Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Estudo - Unidade x Uniformidade

Chegamos a mais um Estudo Bíblico do nosso blog e aqui já deixamos a dica, se você que segue o nosso blog, lê e gosta dos nosso estudos e tem um tema e gostaria que esse tema fosse debatido, estudado e publicado aqui no nosso blog, fique a vontade, mande o seu tema nos comentários somente do Estudo ou publique na nossa página oficial no Facebook - www.facebook.com/blogamigosdojm
Hoje nós vamos falar de Unidade e Uniformidade duas coisas que divide opiniões e geram até certa polêmica no meio dos cristãos e dos não cristãos.
Vamos aprender o que é unidade, o que é uniformidade, o que é importante pra Deus, e como viver debaixo da unidade.

Referência Principal - “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós”. Efésios 4:1-6

Unidade não é Uniformidade

A palavra e Deus é bem clara quando diz que Deus é multiforme e que ele atua na diversidade.
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 1 Coríntios 12:4-7
Porém existem pessoas que pregam o contrário disso, e fazendo com que as igrejas vivam debaixo da uniformidade e não da unidade.
É difícil ser um, mas a uniformidade é algo que a igreja deveria descartar, pois cada um tem o seu dom dado por Deus e cada um é usado de forma diferente por Deus que é multiforme e trabalha no meio da diversidade de dons em prol da igreja.
Na igreja há vários ministérios, existe o ministério Diaconal, o ministério de louvor, o ministério de homens, mulheres, jovens, adolescente, juniores, crianças e os ministérios individuais. Pessoas que são chamadas por Deus para o ministério de intercessão, de limpeza, de cozinhar, mas tudo em prol da igreja.
Não existe um chamado, um ministério melhor do que o outros, pois todos tem o mesmo objetivo fazer com que o Reino de Deus cresça. Viu como nós já estamos falando de Unidade?
As igrejas de hoje em dia estão pregando a uniformidade para não conviver com as diferenças dos outros, mas Deus nos fez diferentes uns do outros para isso, para que cada pessoa com o seu jeito, com o seu dom, com o seu talento dado por Deus invista no Reino dele.
Imagine se fossemos todos iguais, se todos tivessem o mesmo dom, como a igreja iria crescer?
Como a igreja iria crescer se todos tivessem somente o dom de falar em linguás?
Viver em unidade e multiformidade consiste em que nós nos aceitemos, nos respeitemos, nos suportemos, nos amemos.
Temos opiniões e gostos diferentes, mas se é algo que pode ser aceito, porque não respeitar a opinião e o gosto das outras pessoas.
Um exemplo, Tatuagem. Muitos acham que a tatuagem interfere na salvação, mas a palavra diz que Deus não vê como o homem vê, mas Deus vê o coração. Eu não faria nenhuma tatuagem, mas se alguém tem e é da igreja ele pode ir pro céu tanto como eu que não tenho, ele pode ir pro céu eu posso ficar, eu posso ir pro céu assim como ele que tem tatuagem pode ficar.
A religiosidade não permite a unidade no meio do reino de Deus, por isso muitas pessoas saem da igreja e deixam de servir a Deus, pois as pessoas se acham mais santas e mais dignas do que as outras, e as menosprezam só porque tem posição, cargo, dons mais viçosos. Tudo bem você canta na igreja todos os domingos tem o dom de ministrar, mas isso não te faz melhor do que pessoa que tem o cargo de limpar o templo da igreja, pois se não fosse ela, você ia ministrar todos os domingos em um local sujo.
Não somos melhores do que ninguém, a partir do momento em que reconhecemos isso, passamos a viver a unidade e a multiformidade.

O que é Uniformidade?

Significado de Uniformidade

Característica ou condição do que é uniforme.
Que se comporta de maneira regular; que insiste nas mesmas ideias; que tem sempre as mesmas opiniões; regularidade.
O que se assemelha numa lista ou conjunto; aquilo que é parecido entre as partes que compõe o todo.
Desprovido de variedade; que não apresenta diversidade.
Que não contém nem demonstra conflitos; harmonia.
(Etm. do latim: uniformitas.atis)

Viver em uniformidade vai contra os princípios de Deus, pois ele quer de nós a unidade em meio a multiformidade.

O que é Unidade?

Significado de Unidade

O número um.
Qualidade do que é um ou único (por opos. a pluralidade): a unidade do poder.

A palavra diz que a nossa unidade irá trazer a glória do Senhor, e Jesus orou para que fossemos um assim como Jesus é um com Deus pai.
É possível ser um apesar das nossas diferenças, mesmo com gostos, dons, talentos, ministérios e chamado diferentes, podemos nos unir como igreja e trabalhar debaixo da multiformidade e fazer com que a glória de Deus venha e através de nós o mundo saiba que Jesus Cristo é o Senhor, o salvador que o pai nos enviou.


O que Deus quer de nós como Igreja?

“…andeis como é digno da vocação com que fostes chamados... procurando guardar a unidade do Espírito...” Ef 4.1,3

O que entendemos por unidade? No texto de hoje, vemos que o apóstolo Paulo não nos motiva a criar a unidade, mas a mantê-la. A unidade é um presente de Deus. Chegamos a ela porque estamos vinculados a um Deus que vive em perfeita unidade. A única coisa que podemos fazer é quebrar essa unidade. Grande parte da dificuldade em desfrutá-la está na confusão em entender o conceito.
Na mente de muitos, unidade se refere a igualdade. Isso implicaria que todos pensassem da mesma maneira e tivessem as mesmas metas. Bem, isto não é unidade. É uniformidade. Se entendermos que unidade se refere a uma relação com aqueles que pensam do mesmo modo que nós, então nosso círculo de relacionamento será bem pequeno.
Veja: unidade não é a descrição de uma coincidência de ideias e conceitos, mas de um compromisso. Viver em unidade é aceitar o chamado de amar e honrar a todos os que são parte do corpo de Cristo, mesmo quando são inteiramente diferentes uns dos outros. Quebramos a unidade quando cremos que as diferenças com os outros irmãos nos dão licença para criticar, depreciar e condenar
Entendemos que Deus quer de nós a Unidade e não a uniformidade.

Que possamos deixar a uniformidade de lado e vivermos a unidade em Cristo, deixando as diferenças de lado e respeitando as opiniões e os gostos dos nossos irmãos. Amar o nosso próximo que é um mandamento deixado por Deus para nós e assim chegaremos a ser a igreja que Deus quer levar para morar com ele no céu, amém?

Que Deus abençoe a sua vida e o que eu não soube expressar que o Espírito Santo fale mais alto em cada coração.

Um comentário:

  1. Que Deus em Cristo te abençoe, e se é para o crescimento do reino de Deus, que sejam aplanados os seus caminhos.
    Sugestão de estudo:
    Sacrifício e obediência

    ResponderExcluir