Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Estudo - Tudo Novo Se Fez


Enfim começamos mais um ano e hoje temos o nosso primeiro estudo do ano, que graça a Deus é algo que tem dado certo desde o ano passado, é algo que tem edificado vidas, e nós do Blog Amigos do JM oramos para que continue assim. E queremos que você participe, que você mande a sua opinião para nós, se você tem algum testemunho dos nossos estudos, se você tem algum tema e quer que seja postado no nosso blog, deixe o seu comentário abaixo ou deixe um recado na nossa página oficial no Facebook - facebook.com/blogamigosdojm. -E assim vamos ser edificados com o que você tem a nos dizer.
E no nosso primeiro estudo do ano de 2015 vamos fala sobre o novo, a passagem é bem conhecida, mas hoje vamos falar dela sobre um ponto diferente.

Referência Principal - As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17 b.


As Coisas Velhas

Se olharmos para trás, nós vamos enxergar que no ano que passou, nós enfrentamos algumas situações que quase acabaram com as nossas vidas, decepções, traições, lutas nos estudos, lutas no trabalho, perseguições, mas o próprio Jesus nos alertou sobre essas coisas. Ele disse: no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33.
E se ele venceu, por ele somos mais que vencedores a palavra nos garante que em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37.
Mas o que isso tem a ver com as velhas coisas?
Entramos em um novo ano, e um novo ano significa um novo começo, um recomeço, mas existem pessoas que entraram em 2015 carregando com elas todas essas situações embaraçosas que a vida as colocou, e muitas entraram em 2015 carregando um fardo que foi colocado em seus ombros pelo inimigo que não quer o nosso bem, mas sim o nosso mal.
Se entramos em um novo tempo, temos que viver o novo, e para vivermos o novo temos que abandonar as coisas velhas que são essas situações difíceis pela qual passamos e quase fomos destruídos por elas.
Por que trazer isto para um novo começo? Isto não vai lhe ajudar em nada, temos que usar este novo tempo, este novo começo para superar todas essas situações e dar a volta por cima e vivermos o novo que Deus tem reservado para cada um de nós.
Você fez planos para 2015? Se você fez planos para este ano, te digo que se você não superar as decepções, traições, lutas e tantas outras coisas difíceis que você passou no ano de 2014, você não vai conseguir realizar este planos que você fez para este ano.
As coisas velhas já passaram, tudo se fez novo. Acabou, 2014 acabou é hora de deixarmos para trás todos as situações difíceis que passamos e olhar para frente e seguir com as nossas vidas, vivendo as novidades que Deus tem para nós.
Isso até me lembra uma canção chamada O Novo de Deus "O que passou passou, o novo de Deus chegou..." E temos que viver essas verdade.

Tudo Se Fez Novo

Como eu já disse um novo ano simboliza um novo começo.
É tempo de recomeçar, vamos planejar coisas para 2015 e vamos tentar novamente realizar os planos que fizemos para 2014, porém não conseguimos realizar.
Um novo começo com Deus é muito importante, a palavra diz coloque Deus nos seus planos e eles darão certo, mas sempre sabendo que as coisas não acontecem no nosso tempo, mas no tempo de Deus.
É tempo de viver o novo de Deus para nossas vidas e deixar pra trás tudo o que for velho e que nos atrapalhe a prosseguir na nossa vida física, material e na nossa vida espiritual.


O novo de Deus chegou, mas devemos seguir alguns princípios para recebe-lo:

1. Para receber o novo de Deus, devemos abrir mão das velhas atitudes - Efésios 4.20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo. 21 se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, 22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; 24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. 25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; 27 nem deis lugar ao Diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

2. Para receber o novo de Deus, precisamos aprender a pensar com mente renovada - Romanos 12.2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
- Abrir mão de traumas, medos, paradigmas, conceitos.

3. Para receber o novo de Deus, precisamos renovar o nosso espírito diariamente
2 Coríntios 4.16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

- Leitura bíblica, oração, reuniões da igreja

4. Para receber o novo de Deus, precisamos assassinar definitivamente o velho homem -
Efésios 4.22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;23 a vos renovar no espírito da vossa mente;

5. Para receber o novo de Deus, precisamos jogar no lixo as coisas velhas - Leviticos 26.10 E comereis da colheita velha por longo tempo guardada, até afinal a removerdes para dar lugar à nova.

- Enquanto guardamos o velho, comemos velharia
- O velho pode ser bens antigos
- O velho pode ser hábitos ultrapassados
- O velho pode ser sua aparência
- O velho pode ser uma religião ultrapassada

6. Para receber o novo de Deus, não podemos tomar atitudes parciais - Mateus 9.16 Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura.
Mateus 9.17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

7. Tudo começa quando nascemos “denovo” - João 3.3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

E isso implica na nossa vida secular também, pois quando a vida espiritual vai bem, toda as áreas da nossa vida secular vai bem também.


Que tipo de resolução de Ano Novo deve o cristão fazer?

Então, que tipo de resolução de Ano Novo deve o cristão fazer? Aqui estão algumas sugestões: (1) ore ao Senhor pedindo por sabedoria (Tiago 1:5) em relação a quais resoluções, se for o caso, são da Sua vontade para a sua vida; (2) ore por sabedoria a respeito de como cumprir as metas que Deus lhe deu; (3) conte com a força de Deus para ajudá-lo; (4) encontre um parceiro de responsabilidade que irá ajudá-lo e incentivá-lo; (5) não se desanime com fracassos ocasionais, em vez disso, permita-lhes ser uma motivação; (6) não se torne orgulhoso ou vaidoso, mas dê glória a Deus. Salmo 37:5-6 diz: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia."

Que neste novo ano você possa ter a consciência de que Deus está te dando uma nova chance para recomeçar e terminar o ano com a sensação de ver cumprido, mesmo que as coisas não saia do modo que você estar planejando, pois tudo tem um tempo determinado para acontecer.

Que este estudo abençoe a sua vida e o que não soubemos expressar que o Espírito Santo fale mais alto em cada coração que ler estas palavras. Até o próximo estudo do nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário