Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Estudo - Juventude


Bem-vindos a mais um estudo semanal, esta semana vamos falar sobre Juventude, essa faze das nossas vidas que infelizmente um dia vai acabar, mas sabemos que Deus tem o melhor para cada um de nós, não importa a nossa idade e o momento das nossas vidas.
Vamos nos basearmos em alguns versículos bíblicos bem conhecidos que falam sobre a juventude.
O lado bom e o lado ruim dessa fase de vida, o que devemos fazer?, como agirmos e nos posicionarmos diante de Deus?
Saiba que as escolhas feitas na juventude definirão o nosso futuro, por isso ser jovem é uma enorme responsabilidade SIM, por mais que muito achem que sejam uma bobeira, uma fase em que nada nos cansa, em que não temos problemas, é uma fase muito complicada, pois o que fazemos em nossa juventude levaremos por toda a nossa vida.

O que é juventude?

Jovem é entendido como sendo forma imatura de um ser vivo, sendo o período antes da maturidade sexual. Para o ser humano esta designação refere ao período entre a infância e a maturidade, podendo ser aplicada a ambos os sexos e podendo haver variações no período de idade que ocorre de acordo com a cultura. Nesta fase, grande parte do aprendizado ocorre fora das áreas protegidas do lar e da religião, a conversa torna-se parte importante do processo.
Este grupo de pessoas não tem sido contemplado com a atenção necessária pelos setores sociais. Menos ainda o jovem do campo, que enfrenta enormes barreiras, principalmente no acesso a educação formal e informações em geral.

Qual a nossa importância para a sociedade?

A juventude, período intermédio entre a infância e a fase adulta, é indubitavelmente uma fase determinante na afirmação do “eu”, perante si mesmo e perante os outros.
Nesta fase, a consciência individual de cada um, deixa de ser quase totalmente moldada pelos adultos, como acontecia na infância e começam a emergir as primeiras “opiniões pessoais”, surgem as dúvidas, reavaliam-se valores... enfim... desenvolve-se a primeira consciência crítica, que será constantemente alterada ao longo da vida.
Sendo a juventude uma fase de preparação para a iniciação na vida adulta, é fulcral que a sociedade perceba quão importante e decisivo é o investimento nesta população.
A juventude é ainda a fase do sonho, do tudo é possível, da vida pela frente, da esperança e da irreverência.
Ou seja nós da juventude seremos o futuro, e assim houver investimentos.

A liberdade da juventude

Muitas pessoas na juventude não dão a minima pra Deus e muitos vivem falando sobre o livre arbítrio, que já levou a muitos para inferno, essa é a verdade.
A palavra diz em Eclesiastes 12:1 "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento" lembra do que falamos acima, o que fazemos em nossa juventude levaremos conosco por toda a nossa vida, então esse versículo define bem essa frase, pois nos aconselha a lembrarmos do nosso criador, do nosso Deus , enquanto não venha os dias maus, o que são dias maus? serão os dias que antecederão o fim, o apocalipse, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: não tenho neles contentamento, o que isso quer dizer? antes que cheguemos na velhice e não teremos mais alegria de viver.
Por isso falo agora sobre o livre arbítrio, pois se hoje deixarmos Deus de lado e nos enchermos da alegria e dos prazeres do mundo, não seremos felizes no futuro, hoje o mundo nos oferece tantas coisas, mas se rejeitarmos aos prazeres do mundo e dedicarmos a nossa juventude pra Deus, teremos alegria verdadeira e eterna por toda a nossa vida.

Exemplos de jovens que dedicaram suas vidas ao Senhor 

Temos alguns exemplos bíblicos de jovens que deixaram toda a sua juventude, os prazeres deste mundo para se dedicarem somente a Deus.

Samuel - Desde criança quando seus pais o entregaram no templo para servir ao Senhor, Samuel nunca se desviou dos caminhos do Senhor, e não era por obrigação que ele servia a Deus, mas porque amava o Senhor de todo o coração.
Daniel - Quando foi levado a Babilônia preso, ele rejeitou os manjares do Rei, e decidiu pela fé comer apenas legumes e verduras e foi visto pelo rei como o mais formoso, com a aparência melhor do que os outros jovens que comeram dos manjares do rei. Daniel mesmo sabendo do decreto que dizia que quem fosse pego adorando a outro Deus seria lançado na cova dos leões, ele não se importou, ele continuou orando ao seu Deus três vezes ao dia, e quando foi para a cova, nenhum dos leões ferozes e famintos tocaram nele.
Sadraque, Mesaque e Abede Nego - Três jovens, amigos de Daniel, eles não se curvaram diante da estatua do rei e foram lançados na fornalha, e não aconteceu nada com eles, pois Deus o quarto homem da fornalha estava ali, passeando no meio do fogo com eles.


Deus te escolheu

É isso mesmo, Deus te escolheu, e esse é um dos motivos que você tem para dedicar a sua juventude ao Senhor.
"Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno" 1 João 2:14
Somos fortes e verdadeiramente temos um grande potencial para vencermos qualquer coisa, por isso Deus nos escolheu, pois a nossa força tem muita importância para ele, pois com a nossa força podemos resgatar outros jovens do mundo das drogas, da prostituição, da violência, do abuso, da vida escravizada por satanás, podemos vencer o maligno.
Isso é muito gratificante, somos úteis para o Senhor, talvez você esteja pensando "Eu sou escolhido?", talvez você tenha ouvido tantas palavra contrárias a estas que isso te fez perder a sua fé em Deus, mas eu te digo que você é forte, e você pode mudar o mundo e Deus conta com você para fazer isto.
Os jovens do mundo lá fora não são fortes, pois eles não conhecem o Deus do qual eu estou falando para você neste estudo, por isso a palavra diz em Isaías 40 "Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão".
Somos incansáveis, pois a nossa força é renovada pelo Senhor, para que possamos prosseguir e viver tudo aquilo que ele tem preparado para cada um de nós.

Não desperdice a sua juventude com coisas que não valem a pena, não queira carregar em seu corpo marcas do pecado, tenha um juventude voltada para o Senhor, dedicada ao Senhor, pois assim você terá um futuro bem sucedido fisicamente, materialmente e espiritualmente.
Que este estudo possa te abençoar e o que eu não soube expressar, que o Espírito Santo possa falar mais alto em cada coração. Deus te abençoe e até o nosso próximo estudo.

Referências - Eclesiastes 12:1 - 1ª João 2:14 - Isaías 40:30-31

Nenhum comentário:

Postar um comentário