Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Túnel do Tempo: Diante do Trono - Parte 1

No nosso Túnel do Tempo de hoje vamos começar a contar a história de um dos ministérios de louvor de mais influência no Brasil e no mundo. Com um alcance de milhares e milhares de pessoas, milhões de cópias vendidas, e já foi entre um dos maiores ministérios de louvor da América Latina e do mundo.
A história do Diante do Trono não começou em 1998 como muitos imaginam, a história do ministério de louvor da Igreja Batista da Lagoinha vai muito além dos CDs, DVDs e das milhares de pessoas reunidas em suas gravações pelo Brasil.

Início 

Tudo começou quando Ana Paula Valadão foi estudar no Seminário de Louvor e Adoração do Christ for the Nations Institute (CFNI - Instituto Cristo Para As Nações), uma escola nos Estados Unidos que visa formar líderes de louvor. Quando retornou ao Brasil começou a escrever músicas, inicialmente versões de cantores que conheceu internacionalmente, como Dennis Jernigan e Darlene Zschech. Em 1997 Ana foi convidada pelo Líder de Louvor do CFNI para participar da gravação de seu CD nos Estados Unidos e junto com ela foi o maestro Sérgio Gomes (Que foi durante 13 anos maestro do Diante do Trono). Segundo o maestro, o Pastor Márcio Valadão (Pastor presidente da Igreja Batista da Lagoinha) o disse "Vai, aprende tudo lá, que quando vocês voltarem nós vamos gravar o nosso CD", e assim se deu o inicio de um dos ministérios de louvor mais popular  do Brasil.


DT1 - Em 1998 foi gravado o primeiro álbum, intitulado Diante do Trono. Foi o início da banda Diante do Trono. O disco também gravado em VHS, teve o lucro revertido para a obra missionária que na época era combater a prostituição infantil que eles viram em uma viagem à Índia (Projeto Índia). O material para o álbum foi gravado em 31 de janeiro de 1998, num culto da Igreja Batista da Lagoinha. Junto à Ana Paula, os vocais eram formados por cantores como André Valadão, seu irmão, e Nívea Soares. Alguns meses depois da gravação a obra musical foi lançada, com destaque para a canção "Diante do Trono", canção tema do primeiro álbum do Ministério e música que deu nome ao grupo. Com a repercussão positiva da canção, o grupo, que até então não possuía nome oficial, passou a chamar-se Diante do Trono. Além desta, outras canções do conjunto também foram muito tocadas nas rádios, especialmente "Te Agradeço", "Aclame ao Senhor", "Deus de Amor" e "Manancial".

Música: Diante do Trono






DT2 - A repercussão gerada pelo primeiro trabalho estimulou a gravação do segundo CD, dessa vez com mais composições do grupo e apenas uma versão internacional. Em fevereiro de 1999, na Igreja Batista da Lagoinha, mais de 7.000 pessoas se reuniram novamente. A gravação do CD Exaltado contou com a presença de pessoas de outras regiões, e não apenas membros da própria Lagoinha. O estilo do Diante do Trono se consolidou junto às viagens a vários estados brasileiros e outros países.
Diferente do primeiro CD do Ministério "Exaltado" contou somente com uma versão internacional, as demais faixas que integram o segundo álbum do DT são de autoria de Ana Paula Valadão, que se consolidou na música gospel de vez como compositora. Quando lançado as músicas de mais destaque foram "Exaltado", "Quero Ser", "Amigo Fiel" e "A Ele a Glória" música versionada por Ana Paula Valadão e de autoria de Kevin Jonas.

Música: Exaltado






DT3 - A partir do álbum "Exaltado", o Diante do Trono começou a fazer apresentações por todo o Brasil e a popularidade da banda começou a crescer entre os evangélicos, foi se consolidando com suas viagens a estados brasileiros e com sua expressiva venda de discos.
Foi então que o ministério partiu para o ano 2000 e gravou 3 álbuns em menos de um mês: "Águas Purificadoras" (Terceiro álbum do Ministério da Lagoinha), "Aclame ao Senhor" em parceria com a gravadora Hosanna Music e "Shalon Jerusalém" em parceria com Paul Wilbur e Hosanna Music.
A gravação do Diante do Trono 3 - Águas Purificadoras, aconteceu pela primeira vez foram da igreja devido ao sucesso que o grupo obteve em 98 e 99, segundo Ana Paula Valadão eles preparam tudo no Parque de Exposições Bolívar Andrade (Parque da Gameleira), Belo Horizonte, para receber 20 mil pessoas, e na noite do dia 15 de julho de 2000 70 mil pessoas se reuniram na gravação de um dos álbuns de mais sucesso do Ministério.
Com 11 faixas, todas de autoria de Ana Paula Valadão, o álbum teve as canções "Tempo de Festa", "A Vitória da Cruz", "À Sombra do Altíssimo", "O Cheio das Águas", "Águas Purificadoras" e "O Bálsamo de Gileade" como destaque. Neste álbum o Ministério entrou em um novo tempo na adoração trazendo canções com mais de 16 minutos de duração devido aos cânticos espontâneos e proféticos, o que revolucionou o louvor e adoração no Brasil

Música: Águas Purificadoras



2001



DT4 - No ano de 2001 o Ministério deu um passo de fé,  reservando o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, para a gravação do quarto CD – "Preciso de Ti". Em 14 julho de 2001, com um palco de 42 metros, 210.000 pessoas compareceram ao evento. Foi o maior público já registrado na história do estádio, de acordo com a ADEMG (instituição governamental responsável pela administração de estádios do Estado de Minas Gerais). "Preciso de Ti" marcou também a história do Diante do Trono ao receber três meninas indianas recuperadas pelo Projeto Índia. Junto com todo grupo, elas cantaram e dançaram.
No meio da gravação aconteceram alguns apagão pois o país atravessou naquela época o que foi chamado de Crise do Apagão.
O trabalho vendeu quatrocentas mil cópias na semana de lançamento e, além do êxito comercial, a banda ganhou o prêmio Troféu Talento em 2002 na categoria melhor música e de melhor grupo. Destaque para as músicas "Em Teus Átrios", "Deus de Milagres", "Coração Igual ao Teu", "Preciso de Ti" e "Leva-Me".

Música: Preciso de Ti




O disco também alcançou popularidade com a crítica. Foi eleito o 21º melhor disco da década de 2000, de acordo com lista publicada pelo Super Gospel. Em 2015, vários historiadores, músicos e jornalistas o consideraram o 51º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação. "Preciso de Ti" também é um dos discos mais vendidos na história da música cristã brasileira.
Brasil Diante do Trono - Com o objetivo de interceder pela pátria, o DT gravou, na noite de 01 de dezembro de 2001, o projeto Brasil Diante do Trono, no Maracanã, Rio de Janeiro, que mais uma vez, ultrapassou recorde de 185.000 pessoas reunidas no estádio.

Brasil Diante do Trono - A Vitória da Cruz






DT5 - Em julho de 2002, em continuação ao projeto Brasil Diante do Trono, foi gravado o quinto álbum do conjunto, chamado "Nos Braços do Pai", gravado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Distrito Federal, com a presença de mais de um milhão e duzentas mil pessoas, vindas de caravanas de todo o Brasil.
Segundo Ana Paula Valadão, uma semana antes do evento a Seleção Brasileira ganhou a Copa do Mundo e foi recebida com um evento na Esplanada dos Ministérios que reuniu 500 mil pessoas e a Ana vendo pela TV disse a Deus para enviar as pessoas para a gravação, pois na época eles não tinham como investir muito em divulgação, e no dia da gravação eles ficaram em um Hotel de frente para a Esplanada e o pai da cantora, Pr. Márcio Valadão, ficou olhando e viu as pessoas chegando, chegando, chegando, chegando e foi assim que na noite do dia 13 de julho de 2002, um milhão e duzentas mil pessoas se reuniram para a gravação do DT5. Lançado no mesmo ano o álbum trás os destaques para as músicas "Invoca-Me", "Nos Braços do Pai", "Vem de ti, Senhor", "Amigo", "Brasil e "Eu Sou do Meu Amado".

Música: Nos Braços do Pai





A partir daquele ano, o Diante do Trono mostrou o seu trabalho em outros países, fazendo shows na Guatemala e no Japão, e lançando as versões em inglês e espanhol do trabalho Nos Braços do Pai.
No Troféu Talento 2003, Nos Braços do Pai ganhou o prêmio de Melhor CD de Louvor e Adoração, e o Ministério foi reconhecido novamente como Grupo do Ano.


DT6 - Em 12 de julho de 2003 o conjunto gravou seu sexto álbum e o terceiro do projeto Brasil Diante do Trono: "Quero me Apaixonar". A gravação ocorreu no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, e contou com um público de dois milhões de pessoas. Neste evento a banda arrecadou 35 toneladas de alimentos, que foram distribuídos no Norte de Minas Gerais.
"Quero Me Apaixonar" foi também o disco em que a grande parte dos demais vocalistas do Diante do Trono puderam cantar. Diferente do "Águas Purificadoras", "Preciso de Ti" e "Nos Braços do Pai", "Quero Me Apaixonar", não foi um disco totalmente de autoria de Ana Paula Valadão, duas músicas do disco são de autoria de André Valadão, "Quero Tocar-te" e "Eu Nasci de Novo", onde no congresso DT do mesmo ano, André deu seu testemunho contando como ele era antes de nascer de novo (Assista). 
O álbum traz os destaque para as músicas "Lugares Altos", "Quero Me Apaixonar", "Seja o Centro", "Quero Tocar-te", "Eu Nasci de Novo" e a regravação da música "Manancial" do primeiro álbum do Ministério em versão Remix.

Música: Quero Me Apaixonar




Em 2003, Nívea Soares decidiu iniciar carreira a solo e gravou o seu primeiro disco, Reina Sobre Mim, sem, contudo, deixar de fazer parte do grupo.
No Troféu Talento de 2004, Quero Me Apaixonar ganhou como Melhor CD do Ano, Melhor CD Ao Vivo e de Melhor CD de Louvor e Adoração, Ana Paula Valadão como Melhor Interprete Feminino e o Ministério foi reconhecido novamente como Grupo do Ano.
No final da gravação do álbum Quero Me Apaixonar, o pastor Márcio Valadão, disse que em julho, no ano seguinte, aconteceria a gravação do sétimo álbum do Diante do Trono, em Salvador.


DT7 - Logo após a gravação do CD "Quero me Apaixonar", o Diante do Trono passou por um período de mudanças abrangendo toda a estrutura interna do grupo. Após esse período, o sétimo trabalho, "Esperança", foi gravado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, no dia 10 de Julho de 2004, reunindo cerca de um milhão e duzentas mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar da Bahia. Com destaques para as músicas "Quem é Deus Como Nosso Deus?", "A Cada Manhã", "Tua Presença", "Esperança", "Meu Filho Não Temas" e "Eis-me Aqui".
A canção "Esperança" foi escrita em um momento de lágrimas na vida de Ana Paula Valadão, fazia três anos que Ana Paula tentava mas não podia engravidar, quando Ana Paula estava no último mês fazendo o tratamento médico, ela engravidou, sem precisar fazer a inseminação artificial. Hoje Ana Paula Valadão tem dois filhos, Isaque (nascido em 2006) e Benjamim (nascido em 2009)

Palavra e Música: Esperança




Ainda em 2004, André Valadão seguiu os passos de Nívea Soares e iniciou sua carreira solo com a obra "Mais Que Abundante".
No Troféu Talento de 2005, o álbum Esperança ganhou os prêmios de Melhor CD de Louvor e Adoração e Melhor CD do Ano, o ministério Diante do Trono foi premiado como Grupo do Ano.



DT8 - Com um público de mais de 300 mil pessoas, foi gravado o álbum "Ainda Existe Uma Cruz", o público se reuniu ás margens do Lago Guaíba durante o por do sol do dia 9 de Julho de 2005. Seu repertório baseia-se no versículo bíblico "quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". Com todas as faixas escritas por Ana Paula Valadão, é o último trabalho da banda com arranjos vocais de Maximiliano Moraes. Diferente dos álbuns anteriores, o DT8 só tiveram Ana Paula Valadão, André Valadão e Mariana Valadão como solistas. Destaques para as canções "Tu És Rei", "Ainda Existe Uma Cruz", "Quero Seguir-te", "Coração Todo Teu", "Usa-me" e "Faz-nos Um".


Música: Ainda Existe Uma Cruz





No mesmo ano também ocorreu a saída definitiva de Maximiliano Moraes, e também foi a primeira vez em que Nívea Soares não participou da gravação anual do Ministério.
Com recepções mistas a positivas da mídia especializada, Ainda Existe Uma Cruz é considerado o início da saturação musical da banda, no entanto, o conceito do álbum é geralmente enaltecido como um dos mais complexos na história do Diante do Trono. O DVD foi escolhido, pelo Super Gospel, o melhor da década. 


DT9 - A gravação do "Por Amor de Ti, Oh Brasil" ocorreu na Arena Yamada, em Belém (Pará) no dia 15 de julho de 2006, com um coral vestido das cores do Brasil, mais de 80 mil pessoas estiveram presentes. Aproveitando a gravação, Ana Paula Valadão subiu ao palco ao lado da Família apresentou o seu primeiro filho, Isaque, ao público e deu o testemunho do livramento de morte que seu pai, Pr. Márcio Valadão recebeu naquele mesmo ano quando teve um enfarto. Todas as músicas são de autoria de Ana Paula Valadão (Exceto "Casa do Pão" solo de Nívea Soares, que está presente nos extras do DVD), todas as músicas foram baseadas em versículos bíblicos. Destaques para as canções "Na Terra Seca", "Rei dos Reis", "Por Amor de Ti, Oh Brasil" e "Tu Reinas".


Música: Por Amor de Ti, Oh Brasil





Com recepções mistas a negativas da mídia especializada, o álbum é considerado um dos menos criativos e dinâmicos da banda.

Semana que vem falaremos da comemoração dos 10 Anos Diante do Trono e do inicio de um novo ciclo do Ministério com o CD e DVD Diante do trono 10 - "Príncipe da Paz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário