Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Estudo - Vasos de Barro


Bem-vindos a mais um estudo da palavra no nosso Blog, e hoje nós vamos falar sobre a passagem de Jeremias 18, onde Jeremias desce a casa do Oleiro a mando do Senhor e lá ele viu o que Deus queria fazer na nação de Israel.
Hoje nós vamos saber o que Deus quer fazer em nossas vidas como Oleiro e como precisamos ser tratados pelo mãos santas e poderosa do Senhor.

Referência Principal - Jeremias 18:1-6

"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:

Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.

Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."

Levanta-te, e desce à Casa do Oleiro

Essa palavra que foi dita pelo Senhor a Jeremias, são as mesmas que o Senhor nos diz hoje. Preciamos muitas vezes nos levantar da posição que nós estamos, posição de soberba, de altivez, de independência e desce a casa do Oleiro.
É preciso descer os degraus da humilhação e voltar a velha forma de barro e deixar com Deus faça em nós o que está no coração dele. Muitas vezes estamos longe do centro da vontade de Deus e voltar para a roda do Oleiro e voltar para o centro da vontade de Deus, onde reconhecemos que somos nada.
"Levanta-te, e desce à Casa do Oleiro." diz o Senhor.

O que há na casa do Oleiro?

Na Casa do Oleiro há cura, há libertação, há purificação, há refrigério, há renovo, e principalmente há transformações profundas para as nossas vidas. Onde Deus nos faz abandonar a velha forma e nos dá uma nova força, uma forma de vaso novo, maleável e últil nas suas mãos.

O Porque ser vaso de barro?

Há varios tipos de vasos, mas Deus quer que sejamos o vaso de barro, o mais simples, o mais hulmide onde as características dele podem ser visíveis em nossas vidas.

O Processo de Deus

O Processo de Deus é parecido com o processo do oleiro. Nós que somos barro somos escolhidos por Deus para nos tornar vasos.
Mas o processo de transformação é longo e muito dolorido. Está nas mãos do Oleiro não é fácil, pois para chegarmos a forma de vaso de barros o Senhos trata as nossas vidas de forma que ele retira de nós todas as "pedrinhas" que podem atrapalhar o processo de transformação.
As pedrinhas significam os pecados. Os pecados que muitas vezes estão maquiados de espiritualidade, de uma santidade que não existe, e o Senhor no seu processo, ele retira todas as pedrinhas.
E por que dói? Porque muitas vezes já estamos tão acostumados a pecar, que o pocado se torna um hábito, uma prática incessante que faz parte das nossas vidas.
As pedrinhas significam lembranças. Lembranças de uma passado de dor e de sofrimento que nos impede de sermos vasos úteis nas mãos do Senhor.
E por que dói? Porque quando mechem no nosso passado, quandos trazem a lembrança um passado dolorido, difícil, de sofrimento que nós tivemos isso nos trás mágoas, rancores, ódios e mais sofrimento, por isso dói.
Depois de retirar as nossas pedrinhas eles nos amassa e assim ele retira as impurezas mais profundas que existe em nossas vidas
As Impurezas mais profundas significam quartos escuros. O que é quartos escuros? Quartos escuros significa o pecado que a gente nem sabe que tem, mas está escondido dentro de nós.
E por que dói? Porque nos gera constrangimento saber que estavamos pecando sem saber.
Neste processo de Deus está presente a Água assim como no processo do Oleiro. A água serve para que o barro possa ser trabalhado, para que haja “plasticidade”, ou seja, ele possa ser moldado sem se quebrar.
Isso nos faz entender que a águas serve para que no meio do processo da transformação de Deus em nossas vidas não possamos voltar atrás.
Depois desse processo, entramos na roda do Oleiro, onde somos moldados pelo Senhor, mas mesmo na roda pode ser achadas impurezas no Barro, sendo assim o Oleiro fere e começa a fazer um novo vaso. Isso te lembra algo?
"Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer." Jeremias 18:4
E esse processo vai acontecendo em nossas vidas, até que cheguemos a forma de vaso de barro, de vaso perfeito de vaso últil na presença de Senhor.
E ainda tem mais.
O vaso passa pelo forno. A etapa do forno diz respeito à provação maior a que o servo se submete. Na Obra, para ser usado, o servo precisa ser provado e aprovado pelo Senhor. Esta é a última etapa e se ainda houver falhas ou impurezas no barro, o estrago poderá ser irreversível ao ser levado ao forno. Ele não só quebrará, como poderá espatifar-se em inúmeros pedaços e tornar impossível a reconstituição.
Depois que passa pelo forno, se o vaso rachar ou quebrar, só há duas coisas a fazer para tentar recuperar o barro:
  1. Tentar reparar o vaso, o que seria um “arranjo” e deixaria marcas visíveis. Na vida do servo, depois de passar pela prova e ser usado, quando ele quebra, mesmo que seja reparado, ficarão marcas, algumas bem visíveis, por toda a vida e farão com que ele não possa ser usado com todo o potencial, pois sua resistência está comprometida.
  2. Desmanchar o vaso e moer o barro. Neste ponto, entretanto, o barro não tem mais a mesma maleabilidade, a mesma liga, e não pode mais ser feito um vaso dele. Ele só serve para a confecção de esculturas. Isso nos fala de quando o servo sofre um grande dano em sua vida espiritual, depois de ter passado pelo forno. Ele até pode voltar a ser um servo e a estar na condição de barro nas mãos do oleiro, mas dificilmente poderá ser usado novamente como um vaso. Ele apenas terá uma forma definida pelo Pai, assim como uma escultura, e muitas vezes só serve de “enfeite” na igreja, porém ele poderá ser usado por Deus, porque para Deus não há impossíveis.
De muitas formas Deus deseja usar seus servos em sua casa e na sua Obra, todas, porém, para a sua adoração. Entre elas, a Palavra registra:
  • NA EVANGELIZAÇÃO (Marcos 16:15)
  • NO LOUVOR (Salmo 150)
  • NA ASSISTÊNCIA AO VISITANTE (Col. 3:16, I Tess 5:11)
  • NOS DONS ESPIRITUAIS ( I Coríntios 12:1 a 11)
  • NO SERVIÇO (ZELO) DA CASA DO SENHOR ( João 2:17)
  • NO DIACONATO ( I Timóteo 3:13)
  • NO MINISTÉRIO ( Hebreus 8:6)
  • NA ORAÇÃO ( II Tessalonicenses 3:1)
Escolha ser um vaso de barro, escolha ser um vaso últil na presença de Deus, escolha ser cheio mesmo que para isso você tenha que passar pelo Processo tão dolorido, tão longo e tão dificil, mas que vai te trazer cura, libertação, restauração e uma nova vida depois que você for aprovado no processo de Deus.

Que Deus possa continuar abençoando a sua vida e o que eu não soube expressar que o Espírito Santo fale mais alto em cada coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário