Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Estudo - Liderança Espiritual


Esta semana vamos falar sobre Liderança Espiritual, vamos conhecer as pessoas que são líderes na igreja do Senhor e que recebem ordens de Deus Pai, para guiar a igreja segundo a vontade de Deus.
Já começo dizendo que liderança não é chefiar, mandar, ordenar, mas sim receber aquilo que está no coração de Deus e por em prática junto com os seus liderados, como um trabalho em equipe, pos no Reino de Deus existem coisas que não podem ser feitas por uma só pessoa.

O que é Liderança Espiritual?

É uma mistura de qualidades naturais e espirituais. A capacidade natural do líder é fortalecida com os dons espirituais.
Liderança espiritual é a capacidade de exercer influência sobre as pessoas, a fim de atingir objetivos definidos em prol do Reino de Deus. “Ninguém, pois toma para si mesmo esta honra, senão quando chamado por Deus...”. (Hb 5.4). “... o homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada”.

Exemplos de Liderança Espiritual na bíblia

Foram muitos os líderes espirituais levantados por Deus para guiar e orientar o seu povo, mas vamos citar alguns exemplos que deixaram um grande legado para nós que somos igreja do Senhor nos dias de hoje.

Noé- Chamado para construir a arca (Gn 6.3/14).
Noé chamado para salvar a os habitantes da terra, mas esse não os deram ouvidos, Noé foi chamado de louco ao anunciar o dilúvio, a grande chuva que Deus mandaria para destruir a terra. Esteve a frente da construção da arca, para que seus filhos, seus ajudantes fizessem tudo conforme Deus tinha mandado, depois salvou os animais que Deus enviou e assim salvou sua família mediante sua fé em Deus, durante o dilúvio.

Abraão - Chamado para ser pai de uma grande nação (Gn 12.2).
Abraão foi chamado para sair de sua terra, e como um ato de fé ele saiu para uma terra totalmente desconhecida, carregando com ele sua família, seus servos, seus bens e algo de muitos especial o chamado de Deus, e vemos o que Deus na vida de Abraão a descendência dele foi inumerosa como Deus disse que faria e assim com as estrelas dos céus, a areia do mar, incontável foi a descendência de Abraão.

José- Fruto das circunstâncias, sustentou seu povo para não perecerem de fome (Gn 47.12).
De escravo a governador, ele que foi vendido por seus irmãos, foi preso, mas Deus não se esqueceu dele, se tornou governador do povo do Egito.

Moisés - Chamado para ser libertador do povo de Israel (Êx 3.10).
O libertador de Israel, ele foi um grande líder, no inicio deu várias desculpas, mas não teve como fugir do chamado de Deus, durante quarenta anos no deserto ele passou por várias situações e foi líder de um grande povo. Moisés guiou o povo de Israel até o rio Jordão de onde avistou toda terra prometida e morreu, mas antes disso ele protagonizou acontecimentos maravilhosos por ser líder e um homem temente a palavra de Deus. Quem não se lembra da abertura do Mar Vermelho? Quem não se lembra quando ele foi ao monte e pegou em mãos as tábuas onde o próprio Deus escreveu dos 10 mandamentos?

Josué - Fruto de discipulado contínuo, chamado para guerrear e conquistar a terra prometida (Nm 27.18).
Depois de Moisés veio a liderança de Josué, ele guiou o povo na atravessia do rio Jordão e na entrada da terra prometida. Depois disso recebeu a visita do anjo do Senhor, fez o povo marchar durante sete dias e sete noites conforme a vontade de Deus para que as muralhas de Jericó fossem ao chão, fez o o sol parar com suas orações, e deixou sua marca na história, por ter sido um líder que teve seu coração voltado para a vontade de Deus a favor do povo dele.

Isaías - Chamado para o ministério profético (Is 6.9).
Depois de ter visto a Glória do Senhor, depois de ter respondido ao chamado de Deus, Isaías teve um lindo ministério, ele profetizou o nascimento de Jesus, e profetizou a morte de Cristo na cruz, e em seu livro podemos ver tantas passagens proféticas para sua terra, para o povo de Jerusalém, foi outro líder que fez a diferença em seu ministério.

Jesus - O exemplo supremo (Mateus 20:28).
Jesus Cristo é o exemplo supremo de liderança espiritual. Quando a maioria das pessoas pensa sobre liderança, geralmente imaginam um oficial militar dando ordens ou um empregador supervisionando de perto os seus empregados, certificando-se de todo o trabalho é feito. Estes aspectos podem ser parte da liderança, mas não são a essência da liderança espiritual.
A liderança espiritual é o oposto do que muita gente pensa. A liderança espiritual é liderança que serve. O próprio Jesus Cristo nos ensinou: "como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28). Jesus foi definitivamente um líder. Ele foi o líder dos doze discípulos e de um grupo muito maior de seguidores (Lucas 10:1-17). Jesus não liderou dando ordens ou supervisionando, mas sendo um servo e servindo ao lado de seus seguidores.
A liderança espiritual envolve humilhar-se e fazer as tarefas que ninguém mais quer fazer. No tempo de Jesus, o ato de lavar os pés era para ser atribuído ao mais baixo dos servos. No entanto, na última ceia, Jesus humilhou-se e lavou os pés dos discípulos. Depois disso, ele declarou: "Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem" (João 13:12-17).


Os discípulos - Chamados para serem pescadores de homens (Mc 1.17).
Os doze homens que acompanharam a Jesus em seu ministério aqui na terra, também foral líderes exceto Judas que o traiu e depois de suicidou, mas os onze tiveram seus próprios ministérios após a subida de Jesus aos céus. Muitos pagaram o preço por continuarem fazendo aquilo que Jesus os ensinou, alguns morreram, alguns foram presos, e outros continuaram a ganhar almas, curar e libertar pessoas em nome de Jesus, e fizeram novos discípulos que se tornaram líderes também.

Paulo- Chamado para ser apóstolo (enviado). (At 26. 16/19).
Ele pagou grande preço por fazer a obra de Deus, ele foi preso, mas mesmo dentro da prisão ele não deixou de cumprir o seu chamado, ele enviou as cartas para as igrejas, segundo aquilo que foi lhe dado por Deus, e depois disso levantou Timóteo.

Timóteo- Fruto de discipulado contínuo e fidelidade, chamado para pastorear (2 Tm 3.15 - 1 Co 16.10).
Discípulo de Paulo, ele foi pastor e nos deixou como registros em primeira e segunda Timóteo, conselhos de pastor.

Quais são os Lideres Espirituais dos dias de hoje?

Os Líderes Espirituais de hoje são pessoas chamadas por Deus, assim como pastores, presidentes de grupos missionários de uma igreja, cantores gospel, intercessores, missionários, diáconos e diaconisas, enfim todos aqueles que são chamados para está a frente de um ministério.
Muitos líderes são liderados por outros líderes. O pastor é liderado por Cristo que é o cabeça da igreja e assim por diante, presidentes de grupos, diáconos e diaconisas são liderados pelo pastor. Missionários são liderados por Jesus, os missionários só lidera outros quando ele tem um grupo com ele. Cantores gospel, muitas vezes ele são pastores, e muitas vezes ele tem pastores, mas lideram sua banda, as pessoas que as acompanham em seu ministério.

Aspectos da Função do Líder

É uma responsabilidade. (O líder cuida daquilo que é do Senhor.)
É um dever. (O líder terá que prestar conta a Deus.)
É um privilégio. (Só para aqueles que foram chamados.)
É uma necessidade. (Todo grupo precisa de liderança).
É uma honra. (A honra não está no cargo nem no reconhecimento, mas sim, na oportunidade de servir a Deus).

Maneiras do Líder Desempenhar sua Função

Com humildade, (At 20.18,19).
Com fidelidade, (1 Co 4.1,2; Sl 101.6).
Com submissão, (1 Rs 19.20; At 22.10).
Com confiança, (1 Sm 14.6; Ef 6.16).
Com boa vontade, (Ef 6.6,7).
Com consagração, (Rm 12.1; 1 Ts 5.23).
Na dependência de Deus, (Jo 15.4,5).
Na direção do Espírito Santo, (Êx 40.36,37).

Obediência - Procurar sempre ouvir a voz de Deus, ele é seu líder maior e se ele mandou, por mais que seja difícil faça, e assim cumpra a vontade de Deus.
Companheirismo - Procurar desenvolver de per si companheirismo com Deus, a exemplo de Daniel;
Nunca deixar de ler a Bíblia - Ela é o manual por excelência que nos ensina como desenvolver uma vida espiritual rica e frutífera;
Paciência - Virtude que todo cristão deve ter.
Compreensão - Nem todos pensa igual a você, mesmo sendo seus liderados, por isso procure compreender as diferenças de cada um que está ao seu lado.

Resultados do Desempenho da Função

Consciência em paz.
Alegria, (Ne 12.43; Lc 10.17; Sl 126.5,6; Sl 40.8).
Proteção de Deus, (Sl 34.7; 1 Sm 7.3,10).
Galardão, (Jo 4.36; 1 Co 9.17; 15.58; Hb 6.10).

Espero que esse estudo tenha servido para que você líder tenha uma bom desempenho na sua função e para você que não é líder, mas queria conhecer um pouco sobre a liderança espiritual, que esse estudo possa tirar todas as suas dúvidas.
E o que esse estudo não soube expressar, eu peço ao Espírito Santo que ele fale mais alto em cada coração que leu este estudo.
Fiquem com Deus e até o próximo estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário