quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Edir Macedo vê preconceito nas notícias sobre o Templo de Salomão
Em seu blog, o bispo Edir Macedo fez duras críticas à imprensa e a todos que nas redes sociais discutem sobre o valor gasto para a construção do Templo de Salomão.
Os 680 milhões arrecadados entre os fiéis do mundo todo é geralmente citado para dar ênfase na grandiosidade do megatemplo que tem espaço para receber 10 mil pessoas, uma construção que demorou quatro anos para ficar pronta.
Na visão do idealizador do projeto, todas as críticas ao Templo de Salomão são causadas por pré-conceitos com o objetivo de tirar o valor espiritual da igreja para ligá-la à ostentação de dinheiro.
“Os comentários não têm fundamento lógico. É só achismo preconceituoso. Mas é de se esperar”, disse ele ao criticar os jornalistas que trabalham em grandes veículos de comunicação como o UOL, Estadão e Folha de São Paulo.
No texto Edir Macedo responde alguns questionamentos comuns entre os críticos da Igreja Universal, sendo o principal deles a fala de que com o valor gasto na construção daria para construir hospitais e escolas.
“Se eu lhe dissesse que o dinheiro que você gasta comprando roupas caras, passeios, baladas, sua cerveja, maços de cigarro ou qualquer outra coisa que não fosse o básico para viver, deveria doar aos pobres, ajudar a construir uma escola ou hospital… O que você responderia?”, questiona.
“Uma das respostas poderia ser que não é obrigação sua. A responsabilidade disso é do Governo. Então por que jogar isso nas costas da Igreja?”
Mas dizer que a igreja não tem a função do Estado não significa que ela não tenha responsabilidades junto à sociedade, tanto é que o líder religioso fez questão de listar alguns, dos vários, projetos sociais mantidos pela Igreja Universal.
Deus não habita em templos feitos por mãos de homens
Outra crítica comum, que parte dos próprios evangélicos, tem como base o versículo de Atos 17.24 que diz: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da Terra, não habita em templos feitos por mãos de homens”.
A resposta dada por Macedo é que o Templo de Salomão da IURD tem o mesmo objetivo do projeto nascido no coração do Rei Davi, que deixou seu filho, Salomão, como responsável para realizá-lo: glorificar ao Senhor.
“Deus não habita em lugares construídos por homens, mas pode escolher encher com Sua Glória e Se fazer presente nesse lugar e na vida dos que O buscam em verdade.”
Quanto é a entrada?
Muito se fala sobre a cobrança de R$ 40 a R$ 45 para entrar no Templo de Salomão, como o Gospel Prime já explicou outras vezes o valor se refere ao ônibus das caravanas vindas de diversas igrejas da Universal na cidade de São Paulo e Grande São Paulo.
Edir Macedo, e sua colaboradora Rafaella Rizzo, explicam que a medida de organizar caravanas serve para evitar uma série de problemas como aglomerações, lotação do templo, tumultos, trânsito na região e muitos outros.
Opinião Amigos do JM
Entrar nesse assunto de ofertas e dízimos é algo sempre chato, pois o que as pessoas não entendem é que pastor de igreja nenhuma no Brasil e fora do Brasil obrigam aos fiéis darem ofertas e dizimarem na casa de Deus, isso tudo é voluntário, o templo foi construído com ofertas voluntárias e não roubadas.
E gente as igrejas estão crescendo, no mundo inteiro, existem igrejas hoje no Brasil com 60 mil membros, se o tamanho do templo é algo absurdo, precisamos é mais uma vez rever nossos conceitos, pois falamos sem saber o que se passa no coração e na mente da pessoas que começou a planejar e a sonhar com o templo.
E hoje a obrigação da igreja é fazer serviços comunitários como vemos em muitas igrejas, a função da igreja é ajudar o próximo fazendo doações de comidas, roupas, calçados e etc, a função da igreja não é construir hospitais e escolas, se puderem e quiserem construir que bom, seja feito esse bem para a sociedade, mas não podemos colocar toda as responsabilidades em cima das igrejas, o governo recebe nossos impostos para isso e a igreja recebem ofertas voluntariamente para a manutenção da igreja e para outros fins como os serviços comunitários.
Entrada paga, gente isso é algo que nem quero questionar pois tenho opinião defensora da medida tomada, e tenho opinião que critica a medida tomada, pois é uma igreja acima de tudo.
É algo complicado, porque muitos não procuram saber do que falam, muitos falam sem conhecer a verdadeiras intenções e acabam causando isso como vimos acima, o Bispo respondendo as criticas, e o pior ele pode ter as suas respostas voltadas contra ele, pois muitos vão falar: "Nossa respondendo desse jeito, é Bispo, é da Igreja, é da Universal", sendo que ele só está defendendo as suas intenções, a sua igreja, a obra que ele fez para glorificar o nome do Senhor e se não for para isso a máscara um dia cai, mas que sou eu e quem é você para julgar? são tantos pastores ladrões por aí, infelizmente e todos defendem com unhas e dentes, falam mau dos que hoje estão na mídia, que tem programas de TV, que são donos de tantas empresas, porque hoje se um pastor comprar uma mansão, foi com o dinheiro dos fiéis, e a palavra que diz que o pastor é digno do seu salário fica onde? E os pastores que além de pastorear igrejas tem sua profissão secular? Temos que pensar em todas hipóteses antes de falarmos qualquer coisa.
Fonte: Gospel Prime - Adaptação: Amigos do JM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário