Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Estudo - Renúncia



Esta semana vamos falar sobre Renuncia, a vida com Cristo é uma vida de renuncia, Jesus mesmo renunciou quando disso ao Pai para que fosse feita a vontade do Pai e não a dele mesmo.
Então se Cristo renunciou a sua própria vontade, porque não podemos renunciar a nossa vontade em favor do Senhor?
Vamos estudar o que é renuncia, quais são os tipos de renuncia, os resultados de uma renuncia, tudo isso no estudo de hoje.

O que significa a palavra renúncia?

Segundo o dicionário Aurélio da Língua portuguesa... A palavra renuncia significa literalmente desistir de algo, abdicar, recusar, etc.

O que é renuncia espiritual?

Renúncia é deixar voluntariamente algo que custe um alto sacrifício, um alto preço; deixar a posse de; abjurar; fazer recusa; privar de posse ou gozo de alguma coisa.
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me. Mateus 16:24.

Quais são os tipos de renúncia?

A nossa vida (Mt 16.24)

Nossos sonhos e nossos planos para as nossas vidas, as vezes sonhamos tantas coisas, planejamos um futuro lindo para nossas vidas, mas Deus vem e pede a nossa vida, aquilo que sonhamos e planejamos para que possamos viver o que ele sonhou, o que ele planejou.
Renuncie, pois os sonhos e os planos de Deus para nós são bem maiores e melhores do que os nossos.

O pecado e as coisas deste mundo. (Hb 12.1,2).

O mundo nos oferece tantas coisas ruins, tantas coisas abomináveis aos olhos de Deus, podemos escolher o pecado, mas depois pagaremos o preço e receberemos o nosso salário como diz a palavra, que o sálario do pecado é a morte.
A palavra nos diz que tudo nos convém, mas nem tudo nos é licito, devemos renunciar o pecado por amor a Cristo.

As obras da carne. (Rm 8.8; Gl 5.16-21)

As obras da carne são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas.
Isso tudo faz mal a nossa vida espiritual, e ainda faz com que percamos a nossa salvação em Cristo Jesus.
Devemos renunciar por mais que seja mais forte que nós mesmos, devemos renunciar, não devemos cair na praticas dessas coisas pois é pecado.
Fortaleça o seu espírito e deixe com o espírito fale mais alto que a sua carne.

Exemplos de pessoas que renunciaram

Estudando a Bíblia nós encontramos esta palavra inserida desde o gênesis até o Apocalipse, algumas vezes na forma escrita e outras inúmeras na forma prática na vida do povo de Deus.
Vamos agora ver algumas pessoas que renunciaram coisas importantes e que hoje são exemplos para todos nós.

Abraão
A renúncia de sua terra de sua parentela e da casa de seu pai. (Gn12.13; Hb 11.8).

Deus chamou Abraão e disse para ele sair deixar a sua parentela, a sua casa, para ir para uma terra totalmente desconhecida, e Abraão foi.
E vemos o que Deus fez após essa grande renuncia feita por Abraão, Deus cumpriu todas as promessas feitas a Abraão, ele teve uma enorme descendência, foi abençoado em todo lugar por onde passou.
Hoje vemos os missionários que deixam suas famílias, suas casas, sua terra e vai para países desconhecidos, onde não tem família, amigos, e correm até mesmo risco de vida em favor do evangelho, ele foram chamados para isso e renunciaram suas família, suas casas, sua terra assim como Abraão.

A renúncia de seu único filho Isaque. (Gn 22.1-14; Hb 11.17,18).

Isaque, o filho da promessa, Deus deu Isaque a Abraão e Sara e depois disse para Abraão o sacrifica-lo, e obedecendo a Deus, Abraão subiu ao monte para sacrificar Isaque, seu próprio filho, tudo porque Deus pediu. Abraão subiu ao monte e quando estava prestes a sacrificar Isaque Deus disse não e proveu o cordeiro para o sacrifício.
Deus nos pede hoje coisas de valor, coisas importantes para nós, mesmo que seja difícil desapegarmos dessas coisas, em prol do Senhor devemos renunciar, devemos abrir mão.
Sonhos, planos, trabalhos, bens, família, tudo isso o Senhor muitas vezes nos pede, e muitas vezes não queremos abrir mão. Mas como Abraão devemos renunciar para que as promessas se cumpram em nossas vidas.

Moisés
A renúncia de ser chamado filho da filha de Faraó (Hb 11.24-25).

Moisés foi chamado para liberta o povo de Israel o seu povo, sendo ele filho da filha de Faraó, um dos herdeiros do trono, ele abriu mão de tudo isso para passar pelos maus tratos junto com o seu povo que eram escravos no Egito.

A renúncia do Egito – trono (Hb 11.26-27).

Saiu do Egito junto com o povo de Israel, no Egito onde ele tinha tudo nas mãos, tinha servos, um bom conforto, uma palácio, mas ele abriu mão de tudo isso para libertar o seu povo, passou 40 anos no deserto e não entrou na terra prometida, mas avistou toda terra e viu que tinha valido a pena renunciar o Egito.

Daniel 
A renúncia da porção do manjar do rei  (Dn 1.8-12).

Daniel renunciou o banquete que o Rei ofereceu, comeu legumes e bebeu água, ele decidiu não se contaminar com o que o Rei tinha oferecido.
Hoje devemos renunciar o pecado aquilo que nos contamina, mas achamos que o  mundo tem coisas tão maravilhosas para nos oferecer que nos deixamos levar e assim provamos a porção que o mundo nos oferece, o pecado.
Mas como Daniel ele que renunciou aquele banquete, para comer legumes e beber água, ele foi honrado por Deus. Em Hb 11.13-15 fala que Daniel e seus amigos, os mesmos que renunciaram o manjar do Rei, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
Se renunciarmos os manjares do mundo, seremos honrados por Deus.

Jesus
A renúncia de sua posição – Deus (Fl 2.6-8).

Jesus deixou a sua glória, se fez homem e habitou no meio de nós, ele em nenhum momento pecou mesmo sendo homem, mesmo sendo rico se tornou pobre, tudo por amor a humanidade, ele foi rejeitado, desprezado, humilhado, mas nos amou primeiro e de tal maneira, e em nenhum momento se arrependeu de ter deixado a sua glória, pelo contrário ele salvou o mundo.
Como homem não foi privado de nada, ele foi tentado assim como nós, mas ao contrário de nós ele não cedeu, ele foi fiel a Deus e morreu na cruz, cumprindo o plano de Deus para a salvação de uma humanidade totalmente corrompida.
Ele poderia ter dito que não, ele poderia ter usado o seu poder e ter descido da cruz, mas ele escolheu nos amar.

Os discípulos. (Lc 18.28).
A renúncia de tudo para seguir a Cristo (Lc 18.28).

Os discipulos assim como os missionários, tinham casa, família e profissão, mas deixaram tudo isso para seguir a Cristo.

Apóstolo Paulo
A renúncia de sua vida (Gl 2.20; Fl 1.21; 3.7).

Paulo por amor a Cristo, deixou tudo para poder pregar o evangelho, foi preso, mas no final da vida ele disse: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
2 Timóteo 4:7-8.
Para Paulo valeu a pena, ele ter passado por tudo o que ele passou, ter feito tudo o que ele fez, por amor a Cristo.

Porque devemos renunciar por amor à Cristo:

Para segui-lo. (Mt 16.24).
Para agradar a Deus. (Rm 8.8; Sl 37.4).
Para ter o direito as mansões celestiais. (Jo 14.2,3)


Podemos verificar que os personagens acima mencionados, tanto da área secular quanto os personagens bíblicos renunciaram um bem comum em detrimento a alcançar um bem maior.
A renúncia é exatamente isso, você abrir mão das coisas que mais lhe agradam em detrimento do Reino de Deus.
Oramos para esse estudo te abençoe e o que não soubemos expressar que o Senhor fale mais alto em cada coração. Até semana que vem em nome de Jesus.

5 comentários:

  1. Amei , edificante pra mim pois a cada dia quero aprender mais da palavra de Deus .

    ResponderExcluir
  2. Amém, uma benção! Glória a Deus

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo! Estou passando por um processo de renunciar uma coisa que eu já estava até dependente. Obrigada por esclarecer ainda mais sobre a renuncia, e mostrar q em uma vida cristã, é necessário a renuncia daquilo que mais gostamos, para nos lembrarmos sempre que Deus é mais que suficiente e as coisas desse mundo passam.

    ResponderExcluir
  4. Amei esta palavra de renúncia já conheço mas todos os dias a palavra se renova em nossas vidas. Todos os dias temos que renunciar algumas coisas em nossas vidas. Mas a principal renúncia é o pecado esse nós temos renunciar a todo instante.

    ResponderExcluir