Powered By Blogger

domingo, 1 de janeiro de 2017

Primeiro Culto do Ano - Janeiro de 2017

Hoje aconteceu o primeiro culto do ano de 2017 na IEQ de Engº Pedreira. Momentos de muita entrega e rendição marcaram o começo deste novo ano.


O primeiro culto do ano de 2017 foi iniciado com a Pastora Catarina lendo juntamente com a igreja um Salmo. Logo em seguida ela fez as orações iniciais e passou a palavra para o Ministério de Louvor, que ministrou as seguintes canções:

  • Poderoso Deus
  • Abraça-Me
  • Ele Vem
  • Mão do Senhor
  • Pra Sempre + Espontâneo 
  • O Melhor de Deus Ainda Está Por Vir (Ofertas)

Após a ministração das ofertas a Pastora Catarina apresentou a visitante e orou pelo preletor e pela ministração da palavra de Deus desta noite.

Palavra

O Pastor Sílvio foi quem ministrou a palavra de Deus no primeiro culto do ano de 2017. Baseado em Provérbios 4:23, ele falou sobre a Natureza do Coração, dizendo para guardamos tudo o que é bom dentro dos nossos corações, e para guardarmos esse coração neste mundo mal, pois preservando o nosso coração, preservamos a nossa vida espiritual. 
O nosso coração é o que comanda a nossa vida, pois quando se fala que fulano morreu de morte cerebral, devemos concluir que ele ainda não morreu totalmente, pois o seu coração continua batendo, o cérebro só tem a função de transmitir aquilo que o coração quer que façamos.
A palavra diz em Salmos, a tua palavra eu guardei no meu coração, para não pecar contra ti. É o nosso coração que decide se vamos para o céu ou para o inferno, pois são os seus atos que serão julgados no grande dia. Por isso o Espírito Santo é aquele que nos convence, pois se o nosso coração é errante, o Espírito Santo trás isso não a nossa mente, mas ao nosso coração.
E assim ele começou a basear suas palavras no texto a seguir:

A NATUREZA DO CORAÇÃO DISTANTE DE DEUS


Quando Adão e Eva deram ouvidos à tentação da serpente para que comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal, sua decisão afetou horrivelmente o coração humano, que ficou repleto de maldade. Desde então, segundo o testemunho de Jeremias: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17.9).
Jesus confirmou a descrição de Jeremias, quando disse que o que contamina uma pessoa diante de Deus não é o descumprimento de uma lei cerimonial, mas, sim, a obediência às inclinações malignas alojadas no coração tais como “os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura” (Mc 7.21,22).
Jesus expôs a gravidade do pecado no coração ao declarar que o pecado da ira é igual ao assassinato, e que o pecado da concupiscência é tão grave como o próprio adultério.
Um coração entregue à prática da iniqüidade corre o grave risco de tornar-se endurecido. Quem se recusa continuamente a ouvir a palavra de Deus e a obedecer ao que Deus ordena e, em vez disso, segue os desejos pecaminosos do seu coração, verá que, depois, Deus endurecerá seu coração de tal modo que se tornará insensível para com a Palavra de Deus e os apelos do Espírito Santo (ver Êx 7.3 ; Hb 3.8 ). O principal exemplo bíblico desse fato é o coração de Faraó, na ocasião do êxodo (ver Êx 7.3, 13, 22-23; 8.15, 32; 9.12; 10.1; 11.10; 14.17).
Paulo viu o mesmo princípio geral em ação na sociedade ímpia da presente era (cf. Rm 1.24,26,28) e predisse que também ocorreria o mesmo fato nos dias do anticristo (2Ts 2.11,12). O livro aos Hebreus contém muitas advertências ao crente, no para que não endureça o seu coração (e.g., Hb 3.8-12), para uma exposição dos passos que levam ao endurecimento do coração). Todo aquele que persistir na rejeição da Palavra de Deus, terá por fim um coração endurecido.

O CORAÇÃO REGENERADO

A solução de Deus para o coração pecaminoso é a regeneração, que tem lugar em todo aquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus, e pela fé aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal.
1. A regeneração está ligada ao coração. Aquele que, de todo o coração, se arrepende e confessa que Jesus é Senhor (Rm 10.9), nasce de novo e recebe da parte de Deus um coração novo (cf. Sl 51.10; Ez 11.19).
2. No coração daquele que experimenta o nascimento espiritual, Deus cria o desejo de amá-lo e de obedecê-lo. Repetidas vezes, Deus realça diante do seu povo a necessidade do amor que provém do coração (ver Dt 4.29 ; 6.6 ). Tal amor e dedicação a Deus não podem estar separados da obediência à sua lei (cf. Sl 119.34,69,112). Jesus ensinou que o amor a Deus, de todo o coração, juntamente com o amor ao próximo, resume toda a lei de Deus (Mt 22.37-40).
3. O amor de todo o coração é o elemento essencial a uma vida de obediência. Repetidas vezes, o povo de Deus, no passado, procurou substituir o verdadeiro amor do coração pela observação de formalidades religiosas exteriores (tais como festas, ofertas e sacrifícios; ver Is 1.10-17; Nm 5.21-26; Dt 10.12 ). A observância exterior sem o desejo interior de servir a Deus é hipocrisia, e foi severamente condenada por nosso Senhor (ver Mt 23.13-28; ver Lc 21.1-4 ).

4. Muitos outros fatos espirituais têm lugar no coração da pessoa regenerada. Ela louva a Deus de todo o coração (Sl 9.1), medita no coração (Sl 19.14), clama a Deus do coração (Sl 84.2), busca a Deus de todo o coração (Sl 119.2, 10), oculta a Palavra de Deus no seu coração (Sl 119.11; ver Dt 6.6), confia no Senhor de todo o coração (3.5), experimenta o amor de Deus derramado em seu coração (Rm 5.5) e canta a Deus no seu coração (Ef 5.19; Cl 3.16).

Após a ministração da palavra, a Pastora Catarina levantou uma oração pela Família da Irmã Célia que está enlutada, pois o seu filho mais velho morreu de uma forma muito trágica e pela família da Pastora Deise, onde sua prima está passando por uma terrível enfermidade.
No próximo domingo teremos a primeira Consagração e primeira Santa Ceia do ano de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário