Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Governo de Israel quer silenciar mesquitas no país

Os ministros israelenses aprovaram neste domingo um projeto de lei que pode gerar furor entre os muçulmanos do país. Segundo a tradição, todo seguidor de Maomé precisa fazer orações cinco vezes por dia voltado para Meca. O chamado é feito do alto dos minaretes, torres anexas ao espaço de culto religioso nas mesquitas.
A informação divulgada pelo Ministério da Justiça dá conta que a medida foi aprovada pelo  comitê ministerial sobre legislação, com a denominação oficial de “Projeto de Lei para a prevenção do ruído emitido pelas casas de oração”. Agora, segue para o Congresso, onde será debatida.
Ainda que não mencione nenhuma religião em específico, a nova lei estabelece a proibição de transmissões por alto-falantes das 23:00 às 7:00 da manhã. Isso inibiria o chamado para a primeira das orações, que ocorre logo após o nascer do sol.
A comissão presidida pelo ministro da Justiça, Ayelet Shaked, assegurou que o projeto será agora apresentado como um projeto de lei do governo. A proposta anterior foi rejeitada porque atingiria a sirene acionada ao pôr-do-sol na sexta-feira, para marcar o início do sabbath [sábado].
O autor do projeto, deputado Motti Yogev, do partido Casa Judaica, afirma que a legislação é necessária para evitar perturbação diária de centenas de milhares de israelenses não-muçulmanos que vivem no país.
Curiosamente, o presidente de Israel, Reuven Rivlin, falou contra o projeto, afirmando acreditar que a legislação já existente sobre poluição sonora é suficiente.
Caso seja aprovada, a nova lei não poderia ser aplicada no alto do Monte do Tempo, onde está a mesquita Al-Aqsa, terceiro local mais sagrado do Islã, pois o local está sob jurisdição da Jordânia.

Retaliações e ameaças

Apelidada de “lei muezzin”, o projeto também é chamado pela imprensa de “lei muçulmana”,  uma vez que parece ter como alvo o grande volume de som emitido pelos alto-falantes de todas mesquitas em todo o país lembrando aos fiéis que “Alá é único Deus”.
“Esta lei não trata do barulho nem de qualidade de vida, é apenas um incitamento racista contra uma minoria”, reclamou o deputado árabe Ayman Odeh, chefe da bancada islâmica do Congresso israelense. Cerca de 20% da população de Israel é muçulmana.
O porta-voz da Autoridade Palestina Yousif al-Mahmoud disse que, se aprovada, a lei irá causar um “desastre na região”. Logo que ela começou a ser debatida, foram feitas ameaças de morte aos deputados que votassem a seu favor. Agora a Jordânia, país islâmico vizinho, declarou que Israel “não tem o direito” de legislar sobre as mesquitas. 

Com informações de Daily Mail e Israel National News

Nenhum comentário:

Postar um comentário