Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de março de 2015

Estudo - Idolatria


No estudo de hoje vamos falar sobre um pecado que muitas vezes é confundido pelas pessoas, mas não estamos aqui para julgar ninguém, pois só Deus tem esse poder.
No estudo de hoje vamos falar sobre o que é idolatria, porque Deus abomina a idolatria, e como vencer esse pecado que acaba com muitas vidas espirituais dentro das igrejas.

Referência Principal: Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós. Êxodo 20:23

O que é Idolatria?

Adoração a ídolo.
Junção de ídolo, mais latria - adoração.
Deixar de adorar o verdadeiro Deus, para adorar ídolos; feito de barro, pau, pedra, ferro, cobre, prata, ouro, enfim! os ídolos não falam, não ouvem, não veêm não sentem, não andam e não podem salvar!


Por que Deus abomina a Idolatria?

Essa pergunta é muito fácil de responder. Deus abomina a idolatria porque simplesmente ele não divide a glória dele com ninguém. "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura". Isaías 42:8

Idolatria reprovada por Deus

Adorar algo mais que a Deus, é abominação, é idolatria. É tão reprovado que Deus tratou isso como mandamento. Vejamos: Êxodo 20.4, 5: Não fará para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma , do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas embaixo da terra. Não as adorarás, nem as darás culto: Eu sou o Senhor teu Deus.  
Irmãos, é ordem, é mandamento, assim como matar, roubar, prostituir, etc, não podemos de maneira alguma fazer qualquer tipo reverência ou adoração a ídolos (imagens feitas por mãos de homens), devemos sim adorar e servir ao único e verdadeiro Deus em espírito e em verdade.
Alguns dizem que não idolatram a imagem, mas tem-na em memória, como um parente por exemplo, quando morre e conserva-se sua fotografia. Quem diz essas coisas está confessando que é um idólatra, pois somente Deus é digno de adoração.   Vamos meditar:  João 4.23, 24 , disse Jesus: Mas a hora vem, e a hora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade , porque o Pai procura a tais que assim o adorem.  Deus é espírito, e importa que os que o adoram, os verdadeiros adoradores , o adorem em espírito e em verdade.
Jesus simplificou tudo e  manda que adoremos somente o Pai, em espírito e em verdade, e não adorar imagens, figuras, estatuas e outras invenções e fabricações de mãos de homens.  E no livro de Apocalipse, revelado a João, diz que qualquer que praticar atos abomináveis ao Senhor, ficará fora do Reino de Deus, das quais faz parte a idolatria:
Apocalipse 22.15: Ficaram de fora os cães, os feiticeiros, os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras , e qualquer que ama e comete a mentira.
Idolatria não é somente a adoração as imagens de esculturas, porque Jesus declarou: Se amarmos pai, mãe, filhos mais do que a mim, não é digno de mim. Hoje, satanás tem usado a tecnologia para criar outras espécies de idolatria.
E na primeira carta aos Coríntios, a palavra descreve que devemos  fugir da idolatria, e diz: Julgais vós mesmo o que eu digo. Porventura o cálice benção,   não é a comunhão do sangue de Cristo, e do pão que partimos?   Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.  Porque não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios:  Não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
Portanto irmãos, quando se acende uma vela, ou pede para outro ser, interceder junto a Deus, isto está sendo feito há ídolos, ou melhor a demônios, como diz o texto sagrado. Devemos buscar a Deus inteiramente, sem colocar barreiras entre homem e Deus, porque tudo que for colocado entre o homem e Deus é idolatria.
A carta aos Romanos 11.36 diz: Porque Dele, e por Ele, e para Ele são todas as coisas, glória a Ele eternamente. Amém.

Podemos SIM vencer a Idolatria

Sabemos, não é fácil resistir ao deus das imagens, esculturas e outros deuses e pessoas a qual possamos idolatrar. Eles não são onipresentes, mas estão em quase todo lugar. Porém o Deus onipresente da Bíblia registra: não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças! E ainda mais, juntamente com a tentação, nos dará livramento, ou nos mostrará uma forma de escapar da armadilha. Fazendo-nos vitoriosos.
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar". 1 Coríntios 10:13
Confiemos nesta verdade. Apossemo-nos dela. E as imagens que cercam a nossa geração sejam, não mais um instrumento de domínio, vicio, escravidão, mas catalizadores de conhecimento, sabedoria e liberdade  a adentrar as telas espirituais das nossas mentes e corações em Cristo Jesus, o único Senhor e Deus das nossas vidas.
Sim. Em Cristo, EU POSSO.

Conclusão

A idolatria é um pecado que pode acabar com a nossa vida com Deus, pois se passamos a adorar outras coisas, outras pessoas, outros deuses, deixamos de adorar a Deus que é vivo e verdadeiro. Dê a Deus o que é de Deus e o de César o que é de César.
A palavra diz que um servo não poder servir a dois senhores, e assim somos nós, não podemos adorar a Deus e adorar a outros deuses.
Em nossas vidas só deve existir um Deus e que esse seja o Deus vivo e verdadeiro.
Passe a resistir aos outros deuses que podem existir em sua vida e comece a dar a Deus o lugar que é só dele em sua vida.

Que Deus abençoe você e o que não soubemos expressar que o Espírito fale mais alto em cada coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário