Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Estudo - Sete Vezes


No estudo dessa semana nós vamos falar sobre duas passagens da bíblia que tem uma coisa em comum e que tem me chamado muita atenção. "Sete Vezes" essa foi a quantidade de vezes que o povo de Israel marchou antes de gritar e derrubar as muralhas da cidade de Jericó. "Sete Vezes" também foi quantidade de vezes que Naamã mergulhou no Rio Jordão para ser curado de sua lepra, nas duas ocasiões foram dadas uma ordem para esse ciclo fosse cumprido e assim a vitória entregue nas mãos do povo e de Naamã.


Sete Dias, Sete Vezes, Marche!

O povo de Israel recebeu uma ordem, o povo deveria marchar durante seis dias uma vez ao dia, e no sétimo dia deveriam marchar sete vezes e assim gritar para que as muralhas fossem ao chão.
Uma ordem dessas parece ser surreal, mas sabemos que quando Deus fala por mais que pareça loucura aos olhos humanos, devemos cumprir a ordem de Deus, pois só assim teremos a vitória em nossas vidas.
O povo de imediato começou a marchar, e durante seis dias, o povo marchava uma vez ao dia, creio que durante esse tempo as muralhas nem se moviam, nada acontecia, mas Deus já estava providenciando a vitória para o seu povo, pois o nosso esforço conta muito nas nossas conquistas, seja elas pessoais ou coletivas, sem esforço não se obtêm nada.
Imagino que por algumas vezes o povo se sentiu cansados, e seus pensamentos voltados para o desanimo, se formos olhar ele marchava pela cidade inteira, e a cidade não era pequena, mas o povo não fraquejou e por nenhum minuto está relatado na bíblia que ele murmuravam ou se queixavam de algo, imagino que o povo que não estava dentro do propósito pensava que o povo era doido de marcha durante a cidade inteira, durante seis dias, muitos devem ter zombado, e não é assim em nossas vidas, quantas vezes entramos em um propósito com Deus e muitos zombam da nossa fé, nos chamam de loucos, declaram palavras de maldição, contrarias as que temos guardadas em nossos corações, mas te digo o que Deus disse a Josué: Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9
Josué e o povo de Israel tinha a palavra do Senhor como garantia da sua vitória, e se Deus falou ele vai cumprir.
Podem vir muitos tentar nos fazer desacreditar da palavra que Deus falou aos nossos corações, mas podemos lembrar que a última palavra é do Senhor, e ele não é home para que minta, a palavra de Deus não pode mentir, e não pode voltar vazia, o povo marchava com a sua fé, a sua confiança, a sua esperança firmada na palavra que Deus tinha mandado como ordem para eles.
E no sétimo dia o povo deveria marchar sete vezes pela cidade inteira, tudo acontece pela fé, imagine o sol naquele dia, imagine o cansaço daquele povo que já tinha marchado a cidade inteira durante seis dias, mas o povo tinha um alvo, e era para a vitória que eles marchavam e depois desse ciclo haver terminado ele gritaram e as muralhas foram ao CHÃO.
Para que as muralhas caiam em nossas vidas devemos fazer

  • Ouvirmos a voz de Deus
  • Obedecermos a ordem dada por Deus
  • Acreditarmos na palavra que foi liberada por Deus
  • Fazermos parte do propósito de Deus

E assim alcançaremos a vitória tão desejada.

Sete Vezes, Mergulhe!

A ordem para Naamã foi diferente, ele deveria mergulhar no Rio Jordão sete vezes para ter a sua cura, o Rio Jordão daquela época era o rio mais sujo da região e o profeta disse que Naamã deveria mergulhar no Rio Jordão.
Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. 2 Reis 5:10
Não era que as águas iriam curar a lepra de Naamã, mas a obediência dele era o caminho para a cura.
Muitas vezes não recebemos a nossa vitória, porque não sabemos obedecer, as vezes o nosso orgulho não nos permite recebermos aquilo que Deus tem reservado para nossas vidas, Naamã no primeiro instante se recusou a mergulhar no rio mais sujo da região, fico imaginando o pensamento dele "Tantos rios mais limpos para eu mergulhar, e o profeta me diz para mergulhar no Rio Jordão, logo no Jordão, o rio mais sujo que existe", mas a obediência foi o caminho para a cura. Naamã depois de seus escravos o convenceram a ir ao Jordão, ele foi e mergulhou, durante seis mergulhos parecia que nada tinha acontecido, mas no sétimo mergulho sua pele ficou limpa e ele foi curado, não pelas águas, mas pela sua obediência que tocou o coração de Deus que o curou de todo mal.
No ciclo que passamos para ganharmos a nossa vitória, parece que no inicio a gente não enxerga nada a não ser os problemas, mas Deus ele age mesmo quando nós não estamos enxergando, tem uma canção que fala: Mesmo sem enxergar confio em um Deus Fiel. Deus é fiel, pode parecer que nada está acontecendo, mas Deus já está agindo em nossas vidas, quando estamos no inicio, Deus já está no fim, providenciando o momento em que teremos em mãos a nossa vitória.
Durante seis mergulhos, Naamã só via as suas lepras, mas Deus já estava curando o seu interior, a cura começou de dentro para fora, nenhum processo é em vão.

O Processo De Deus

Vejo todas essas história em que o elemento incomum foram as sete vezes, como uma processo de Deus.
O número sete na bíblia significa PERFEIÇÃO, e foi isso que aconteceu ao fim dessas duas história, as muralhas caíram e a cidade ficou perfeita como Deus queria, e Naamã ficou curado perfeito em sua beleza exterior.
Para você atingir o número sete existe um processo, e eu e você precisamos passar por ele, as vezes é uma longa e dura prova, mas no final seremos aprovados com exito.
Quer vitória passe pelo processo de Deus, ele quer te aperfeiçoar para te dar a vitória, porque muitas vezes não estamos realmente prontos para recebermos o que Deus tem guardado para nossas vidas, precisamos entrar na posição de servos, para que possamos fazer parte dos propósitos de Deus e assim conquistarmos aquilo que ele tem para nós.
Tome essas história como exemplos e você vai ver que vale a pena passar pelo processo de Deus.


Bem tenho certeza que Deus te abençoou no estudo dessa semana e o que eu não soube expressar, eu oro para que o Espírito Santo fale mais alto em casa coração, fique a vontade para comentar, dar sua opinião e trazer temas para os nossos estudos, não só no nosso blog, mas na nossa página no Facebook - www.facebook.com/blogamigosdojm
Deus abençoe e até semana que vem.

Referências - Josué 6 e 2 Reis 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário