Powered By Blogger

sábado, 22 de julho de 2017

Túnel do Tempo: Diante do Trono - Parte 2

Na semana passada tivemos a primeira parte do Túnel do Tempo que está contando a História do Diante do Trono, que se iniciou em 1998 e marcou todo o país, revolucionando o louvor e adoração brasileira. Na primeira parte falamos do inicio do Ministério da Igreja Batista da Lagoinha desde 1998 à 2006. (Você confere a primeira parte CLICANDO AQUI).
Hoje vamos para a segunda parte desse história e vamos falar sobre os 10 anos Diante do Trono até ao Diante do Trono 13, de 2007 à 2010.


2007 - 10 Anos Diante do Trono


No ano de 2007 o Ministério Diante do Trono entrou no ano em que completaram 10 anos de existência, trazendo em sua história momentos que marcaram todo o país de forma especial. E esse momento não podia passar em branco. E naquele ano o DT gravou 3 CDs e DVDs que marcaram o fechamento de um ciclo, como disse Ana Paula Valadão Bessa.
Seleção Comemorativa Tempo de Festa (10 Anos DT) - Em março de 2007 o Diante do Trono gravou "Tempo de Festa", um CD duplo e DVD especial em comemoração aos 10 anos de carreira na Via Funchal, que apresenta as canções-tema de cada um dos 9 CDs do grupo e ainda sucessos como "Manancial", "Tempo de Festa" e ainda a música inédita "Amado Salvador", composta pela líder da banda especialmente para este trabalho. o DVD possui um documentário, que conta a história do Ministério. Para este projeto, o Ministério realizou o sonho de trazer um som mais sinfônico com Violões Celos e Violinos. Destaque para "Amado Salvador", "Preciso de Ti", "Nos Braços do Pai", "Manancial" e "Diante do Trono".

Música - Amado Salvador





10 Anos Diante do Trono - "Tempo de Festa"  foi o último projeto que contou com a pastora Renata Valadão no vocal, que após esse álbum, desligou-se definitivamente do grupo. Segundo a crítica especializada, o ponto fraco do evento foi a falta de inovação.
Seleção Comemorativa Com Intensidade (10 Anos DT) - No Congresso Internacional de Louvor & Adoração daquele ano ano, o conjunto gravou o segundo CD e DVD em comemoração aos 10 anos: "Com Intensidade", que traz somente as músicas animadas do grupo que marcaram época. O DVD também traz o documentário, que conta a história do Ministério. Destaques para as músicas "Com Intensidade", "Tempo de Festa", "Quem é Deus como o nosso Deus?", "A Quem Temerei?" e  "A Vitória da Cruz"


Música - Com Intensidade



"Com Intensidade" foi lançado somente no ano de 2008 pelo Ministério de Louvor Diante do Trono, trazendo 10 faixas no CD e 12 no DVD.

Confira o Documentário AQUI



DT 10 - Em Julho, pouco antes do lançamento de "Tempo de Festa", o Diante do Trono gravou seu décimo álbum: "Príncipe da Paz", gravado na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, com público de mais de 100 mil pessoas, em um dos momentos do DVD, Ana Paula Valadão profetiza contra o carnaval e intercede pelas chaves do Rio de Janeiro. A gravação aconteceu em uma data simbólica, dia 7/7/7 (O número 7 na Bíblia é o número de Deus, o número da perfeição). Destaque para as músicas "Mais que Vencedor", "Debaixo dos Nossos Pés" (solo de André Valadão), "Cordeiro e Leão", "Príncipe da Paz", "Tudo Vem de Ti", "Tua Glória" (dueto de Ana Paula Valadão e Soraya Gomes) e a regravação em português de "Aleluia de Handel", onde Ana Paula Valadão Bessa mostrou toda sua potência vocal, alcançando notas altíssimas. Todas as músicas são de autoria de Ana Paula Valadão, exceto "Aleluia de Handel".

Música - Príncipe da Paz




A obra foi considerada como um encerramento de um ciclo, ao se encerrar o projeto "Brasil Diante do Trono", com gravações em todas as regiões do Brasil. No Troféu Talento aconteceu o mesmo que no ano anterior: o conjunto venceu em sua maioria nas categorias infantis.


DT11 - Em Recife, nas noites dos dias 4 e 5 de julho no Chevrolet Hall o Ministério gravou o trabalho "A Canção do Amor". disco retomou o conceito do álbum "Quero me Apaixonar" de 2003, porém com um foco mais explícito. Foi o segundo álbum do Diante do Trono a ser gravado na região Nordeste, o primeiro foi o "Esperança" DT7 no ano de 2004, e pela segunda vez o grupo gravou em duas noite, a primeira fez aconteceu no ano anterior (2007) na gravação dos 10 Anos Diante do Trono, "Tempo de Festa". O CD "A Canção do Amor" traz 11 faixas, incluindo um Espontâneo e o DVD 15 faixas incluindo 2 músicas extras que não foram para o CD. Destaque para "Desperta", "Com Júbilo Eu Canto", "Confio em Teu Amor", "O Teu Amor" (trio de Ana Paula Valadão, Helena Tannure e Soraya Gomes. Trio que não se via nas gravações desde 2000 no "Águas Purificadoras", onde o trio se formou em "À Sombra do Altíssimo"), "A Canção do Amor" e "Porque Te Amo". No DVD, destaques para "Deuteronômio 11" e "Oásis" (dueto de Mariana Valadão com Marine Friesen).

Música - A Canção do Amor




Neste DVD Ana Paula Valadão conta o testemunho de sua mãe, que no ano anterior se preparou para a gravação do "Príncipe da Paz" no Rio de Janeiro, mas por problemas de saúde não pôde participar daquela gravação, e toda família testemunhou no palco a cura de Renata Valadão e também a gravidez de Cassiane Valadão (Esposa de André Valadão), que no final daquele ano deu à luz ao Lorenzo, primeiro filho do casal e segundo neto da família Valadão. 
"A Canção do Amor" também foi o álbum que teve a participação especial de André Valadão, que depois do Congresso Internacional de Louvor e Adoração daquele ano deixou o Ministério, para se dedicar a carreira solo.

2009

Em 2009 foi anunciada uma parceria entre o conjunto e a gravadora Som Livre. Uma coleção do grupo foi vendida nas bancas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte em fevereiro de 2009. Trata-se da Coletânea que trouxe ao público mineiro e carioca 16 CDs, cada um do um titulo e com o subtitulo "A reunião de canções que marcaram o país". E em uma apresentação em Manaus, Ana Paula Valadão Bessa chegou a anunciar que a cidade sediaria a gravação do décimo segundo trabalho do grupo. Porém, como não houve liberação do local em prazo hábil. 


DT12 - Muitas foram as hipóteses que a banda não lançaria mais álbuns. Porém, no X Congresso de Louvor e Adoração, realizado em 2009, Ana Paula cantou "Vestes de Louvor", na abertura. Foram cantadas também "Tu És o motivo", "Te exaltamos, Pai" e "Encontro das águas" (na época, foi apresentada como canção-tema). No site oficial do ministério foi anunciado que a gravação seria em Belo Horizonte, num ajuntamento menor. E durante um dos cultos da IBL, Ana anunciou o novo título, "Tua Visão". Diferente de todos os anos o grupo pela primeira vez gravou seu CD e DVD anual em 1º de agosto na Praça da Estação em BH, depois de 8 anos sem gravar na capital mineira, de onde o ministério saiu. Neste 12º álbum do DT, foram apresentados novos músicos e cantores que vieram do CTMDT (Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono) que também tiveram solos neste projeto. "A Tua Vontade" (anteriormente era dueto de Roberta com Ana Nóbrega, depois passou a ser dueto de Roberta e Helena), "Tu És o Motivo" (muitos anunciaram que seria solo de Graziela Santos, mas no final ficou com Ana Nóbrega), e "Te Exaltamos, Pai", (um dueto de Ana Paula Valadão com Israel Salazar, como foi anunciado no Congresso Internacional de Louvor e Adoração daquele ano).
Destaques para as músicas "Vestes de Louvor", "Bençãos que Nem Sei Contar" (que traz a releitura de "Te Agradeço" de 1998), "A Tua Vontade", "Tua Visão", "Tu és o Motivo", " Te Exaltamos, Pai" e "O Encontro das Águas" (que seria tema do projeto).

Música - Tua Visão




Diante do Trono 12, marcou os 12 anos de Ministério Diante do Trono e trouxe as regravações de "Te Agradeço" em uma releitura na música "Bençãos que Nem Sei Contar", "Deus de Amor" do DT1 que está no CD e no DVD, "Preciso de Ti" DT4, "Nos Braços do Pai" DT5 e "Faz-nos Um" DT8.
"Tua Visão" conta com as participações especiais de Nívea Soares, Fernanda Brum em "O Encontros das Águas", Felippe e Mariana Valadão em "Meu Irmão" (que até o ensaio geral seria um trio entre os Irmãos Valadão, Ana Paula, André e Mariana).
Após ao Congresso Internacional de Louvor e Adoração daquele ano, Mariana Valadão deixou o Ministério para se dedicar a carreira solo.
Segundo a crítica especializada, o trabalho confirmou a necessidade de uma renovação musical no Diante do Trono.
Naquele mesmo ano, após a gravação, Ana Paula Valadão Bessa e sua família se mudaram para os Estados Unidos, onde moraram por dois anos. Nesta época hipóteses de que o Diante do Trono ia acabar chegou a ser divulgada em algumas mídias sociais, porém em entrevista a líder do DT confirmou que o Ministério ia continuar gravado e ministrando ao redor do Brasil.


DT13 - Morando fora do Brasil, Ana Paula retorna ao Brasil e durante o Congresso Internacional de Louvor e Adoração do ano 2010 anuncia a gravação do 13º álbum do DT em Barretos, e apresenta as músicas "Aleluia" e "Oleiro" (que foi cogitada como tema do álbum por muitos fãs e admiradores do ministério, devido o tema do Congresso daquele ano falar sobre o Oleiro, baseado em Jeremias 18). Antes da gravação do décimo terceiro trabalho, o Diante do Trono criou um site dedicado para a gravação da obra musical na cidade de Barretos, intitulada Aleluia. No dia da gravação, a banda fez um trabalho social em uma parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, em uma campanha de doações de medula óssea.  Na noite do dia 17 de Julho de 2010, com um público de mais de 60 mil pessoas dentro da Arena do Parque do Peão de Boiadeiro e mais de 150 mil presentes. Segundo Ana Paula Valadão, Deus já havia falado com ela que era para o grupo perseguir os lacais de festa do Brasil, e naqueles locais fazer uma festa santa para Ele. Destaque para as músicas "Aleluia", "Digno de Adoração", "Glória", "Oleiro" e "Canção do Apocalipse" (versão de Revelation Song, a primeira versão gravada pelo grupo após "A Ele a Glória" de 1999).

Música - Aleluia 




Houve algumas novidades que fizeram repercutir esta gravação: introdução de regravações de trabalhos anteriores como a música "Este é o dia" do DT2 em ritmo country em homenagem à Barretos, "Eis-me-aqui" do DT7 com a participação de Ludmila Ferber, "Águas Purificadoras" do DT3, "Manancial" do DT1 com participação de André Valadão, que também solou a música "Digno de Adoração" e "O Espírito e a Noiva dizem: Vem" do DT3 entoada no fim da gravação, além também da "Revelation Song" na versão de Ana Paula Valadão "Canção do Apocalipse". 
O álbum foi, na época o mais pop rock da banda, unindo o som das guitarras com os metais. O álbum Aleluia foi o último que contou com a antiga formação do grupo, após o lançamento do mesmo, a orquestra e alguns vocais como o casal Tannure ,Soraya Gomes e também o casal Clay Peterson e Graziela Santos se desligaram oficialmente. Foi o álbum gospel mais vendido de 2010.

E na semana que vem vamos conferir a terceira e última parte da História do Diante do Trono, que vai dos anos de 2011 até este ano de 2017.

Veja também - Túnel do Tempo: Diante do Trono - Parte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário