Após uma semana sem trabalhos devido ao período da Festa da Carne, voltamos aos trabalhos na I.E.Q na última quinta-feira (11) com o Culto da Família. Ontem (13) a Igreja comemorou 4 anos do Ponto de Pregação em Rosa Dos Ventos (Nova Iguaçu - RJ), ali o Pastor Sílvio tem desenvolvido trabalho com o bairro de cultos durante a semana, todo o primeiro sábado do mês e escola bíblia dominical aos domingos.
Hoje o dia na I.E.Q de Engº Pedreira começou com a consagração do Min. de Diaconato e Min. de Louvor para a Santa Ceia desta noite, foi uma manhã de leitura e meditação na palavra de Deus, muito louvor, adoração e oração nos preparando espiritualmente para o banquete desta noite.
A E.B.D teve o tema "O Tribunal de Cristo e os Galardões". Todos os crentes deverão comparecer diante do Tribunal de Cristo para que cada um receba sua recompensa. Após aprendermos sobre o tribunal de Cristo nos últimos dias, ficamos com o versículo de Apocalipse 22:14.
A noite começou com a Intercessão dás 18:00, onde o grupo de oração se reúne para interceder por vidas, causa específicas e pedidos de orações.
Culto da Noite
A Pra. Catarina abriu o culto da noite lendo juntamente com a igreja o Salmo 100, logo em seguida ela fez as orações inicias.
O Min. de Louvor conduziu a igreja adoração, ministrando as seguintes canções:
- Meu Prazer
- Maravilhado + Espontâneo
- Celebramos/Ele É O Leão
- Ouve-Se
- Derrama Tua Glória
- Mais Alto + Espontâneo
- A Tua Glória (Ofertas)
Após a ministração das ofertas a Pra. Catarina começou a ministrar a palavra de Deus ao coração da igreja.
Palavra
Baseada em Lucas 7:37-48, a Pastora Catarina trouxe o tema "Chamando a Atenção de Jesus", e ela falou sobre a situação das mulheres diante da sociedade nos dias de Jesus. As mulheres não podiam participar de um jantar com os homens, elas não podiam se assentar a mesa dos homens, ela não podia se apresentar a presença dos homens sem permissão. "Mas aquela mulher não olhou as dificuldade, ela simplesmente adorou ao Senhor", disse Catarina.
Aquela mulher chamou a atenção de Jesus com a sua atitude, com a sua ousadia, com o seu jeito de adorá-lo, pois ela se prostrou, beijou os seus pés, o ungiu com unguento e enxugou com os seus cabelos. E todos a criticaram por ser pecadora, "Mas Jesus não olhou os pecados daquela mulher, mas ele olhou o jeito que aquela mulher o adorou", ministrou Catarina.
Depois da falar da atitude desta mulher, a Pastora Catarina destacou algumas passagens da bíblia em que relatam a história de pessoas que chamaram a atenção do Senhor Jesus.
- O Centurião - Em Lucas 7:1-10 nos conta a história de um servo de um centurião que estava enfermo, e o centurião foi até Jesus e pediu pela cura de seu servo. Jesus se prontificou em ir até sua casa, mas as palavras do centurião foi: basta uma palavra sua e o meu servo será curado. E essas palavras de fé chamaram a atenção de Jesus que disse que não tinha visto tamanha fé em nenhum outro lugar.
- Zaqueu - Em Lucas 19:2-5 nos conta a história de Zaqueu, um homem que simplesmente queria ver Jesus, um homem que simplesmente subiu em uma árvore para ver Jesus, e assim ele chamou a atenção de Jesus, que o olhou e disse: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em sua casa. Entendemos que o nosso desejo em conhecer o Senhor também o chama atenção.
- A Mulher do Fluxo de Sangue - Em Lucas 8:43-48 nos conta a história de uma mulher que sangrava à 12 anos, ela já tinha recorrido a todos os recursos possíveis, mas não foi curada. Então ela ouvir falar de Jesus e foi até ele e disse: Se tão somente eu tocar na orla de suas vestes, eu ficarei curada. E assim ela fez, mas o seu toque de fé chamou a atenção do Senhor, que parou e perguntou quem me tocou? e os discípulos argumentaram dizendo, Mestre, a multidão te aperta e você pergunta quem lhe tocou? E Jesus disse que aquele toque foi diferente, pois dele saiu virtude. Aquela mulher se apresentou e foi curada de sua enfermidade. O nosso toque de fé chama a atenção de Jesus.
Nesse momento a Pastora fez uma oração juntamente com a igreja, e em um ato profético nós tocamos em Jesus e sentimos o toque dele em nossas vidas.
Antes de encerrar a Pastora destacou duas formas de Adoração baseada nas vidas das irmãs Marta e Maria - Lucas 10:38-42.
- Marta - Marta ela era uma mulher que adorava ao Senhor, mas ela era perfeccionista em relação a sua casa, a aparência, ela queria chamar a atenção de Jesus mostrando o seu jeito perfeito em arrumar as coisas, em receber as pessoas em seu lar.
- Maria - Maria também era uma mulher que adorava ao Senhor, mas diferente de sua irmã ela se preocupara em dar a sua adoração a Deus de coração, por isso ela se assentou aos pés de Jesus para ouvir o que ele tinha a ensinar.
Marta então como nos conta a história condeno, julgou o ato de sua irmã e Jesus disse que ela estava preocupada com tantas coisas, mas só uma era necessária e Maria escolheu a boa parte, que não lhe podia ser tirada.
"Quanta vezes em uma festividade, arrumamos a igreja, os grupos ensaiam, o Ministério de Louvor prepara os melhores louvores, para agradar as pessoas, mas será que isto é importante aos olhos do Senhor?", disse a Pastora, que continuou "Quantas vezes nos incomodamos com a adoração dos nossos irmãos e o julgamos, e não olhamos para nós mesmos, não olhamos a nossa posição diante de Deus, não damos o melhor louvor e adoração ao Senhor?" completou a Pastora.
Temos que parar de olhar para a adoração do nosso irmãos e olhar para nós mesmos, o que temos feito para chamarmos a atenção de Jesus?
Ao encerrar a Pastora fez uma oração de agradecimento ao Senhor por tudo o que ele tem feito.
Ceia
A Pastora Catarina iniciou o momento de Santa Ceia lendo juntamente com a igreja o texto de I Coríntios 11:23-34 que nos mostra as falas de Jesus na última Santa Ceia com os seus discípulos.
Oramos debaixo da palavra que diz "Examina-se pois o homem a si mesmo", e neste momento pedimos perdão pelos nossos pecados, pelos nossos erros e pelas nossas faltas com Deus e com os nossos irmãos.
Oramos, consagrando ao Senhos os elementos da Ceia e ao som de "Canção do Apocalipse" ceamos todos juntos em memória do Senhor.
O nosso primeiro Diácono Inácio, orou no ato profético, onde quebramos o cálice simbolizando a quebra das maldições do diabo em nossas vidas.
O culto foi encerrado com os anúncios da casa de Deus e assim voltaremos no próximo domingo em mais um culto de louvor e adoração ao Senhor.