O Exército da Nigéria anunciou, ontem (28), o resgate de 293 meninas e mulheres que haviam sido sequestradas pelo grupo radical islâmico Boko Haram no bosque de Sambisa, considerado base do grupo terrorista.
Autoridades nigerianas informaram que ainda não é possível confirmar se meninas de uma escola de Chibok, raptadas há pouco mais de um ano pelo mesmo grupo, estão entre as libertadas. O porta-voz do Exército, Chris Olukolade, assegurou que as vítimas estão sendo submetidas a um processo de identificação.
Desde fevereiro, quando o Exército nigeriano e governos regionais lançaram uma ofensiva conjunta contra o grupo, várias ações têm obtido sucesso. A Nigéria recebe apoio dos vizinhos Níger, Chade e Camarões, e a libertação dessas mulheres pode ser considerada como o ápice dessa força conjunta.
O Boko Haram, que ainda controla amplas áreas do Norte da Nigéria de maioria muçulmana, acaba de jurar fidelidade ao grupo terrorista Estado Islâmico, que proclamou um “califado” em zonas do Iraque e da Síria.
Fonte: Missão Portas Abertas - Adaptação Lagoinha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário