Ana apoia a campanha e, em redes sociais, tem incentivado a doação de sangue: “Seja uma mulher solidária. Doe sangue. Este ato leva poucos minutos, importantes para salvar até quatro vidas. […] Sabia que nós, cristãos, além de termos o exemplo de Jesus, que nos ensina a nos doar em favor do próximo, temos um estilo de vida que nos qualifica como bons doadores de sangue?” questiona.
Segundo Cíntia Calu, uma das captadoras da instituição, o número de mulheres doadoras ainda é pequeno em relação ao de homens. Com uma campanha específica para o público feminino, o objetivo é que esse número aumente.
Quem pode doar?
- Pessoas entre 16 e 69 anos (se o candidato tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue);
- Quem tem e está com boa saúde;
- Quem pesa acima de 50 kg;
- Quem dormiu bem na noite anterior à doação.
Para doar, o candidato não pode estar em jejum. Se a doação de sangue for feita pela manhã, é preciso que ele tenha se alimentado. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, deve-se esperar três horas.
O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias, para os homens, é 90 dias, para as mulheres. Para doadores com idade acima de 60 anos, o intervalo é de seis meses.
O material utilizado para a coleta do sangue é descartável e não há risco de se contrair doenças. A cada nova doação, o candidato passará por nova triagem clínica e o sangue será submetido a rigorosos testes laboratoriais.
Para saber quais são os locais e horários de atendimento, agendar a doação de sangue ou outras informações, ligue 155 ou acesse hemominas.mg.gov.br.*
*Com informações do site da Fundação Hemominas
Fonte: Lagoinha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário