A tragédia em Mariana (MG), no último dia 5 (quinta-feira), tem refletido em cinco cidades mineiras, cuja população tem sofrido com a falta de água. Uma delas é Governador Valadares, a quase 230 km de Mariana, onde residem, aproximadamente, 280 mil habitantes.
Sem água potável desde o último domingo (8), moradores se reuniram nessa quinta-feira (12), em uma praça da cidade, para clamar a Deus por ajuda. O pastor Lucinho Barreto esteve presente nesse momento de oração e convidou todos a se solidarizarem pela causa da cidade. “Vamos ajudar Valadares!”, disse em rede social. Sua esposa, Patrícia Barreto, também presenciou a multidão rendida em clamor. “Ontem à noite, em Governador Valadares, na praça, milhares de cristãos clamaram a Jesus: ‘Senhor, sare o Rio Doce!’”, conta. “Senhor, sare e salve a nossa nação”.
O Rio Doce foi atingido pelo lamaçal proveniente do rompimento de duas barragens de rejeitos em Mariana. Suas águas nascem em Minas Gerais e deságuam no Espírito Santo, abastecendo dez cidades ao todo. Entre elas, Governador Valadares, Periquito, Galiléia, Tumiritinga e Alpercata, que estão sem abastecimento de água. (Fonte: G1)
No Rio de Janeiro, a Lagoinha Niterói iniciou, nesta sexta-feira (13), uma campanha de doação de água potável. “Começamos esse movimento para ajudarmos a população de Governador Valadares, cidade mineira que está vivendo uma calamidade. O Rio Doce está completamente contaminado […]. A cidade é toda abastecida por ele, sendo assim, não existe condições de a população se utilizar da água. Nossos amigos e irmãos estão desesperadamente necessitando de nossa ajuda. Quero convocar meus amigos pastores a mobilizar suas igrejas como estamos fazendo aqui. Já conseguimos três caminhões de água potável e estamos enviando, esta semana, pra lá. Vamos lá, povo de Deus”, disse o pastor Felippe Valadão.
#JuntosPorMinasGerais
Em redes sociais, além de Lucinho, Patrícia Barreto e Felippe, os irmãos Ana, André e Mariana Valadão, e a cantora Nívea Soares também têm demonstrado solidariedade.
“Uno meu coração e meu clamor aos irmãos de Governador Valadares e de todos os municípios e comunidades afetadas pela tragédia de lama em MG! Que Deus abençoe, sustente e intervenha em meio a esse caos. O desespero é um solo fértil para a visitação de Deus”. (Ana Paula Valadão)
“Orar sempre… E agir? SEMPRE! Vamos agir!”. (André Valadão)
“Coração doendo em compaixão pelos nossos irmãos de Governador Valadares, que estão completamente sem água. Imaginem? Eu, que tenho filhos pequenos, imagino a dor dos pais. Nesta foto, eles estão unidos em praça pública, orando, chorando e clamando a Deus! Vamos ser resposta pra eles, vamos doar ÁGUA!!! Vamos agir em amor!!!”. (Mariana Valadão)
“A situação de Valadares é grave. O Rio doce, fonte de água potável da cidade, está morto por causa do lixo liberado com o rompimento da represa em Mariana. Quero incentivar também você, pastor de igreja, a se mobilizar com seus membros e enviar àgua a Valadares. Oração e ação!”. (Nívea Soares)
Uma residente de Governador Valadares enviou uma mensagem ao Lagoinha.com pedindo oração em prol da cidade. “Quero pedir à Igreja que levante um clamor por nós. Estamos morrendo de sede sem água potável”, disse. Portanto, convidamos você a orar, mobilizar sua igreja com o mesmo propósito e, também, doar galões de água à população que tem sofrido com a escassez de água.
Pontos de coleta
• Espaço Inconformados – Igreja Batista da Lagoinha
Rua Ipê, 234, Bairro São Cristóvão – Belo Horizonte (MG)
• Igreja do Evangelho Quadrangular*
*Avenida Brasil, nº 3897, Centro – Governador Valadares (MG)
Contato: (31) 3272-4080
Fonte: Lagoinha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário