de qualquer forma voltar para casa do Pai, mesmo não sendo mais chamado de filho, mesmo não sendo mais o queridinho da família, mesmo sendo visto como um aventureiro qualquer, ele queria voltar para casa do pai, ele queria viver outra vez na casa do Pai.
E hoje muitos se encontram como aquele filho, perdidos, sem direção, no fundo posso, muitas vezes com um sentimento de arrependimento, com um enorme desejo de voltar a casa do Pai, mas a vergonha do seu próprio pecado, fazem com que esse filhos se intimidem e fiquem onde estão.
Hoje nós vamos estudar sobre isso, arrependimento, vergonha, medo, e o perdão, o amor que o Pai sente por você.
Aventuras Do Mundo
Aquele filho queria conhecer o mundo e tudo o que ele tinha para lhe oferecer, e nós sabemos que o mundo jás do maligno, então ele conheceu tudo o que mundo tinha pra lhe oferecer e foi cada vez mais se distanciando dos ensinamentos e dos cuidados do seu pai.
Ele se aventurou enquanto pode, até que o dinheiro, a sua herança, se acabou, ele não havia apenas gastado seu dinheiro, mas ele gastou a sua própria vida, aceitando todas as coisas que o inimigo colocava a sua frente. E assim ele foi chagando ao fundo do posso.
Quando ele viu que não tinha mais jeito, que a sua vida estava acabada (assim ele pensava), ele começou a buscar recursos em fontes erradas, como muitos fazem hoje.
Perdas
O filho Pródigo perdeu várias coisas além de sua herança.
Ele perdeu a sua família - ele se distanciou de sua família, pois queria conhecer o mundo.
Ele perdeu seu dinheiro - ele gastou toda a sua herança com os prazeres passageiros do mundo.
Ele perdeu seus "amigos" - ele perdeu as amizades junto com o seu dinheiro, todo seus "amigos" o abandonaram depois que ele estava completamente pobre.
Ele perdeu a sua alegria - ele não tinha motivo para se alegrar com a vida que estava levando, pois ele estava trabalhando e comendo da comida dos porcos que ele cuidava.
Ele perdeu a sua paz - ele não conseguia se sentir em paz, pois não tinha mais uma vida de regalias como ele tinha na casa de seu pai.
Ele perdeu tudo - ele não tinha mais nada, somente a sua solidão, o seu vazio, o seu sofrimento, e as marcas que o mundo tinha deixado na sua vida e na sua história.
Pai
Uma vez ouvi uma palavra linda em relação a esta passagem que tem tudo haver, a bíblia não relata como o pai passou os seus dias, enquanto o filho estava longe, mas podemos imaginar, o sofrimento do Pai ao ver todos os dias que seu filho estava no mundo, podemos passar por diversas situações.
Podemos imaginar a cena daquele Pai, na varanda esperando a volta do seu filho para casa, era um amor que só aumentava dia após dia.
Assim é Deus, nosso pai, o coração dele dói por você ter ido embora da casa dele, mas o coração dele se enche de esperança ao pensar que você um dia poderá voltar, ele se enche de amor, para que quando esse dia chegue ele possa te amar como todo o seu coração.
Lembrando do Pai
Depois de muitos e muitos dias comendo a comida dos porcos, o filho se lembrou do Pai, e da sua vida na casa do Pai, e decidiu voltar, mas a coragem venho junto com a vergonha, e ele disse que ia voltar e que ia dizer que tinha pecado contra o céu e contra seu Pai, e que ele não era digno de ser mais chamado de filho e que iria se contentar em ser servo na casa do Pai.
E assim ele fez, e o pai ao ver seu filho ele correu e o abraçou, o filho disse tudo o que ele tinha pensado em dizer, mas o amor de um Pai nunca acaba, então o Pai, pediu que lhe trouxessem novas veste, novas sandálias, um anel, para adornar seu filho e pediu que matasse um cordeiro sem mácula para festejar a volta do seu filho amado.
O filho se humilhou, estava disposto a perder todas as suas posses, para estar na casa do pai, ele reconheceu seus erros, suas falhas e seus pecados.
Nós como filhos muitas vezes não queremos reconhecer que estamos errados, que estamos em pecado, mas para estarmos de volta a casa do Pai, precisamos abrir mão desse orgulho e da vergonha que toma conta de nós e assim chegarmos ao Pai e fazer como esse filho fez, nos humilhar, demonstrar o nosso arrependimento, pois Deus estará de braços abertos para nos receber e do coração aberto para nos perdoar.
Essa passagem tem uma representação linda, o Pai representa Deus e o filho aqueles que estão longe de Deus, fora da igreja, conhecendo o mundo, mas que estão arrependidos de tudo o que fez e assim se lembram do Pai.
As vezes temos vontade de ir pra casa do Pai e largar a nossa vida de pecado, mas tantas coisas o inimigo coloca na frente para nos impedir de assumirmos a nossa posição de filho de Deus, mas Deus é aquele que apaga a nossa vida e nos dar uma nova vida, ele faz com que tudo seja novo para nós, por isso lembra-se do Pai enquanto é tempo, pois Deus tem uma nova chance para te dar.
Ele estar de braços e coração abertos, esperando somente que você se lembre dele e volte para ele. Ele te ama, ele é o mais interessado em sua vida, por isso volte para o PAI.
Referência - Lucas 15: 11-32