Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de julho de 2015

A linda história que envolve o louvor "Amazing Grace"


No último dia 26 de junho, Barack Obama emocionou os membros da Emanuel African Methodist Church, ao fazer um discurso no funeral do Reverendo Clementa Pinckney, uma das nove vítimas do ato racista do atirador Dylann Roof.
Durante a homenagem, que foi acompanhada por mais de cinco mil pessoas, o presidente dos Estados Unidos cantou “Amazing Grace”, um dos louvores mais conhecidos entre cristãos do todo o mundo.

Acompanhe no vídeo a seguir:


O que poucos sabem é que a origem deste louvor envolve uma história de renúncia, compaixão e perdão. A canção foi composta por John Newton (1725 - 1807), um ex-traficante de escravos.

A conversão

Depois de um curto tempo na Marinha Real, ele iniciou sua carreira no tráfico negreiro. Certo dia, durante uma de suas viagens, o navio de Newton foi fortemente afetado por uma tempestade. Momentos depois de ele deixar o convés, o marinheiro que tomou o seu lugar foi jogado ao mar, por isso, ele mesmo teve que guiar a embarcação pela tempestade.
Ao perceber que todos, inclusive ele, que se julgava tão superiorsuperior, estavam desamparados, o capitão chegou à conclusão de que somente a graça de  de Deus poderia salvá-los.
Depois desta experiência e por causa dos ensinamentos que recebera do livro “Imitação de Cristo”, de Tomás de Kempis, John Newton resolveu abandonar o tráfico negreiro para se tornar um cristão, o que o levou a compor a canção “Amazing Grace” (“Maravilhosa Graça”, em português).
A letra foi publicada pela primeira vez em 1779. Como a partitura não fora impressa, acredita-se que o texto não era cantado, mas recitado.

Quebrando as barreiras do preconceito

Em uma de suas ministrações, Wintley Phipps – pastor mundialmente conhecido e presidente da Academia Americana de Sonhos, uma organização voltada para crianças e prisioneiros – fez um comparativo entre a história de John Newton e as teclas do piano.
“Muitos acreditam que essa canção [Amazing Grace] parece muito com um lamento da África Ocidental. John Newton ajustou suas palavras à melodia escrava”, afirmou.
“Eu vejo esta canção [Amazing Grace] e eu acredito que Deus quis que ela fosse composta extamente como foi. Isso tudo para que nós possamos perceber que há cristãos, sejam negros ou brancos, livres ou escravos. E que, aos olhos de Deus, estamos todos conectados”, afirmou.

Confira a ministração completa:


Fonte: iGospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário