Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Carisma: Um seminário da Palavra e do Espírito


Com o slogan “Um seminário da Palavra e do Espírito”, o Seminário Teológico Carisma é uma instituição que dá vazão para o aprendizado das Escrituras e o mover espiritual. Já são 15 anos buscando treinar e desafiar os alunos a praticarem os ensinamentos de Jesus.
Segundo Bráulio Brandão, coordenador do seminário, o objetivo é formar pessoas que se aprofundem na Palavra e sejam cheias do Espírito. Não por acaso tem por nome Carisma, cujo significado está relacionado a dons sobrenaturais outorgados por Deus aos Seus discípulos. “Esse é um dos poucos seminários no Brasil que possui essa ênfase. Temos professores de linhas teológicas diferentes; há um equilíbrio. A ideia é preparar pessoas para qualquer ministério que Deus tenha para elas. O aluno poderá descobrir qual é a sua vocação”, ressalta.
O pastor Leonardo Capochim, diretor do Carisma desde 2010, acrescenta que tal descoberta é possível graças também à grande gama de ministérios acessíveis aos seminaristas. “A igreja abre as portas para os alunos se envolverem; é uma ‘universidade’ à parte. Muitos saem já sabendo exatamente em qual área irá servir”, destaca.

Hoje – além do curso Teologia Ministerial na sede –, Belo Horizonte, Igarapé, Lagoa Santa e Justinópolis (MG) contam com a versão compactada, intitulada de Modular. Há ainda, na capital mineira, o Carisma Kids, para as crianças, e o Start Teen, para os adolescentes. E nem mesmo a prisão tem sido barreira para Deus transformar realidades. Neste ano, o Carisma passou a atuar também no presídio Inspetor Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves (MG). Isso mesmo: discípulos de Cristo encarcerados têm se tornado seminaristas naquele lugar.
Outro passo dado neste ano foi o Carisma Missões, que oferece minicursos, palestras e debates com o propósito de dar orientações aos alunos vocacionados para missões transculturais. Faz parte ainda da história do seminário as atividades paralelas e abertas ao público, como a Escola de Oração, a Conferência do Espírito Santo, o Culto Mais Profundo e o Carisma Open.
Tantos iniciativas têm resultado em transformação de milhares de vidas. Uma delas é a do Pedro Estrella, 28 anos, que é ex-aluno do curso Ministerial de 2008. Hoje, ele é o pastor presidente da Igreja Metodista Venda Nova e um dos professores do Carisma. Com apenas 17 anos de idade, Pedro saiu do Rio de Janeiro para estudar no seminário. “Neste ano, completa 10 anos dessa jornada que foi um grande divisor de águas na minha vida. Isso porque tempo de treinamento é um tempo de afiarmos o machado, para que sejamos mais produtivos na edificação da Igreja. Antes de o prédio crescer para cima, ele precisa crescer para baixo. Antes de ter o visível, é preciso edificar o invisível. E esses dois anos no Carisma representaram esse tempo de ser aperfeiçoado para cumprir o meu chamado. No seminário, mais que aprender sobre fé, absorvi e agarrei o Espírito da fé, que, na verdade, é um revestimento, uma atitude, um coração, uma postura, um DNA, uma identidade”, afirma Pedro.


Samara Dias, 24 anos, também ex-aluna do curso Ministerial, da turma de 2015, hoje é outro exemplo. Atualmente, a jovem é missionária na Inglaterra e conta que não imaginava que estudar teologia pudesse trazer tanta mudança de dentro para fora. Segundo Samara, o Carisma trouxe uma mudança de caráter,de pensamento, de postura em relação a Deus e à vida de oração, além de intensidade no espírito, o que transformou tudo ao seu redor. “Logo na primeira aula que ouvi sobre missões, aquilo foi uma explosão dentro de mim. Naquela aula fiz uma oração, dizendo que queria ser uma missionária para 420 muçulmanos e, dali para frente, nunca mais fui a mesma. Descobri de fato que meu chamado é evangelístico”, compartilha.
Renato Gabry, 29 anos, por sua vez, ainda está no 4º período do Ministerial, mas diz já está colhendo frutos resultantes do estudo. “O Carisma mudou minha história. Saí do trabalho para ser obreiro na Lagoinha. Desde que cheguei, vivo um tempo maravilhoso no ministério de louvor da igreja. Os estudos fizeram com que a vida de Deus fosse potencializada e o conhecimento do Senhor pudesse trazer mais propriedade a tudo que tenho vivido Nele e ao que quero transmitir no futuro”, comenta ele, que deixou a sua cidade (Itaperuna), no interior do Rio de Janeiro, para vir estudar em Belo Horizonte.

COM OS OLHOS NO FUTURO

Com vistas a expandir essa obra nascida no coração de Deus e pensando em impactar ainda mais pessoas, há planos em construção para o seminário. “Queremos levar o curso Modular para a plataforma on-line. A ideia é chegar a lugares que ainda não podemos ir”, adianta Capochim. O diretor conta que, em breve, cursos de extensão também serão ofertados como respostas a demandas da atualidade.
Polos e unidades do Carisma em outras cidades do Brasil e no exterior são outras iniciativas que podem sair do papel. “A visão que Deus tem colocado forte em nosso coração é irmos até os confins da terra. O sonho é este: no Brasil e nos [outros] países, estaremos com uma Lagoinha em cada capital, e, juntos, vamos levar uma extensão do Carisma”, revela pastor Márcio, que profetiza: “Que o Senhor abençoe muito o Carisma e a liderança dele, assim como os alunos e os futuros alunos. E que um dia, com a graça de Deus, possamos olhar para o mapa e ver o Carisma em toda a terra”.

Fonte: Lagoinha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário