Powered By Blogger

domingo, 14 de agosto de 2016

Comemoração do Dia dos Pais - Agosto de 2016


O dia na IEQ de Engº Pedreira começou com a EBD de todos os domingos. O estudo de hoje teve o tema "Deus ama e valoriza a IGREJA".
Entender que a igreja é o projeto de Deus, e que foi estabelecida a partir de um grande sacrifício de seu Filho Jesus Cristo, inaugurada quando na descida do Espírito Santo em Pentecostes. A igreja é importantíssima. E depois de estudarmos e entendermos os propósitos pelo qual Deus criou, ama e valoriza a igreja, ficamos com o versículo de Mateus 16:18 - "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"

Culto da Noite

O culto desta noite foi marcado pela comemoração do Dia dos Pais. Com muito louvor, adoração, homenagens e a palavra de Deus que foi ministrada especialmente para os papais.

O culto desta noite foi aberto pela Pastora Catarina, que leu juntamente com a igreja o Salmo 23 e fez as orações inciais.
Os louvores ministrados foram:

  • Te Louvarei
  • Eu Te Louvarei
  • A Tua Glória
  • Grande é o Senhor
  • Jerusalém/Não Pode Ser Triste (GMM)
  • Aclame ao Senhor
O Grupo de Mulheres apresentaram um jogral em homenagem ao dia dos pais:


QUANDO TEU FILHO TE PERGUNTAR…. RESPONDERÁS

(Jogral adaptado de um artigo de Célia C. Reis)
TODOS- Quando teu filho te perguntar…
1- Responderás…
TODOS- Responderás que DEUS É AMOR.
2- Se teu filho crescer acostumado a sentir em Deus um Pai amoroso e não tirano, diante de quem se deve chegar amedrontado, mais tarde ele O buscará sempre, pois confiará no amor divino.
1 e 3- Quando teu filho te perguntar…
TODOS- Responderás que DEUS É FIDELIDADE.
3- Se teu filho crescer acostumando-se a presenciar orações de gratidão por bênçãos recebidas, por respostas maravilhosas dadas a pedidos feitos com fé, mais tarde ele confiará no Deus fiel e O confiará sempre.
1 e 2- Quando teu filho te perguntar…
TODOS- Responderás que DEUS É MISERICÓRDIA.
1- Se teu filho crescer acostumando-se a ter em Cristo um amigo bondoso e verdadeiro, mais tarde ele O procurará sempre, pois verá que neste mundo não existe amigo igual.
2 e 3- Quando teu filho te perguntar…
TODOS- Responderás que DEUS PRECISA DELE.
2- Se teu filho crescer acostumando-se a sentir que sua vida, seu tempo, seus talentos, seu dinheiro, seu tudo, são necessários ao desenvolvimento do reino de Deus, mais tarde ele não se negará a servir à causa de Deus e bem cedo responderá afirmativamente ao chamado do Espírito Santo.
1 e 3- Quando teu filho te perguntar…
TODOS- Responderás que DEUS É O CAMINHO.
3- Se teu filho crescer acostumando-se a trilhar o caminho certo, mais tarde ele não se desviará dele, muito embora possa dar muitas voltas, pois conhecerá a estrada que conduz à Salvação.
TODOS- Porém, se teu filho não te perguntar,
1- Mesmo assim, não ouvires a tua responsabilidade como pai cristão, pois ele poderá não traduzir em palavras o que sente, mas ele vê, ouve e guarda tudo o que se passa ao seu redor.
2- Fala-lhe, mostra-lhe, mas principalmente,
TODOS- PROVA-LHE com tua vida quanto lhe é ensinado,
3- E terás cumprido fielmente a missão maravilhosa de preparar um filho para mais tarde ser um servo de Deus.
TODOS- “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22.6).

A Pastora Catarina falou sobre a singela homenagem preparada pelo Grupo de Mulheres para os pais presentes e a canção "Meu Pai, Minha Escola" foi apresentada.
Logo em seguida a Pastora trouxe uma reflexão para os filhos, dizendo "Devemos cuidar dos nossos pais na velhice, pois quando eles morrem nada mais pode ser feito".

"Um filho levou o pai velho a um restaurante para jantar.
O pai velho e fraco, enquanto comia deixou cair o comer na camisa e nas calças. Os empregados de mesa olharam para ele com nojo enquanto o filho permanecia calmo.
Depois que terminou de comer, o filho não se envergonhou, calmamente levou o pai para o WC, limpou os pedaços de comida e colocou os óculos corretamente.
Quando eles saíram, todo o restaurante estava a olhar em total silêncio, não podiam acreditar como alguém poderia se envergonhar a si mesmo em público dessa maneira.
O filho pagou a conta e começou a caminhar para fora do restaurante com o pai.
Naquela altura, o velho chamou o filho e disse, “Acho que deixaste algo para trás?”
O filho respondeu: “Não, senhor, eu não me esqueci de nada”
O velho respondeu: “Sim, deixaste algo para trás! Deixaste uma lição para cada filho e esperança para cada pai”.
O restaurante ficou em silêncio."

E a canção "Pai, mais que ontem vou te amar", foi apresentada.

O nosso primeiro Diácono Inácio, orou pelas ofertar, que foram tiradas ao som de "Mão do Senhor", e assim começamos a ouvir a palavra de Deus.

Palavra

Baseada em Provérbios 20:7, a Pastora Catarina trouxe os exemplos bons e ruins deixados por alguns pais, que estão relatados na bíblia. Baseada no esboço abaixo, ela falou um pouco sobre a vida de alguns pais bíblicos que servem de exemplos para os pais e para os futuros pais também.

A Bíblia está repleta de histórias sobre pais e seus filhos; de histórias sobre famílias e as bênçãos e provações que viveram. Começamos por ler sobre a história de Adão, o primeiro pai; aprendemos sobre Abraão, o pai da nação judia; aprendemos sobre José, o pai terreno de Jesus Cristo; mas, acima de todos eles, aprendemos muito sobre Deus, o Pai; sobre o Seu infinito amor, paciência e sabedoria. Aprendemos sobre a forma como Ele ouviu, e ainda ouve, as orações e os desejos dos corações de muitos pais que pedem por orientação para as suas famílias.

1. Adão, o primeiro homem

Ele foi o primeiro pai e, como tal, ele não teve mais nenhum exemplo a seguir a não ser Deus, o Pai. Ele transgrediu um mandamento e, por isso, vivemos num mundo corrompido pela mudança e pelo pecado. Ele sofreu com a tragédia entre seus dois primeiros filhos – Caim e Abel. O exemplo de Adão ensina a todos os pais sobre as consequências dos nossos atos e escolhas, e sobre a importância da obediência aos mandamentos de Deus.

2. Noé, um homem justo

Noé viveu numa época em que o mundo estava repleto de pecado. Apesar do estado decadente em que a humanidade vivia, ele prosseguia com uma fé e confiança fervorosa em Deus. Não era um homem perfeito mas fez tudo para proteger a sua família e, com coragem e contra (no início) a sua própria família, ele obedeceu a Deus e a sua família foi grandemente abençoada. Apesar das imperfeiçoes que cada um de nós tem, nós podemos aprender que, como Noé, nós devemos proteger e cuidar das nossas famílias e a nossa maior bênção é vê-los felizes e protegidos.

3. Abraão, o pai da nação judia

Abraão foi um pai que passou um dos maiores testes de fé que alguma vez Deus ordenou a um homem. Foi testado na sua fé e, por isso, foi recompensado com a responsabilidade de ser o pai, e líder, da nação dos Judeus. Ele cometeu erros e, na sua fraqueza, tinha momentos em que confiava mais em si mesmo do que nos conselhos de Deus mas, apesar disso, ele tinha qualidades que ainda hoje são um exemplo para nós.

4. Isaque, o filho de Abraão

Isaque poderia ter vivido uma vida de ressentimento devido a seu pai tê-lo oferecido como sacrifício ao Senhor; ele poderia ter ficado assustado da responsabilidade de seguir as pegadas de seu pai, Abraão, mas ele não fez nada disso. Ele deu o seu melhor e tornou-se um dos pais mais adorados da Bíblia.

5. Jacó, o pai das 12 tribos de Israel

Jacó foi um homem que confiava mais no seu intelecto do que em Deus. Com a ajuda de sua mãe, Rebeca, ele herdou o que seria para seu irmão Esaú. Ele foi pai de doze filhos que posteriormente fundaram as doze tribos de Israel. Ele favoreceu mais a seu filho José, o que causou inveja a seus irmãos. Através do seu exemplo nós podemos aprender que Deus trabalha com a nossa obediência, apesar da nossa desobediência, para levar a efeito os seus planos para todos nós.

6. Moisés, o que trouxe a lei

Moisés foi o pai de dois filhos – Gérson e Eliézer. Ele também se tornou uma figura paternal para o povo Hebreu que escapou do cativeiro no Egito. Ele os amou e os ajudou a serem tementes a seu Deus. Ele os levou até a terra prometida. O exemplo dele nos ensina que, mesmo nos momentos em que as provações e dificuldades pareçam demasiado grandes, elas podem ser ultrapassadas quando estamos caminhando com Deus a nosso lado.

7. Rei Davi, um homem segundo o coração de Deus

Ele confiou em Deus para derrotar o gigante Golias e também colocou a sua confiança em Deus quando fugiu do rei Saul. Davi cometeu graves pecados, mas arrependeu-se com real intenção e encontrou perdão. O seu filho Salomão, com o que aprendeu com seu pai Davi, tornou-se um homem de grande fé e um dos melhores reis de Israel.

8. José, o pai terreno de Jesus Cristo

Talvez seja o pai que é menos falado, o pai adotivo de Jesus Cristo. Ele enfrentou dores e dificuldades para ajudar a sua esposa, Maria, e o bebê que ela carregava. Ele educou e cuidou de Jesus como se fosse o seu próprio filho. Ele o ensinou no seu ofício de carpinteiro. A Bíblia o trata como um homem justo e, com certeza, Jesus Cristo o via como um homem justo, honesto e carinhoso.

9. Deus, o Pai

A primeira pessoa da trindade, o pai e criador de todas as coisas. Através de seu filho Unigênito, Jesus Cristo, nós aprendemos uma nova forma de nos relacionarmos com Deus. Ele é uma fonte constante de força, coragem, sabedoria e de esperança, que nos fortalece em nossos momentos de fraqueza e que nos enche o coração de uma felicidade sem igual.

Podemos aprender muito com o exemplo dos famosos pais da Bíblia. Aprendemos que quando caminhamos lado a lado com Deus, nós vamos ter força e a capacidade para ajudar as nossas famílias a ultrapassar todas as provações. Os filhos irão crescer olhando para o exemplo de seus pais como homens tementes a Deus, que os amam de todo o seu coração e que farão tudo para vê-los felizes.

Após a ministração da palavra, a Pastora Catarina orou pelos Pais e foram entregues os presentes que foram preparados para eles.
O culto foi encerrado com os anúncios. Domingo teremos a consagração do Diaconato e do Min. de Louvor e o culto de Santa-Ceia pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário