Powered By Blogger

domingo, 31 de julho de 2016

Semana de Pentecostes (Dias 6 e 7) - Julho de 2016

A penúltima noite da Semana de Pentecostes foi marcada pela palavra de Deus, que nos ensinou o que é andar e viver no Espírito.


(Dia 6)

A noite de ontem foi  aberta com a Pastora Catarina lendo juntamente com a igreja o versículo que Efésios 5:18. Em seguida foi feita a oração inicial.
O Min. de Louvor conduziu a igreja à adoração, ministrando as seguintes canções:

  • Maravilhado + Espontâneo
  • Yeshua
  • Se Não For Pra Te Adorar
  • Humildade + Espontâneo

Durante o louvor, tivemos momentos de oração, de clamor, de busca por mais do Espírito Santo. Os diáconos se revesaram e foram a frente, conduzindo a igreja à buscar mais poder e unção do Espírito Santo.

Palavra

O Pastor Sílvio foi o preletor da noite de ontem e antes de começar a ministrar a palavra ele deu um testemunho sobre seu filho, que teve envolvimento com drogas.
Há alguns meses que meu filho tinha sumido, e eu sempre estive orando para que Deus o guardasse se fosse da vontade dele. E quando foi essa semana ele recebeu uma ligação dizendo que o seu filho tinha voltado pra casa, e o seu filho conversando com ele disse que esse tempo todo ele estava em uma casa de recuperação, e hoje está indo à igreja, completamente liberto do vício das drogas.
"Se Deus fizer ele é Deus, e se ele não fizer ele continua sendo Deus. Se Deus te curar ele é Deus, ele não te curar ele continua sendo Deus", disse o Pastor, se referindo também à uma música que tem tocado nas rádios.

Baseado em Gálatas 5:18, ele falou sobre O Que Andar e Viver no Espírito?

Ele disse que quando andamos com uma pessoa nós muitas vezes pegamos alguns hábitos, manias e modos daquela pessoas e aplicamos aquilo em nossas vidas também. "O ditado lá fora diz: Me diga com quem andas, e eu direi que és. E nós temos andado com o Espírito Santo. E o que temos pegado dele?", ministrou o Pastor, dizendo que nós devemos ter em nós os hábitos do Espírito Santo, devemos agir como ele age, devemos viver como ele vive, devemos ser como ele é.
O Pastor também nos questionou, peguntando por que nós queremos ser batizados com o Espírito Santo? Pra que nós queremos ser batizados com o Espírito Santo?
"As vezes nós dizemos eu vou na semana de pentecostes, eu vou ser batizado com o Espírito Santo, eu vou falar em linguás. Mas as vezes não é isso que Deus quer para você... As vezes você está buscando o batismo com Espírito Santo e Deus fala você está precisando de uma cura... As vezes você está buscando falar em linguás, mas Deus quer te dar o dom de profetizar, as vezes Deus que te dar o dom de curar.", disse Sílvio.
Muitas vezes nós nem sabemos o que é que estamos buscando. "Muitas pessoas falam em linguás, mas nem sabe o que estão falando. Você deve buscar também o dom de interpretação de linguás", ministrou o preletor, e falou sobre o discernimento de Espírito, falando que a gente que é cristão de verdade sabe quando é de Deus e quando é da carne, e falou sobre um episódio que aconteceu em sua vida.
Para sermos batizados com Espírito Santo nós temos que ter FÉ E OBEDIÊNCIA.
"Fé e Obediência andam lado a lado. Pois para recebermos o batismo com Espírito Santo nós temos que crer, e quando somos batizados com Espírito Santo temos que obedecer", disse o Pastor Sílvio.

Ministração

Com toda a igreja à frente do altar, o Pastor conduziu maus uma oração pedindo para que o Espírito Santo se fizesse presente em nossas vidas.

(Dia 7)

O Encerramento da Semana de Pentecostes foi marcado por muito choro e quebrantamento na presença do Espírito Santo.

A noite de hoje foi aberta pela Pastora Catarina, que leu juntamente com a igreja o versículo de Efésios 5:18 - "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito". Após as orações inciais, a Pastora passou a palavra para o Min. de Louvor, que ministrou as seguintes canções:

  • Humildade + Espontâneo
  • Derrama Tua Glória + Oração com o Primeiro Diácono Inácio
  • Me Queima Com Brasas Vivas
  • Ele Vem + Oração com a Pastora Deise
  • O Que A Tua Glória Fez Comigo
  • Abençoado Será (Ofertas) + Oração com o Pastor Sílvio
Palavra

A Pastora Catarina foi a preletora do encerramento desta semana de busca por mais do Espírito. Baseada em Efésios 5:18 e Atos 2:4, ela lembrou de trechos das ministrações realizadas por outros preletores durante esta semana. E deu também seu testemunho dizendo que ela estava com uma forte dor de cabeça e ela orou ao Senhor dizendo que ela não queria está passando mal no encerramento do Pentecostes, e hoje ela estava no altar ministrando completamente curada.
"A Semana de Pentecostes é uma luta... quando nós entramos no mês de julho, a irmã Lili ficou doente, a irmã Célia ficou doente, a irmã Conceição ficou doente, a irmã Maria José ficou doente e foi parar no hospital...", disse a Pastora, que também testemunhou a cura de todas essas irmãs.
"Foi falado aqui sobre a pessoa do Espírito Santo... foi falado aqui porque nós queremos ser batizados com Espírito Santo... foi falado aqui pra que nós queremos ser batizados com Espírito Santo.", disse Catarina. E assim começou a ministrar a palavra, baseada também no Estudo Abaixo:


Em Gênesis 1.2 é a primeira referência ao Espírito Santo. Em toda a Escritura vemos sua pessoa é abundante. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade e possui todos os atributos divinos: Onipotência, (Rm 15.13) Onisciência, (Is 40.13,14) Onipresença, (Sl 139.7-10) Soberania,(Jo 3.8) Eternidade (Hb 9.14), etc. Ele é uma pessoa e não uma força ativa, energia ou influência, como desejam alguns. O Espírito Santo opera em todas as esferas: física, moral e espiritual.

1. O Espírito Santo tem personalidade

Ele possui intelecto, (1 Co 2.10-13) emoções, (Ef 4.30; Tg 4.5) e vontade. (1 Co 12.11)
Ele move pessoas (2 Cr 36.22; Ag 1.14)
Ele ensina e lembra (Jo 14.26)
Ele ordena. (At 8.29; 10.19,20; 13.2)
Ele testifica de Cristo. (Jo 15.26)

2. A operação do Espírito Santo na vida do pecador

Ele convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-11)
Ele opera a conversão (Jo 3.3.5; Rm 8.11)

3. Algumas ações do Espírito Santo na vida do crente:

É dado no ato da conversão (Pv 1.23; Ef 1.13).
Habita somente no crente. (Gl 4.6; Rm 5.5; 1Jo 3.24) O mundo não pode receber! (Jo 14.17)
Ele é o penhor (garantia) de nossa salvação. (2 Co 1.22; Ef 1.13,14)
Dá garantia de que somos filhos de Deus (Rm 8.16)
Não nos controla, mas guia-nos na verdade. (Jo 16.13; Rm 8.14; Gl 5.18)
Ele nos purifica (Rm 1.4; 1 Pe 1.2)
Ele nos santifica contra a natureza carnal (2Ts 2.13)
Abre nosso entendimento para compreender as Escrituras (1 Co 2.10)
Ele intercede e ajuda em nossas fraquezas. (Rm 8.26)
Capacita o crente para a obra de Deus. (At 13.2-4)
Fortalece o crente transformando-o a cada dia. (Ef 3.16-17; 2 Co 3.18)

4. Alguns nomes do Espírito Santo

Espírito de Deus – Ele executa a vontade divina. (Jo 1.1-5; Gn 1; 2.1-3)
Espírito de Cristo – Ele glorificar o nome de Cristo. (Jo 16.14)
Consolador – Do grego “paracletos” – significa alguém chamado para ficar ao lado de outrem para ajudá-lo em qualquer eventualidade. (Jo 14.16,17; At 9.31)
Espírito da Verdade – (Jo 16.13).
Espírito de Sabedoria e de Revelação – (Is 11.2; Ef 1.17; At 6.10)

5. A operação do Espírito Santo na Igreja

Na obra missionária (At 13.1-4);
No ministério da pregação – É necessário unção do Espírito para pregar a Palavra afim de que a mensagem não seja vazia, insípida e sem poder. Pedro pregou em Jerusalém com poder e assim os judeus foram convictos e se arrependeram de haver rejeitado e crucificado Jesus o Messias (At 2.37-41; 4.33);
Ele fala à igreja – At 15.28. Em apocalipse aparece 7 vezes a expressão “quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (2.7; 11, 17, 29; 3.6, 13, 22);

6. Alguns símbolos do Espírito Santo:

Fogo (ardor) – Refere-se a limpeza, purificação, zelo ardente (Is 4.4; Mt 3.11,12 Jr 20.9)
Vento – Simboliza soberania e obra regeneradora. (Ez 37.9; Jo 3.8; At 2.2)
Água – Fonte de água viva que inunda nossas almas purificando, refrescando, saciando a sede, e tornando-nos frutíferos. (Ez 36.25-27; Jo 3.5; 4.14; 7.38,39)
Selo – Como propriedade de Deus temos que conservá-lo até a sua volta. (Ef 1.13; 4.30; 2 Co 1.22; 5.5)
6.5 Azeite – No AT era usado para ungir reis e sacerdotes em Israel. (Sl 133.2) Ser ungido significa ser revestido de autoridade de Deus para determinada tarefa espiritual ou secular.     (Sl 45.7); No NT quando alguém está enfermo deve chamar os presbíteros para unção e oração. (Tg 5.14,15).
Pomba – Fala de brandura, amabilidade, doçura, simplicidade e paz. (Mt 3.16; 10.16)

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5.18) 

Ministração

"Nós começamos a semana ungindo os irmãos, e sentada ali o Espírito Santo falou que era para encerramos ungindo os irmãos novamente", disse a Pastora Catarina.
E ao som de "Rendido Estou", a igreja foi a frente e recebeu a unção, e formaram um grande círculo de oração, e assim toda igreja começou a se render a presença do Espírito Santo de Deus.
Um momento de choro, quebrantamento e de entrega ao Espírito Santo de Deus.

Veja como foi os outros dias da Semana de Pentecostes na Postagem em Destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário