Powered By Blogger

terça-feira, 26 de abril de 2016

#CONFRAJOVEM2016: Confira um resumo de tudo o que aconteceu no Confra Jovem deste ano


O Confrajovem 2016 aconteceu, entre os dias 21 e 23 de abril, no Mineirinho, em Belo Horizonte (MG). O evento, realizado pela Juventude Lagoinha, reuniu milhares de jovens, que desfrutaram de três dias de muitas atrações, como apresentações musicais, de dança, ministração da Palavra de Deus e workshops, que abordaram temas diversos.

QUINTA-FEIRA | NOITE | 21 DE ABRIL 




“Que todos que aqui chegaram possam ficar firmes na fé, na esperança […]. Que por onde passarem possam exalar o perfume de Jesus”, orou o pastor Márcio Valadão dando início ao evento, que reuniu milhares de pessoas.


Em seguida, apresentaram-se o ministério de louvor da Lagoinha Savassi e o grupo de dança DNA Urbano, formado por jovens e adolescentes da Lagoinha sede. Quem conduziu o primeiro momento de louvor do evento foi o cantor Eli Soares.


“PÉS CANSADOS” 

Com o tema “Pés cansados”, a primeira mensagem do Confrajovem 2016 foi ministrada pelo pastor Flavinho, da Lagoinha Savassi, com base na passagem bíblica de João 16.33, que diz: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
“O versículo nos leva a entender que um dia os nossos pés se cansarão, mas deixa claro, no fim do versículo, que Jesus venceu o mundo. Até mesmo diante da tribulação Jesus precisa ser o nosso exemplo. A Bíblia diz em Mateus 26, a partir do versículo 47, que Jesus foi preso. Às vezes somos julgados como Jesus foi, mas, muitas vezes, a nossa reação não é como a de Jesus. Escondemos os nossos sentimentos, nos escondemos atrás de uma religiosidade falsa, mas, na verdade, talvez o nosso desejo seja largar tudo e voltar ao pecado. Talvez muitos tenham em seu coração uma vontade de largar tudo, mas não conseguem confessar o cansaço e ficam com ele. A única forma de você ter uma centralidade em Cristo Jesus, a única forma de você viver uma vida consolidada, firme, é reconhecer que você está cansado, para Jesus recarregar as suas forças. Chega de viver uma espiritualidade superficial, chega de nos escondermos atrás de máscaras e maquiagens, quando tudo que precisamos é voltar e descansar no Filho de Deus. A Bíblia diz que o fardo dEle é leve, mas muitas vezes não trocamos o nosso fardo pelo dEle. É no momento do seu cansaço, da sua dor, que Jesus vai te dar visão, que você vai se firmar nEle, será nessa hora que o Senhor vai usar você. Nesse momento em que os nossos pés estão cansados é que o Senhor pega os nossos pés e os realinha com os pés dEle. O pastor não reconhece o seu ministério, você trabalha mais do que ele, é o primeiro a chegar e o último a sair. Não foi o pastor que te chamou, foi o Filho de Deus. Ele te chamou. O amor de Deus está em Cristo Jesus. Fale pra Ele que você está cansado. Estar firmado significa não esconder dEle como estamos por dentro. Estar firmado significa reconhecê-Lo como Aquele que nos suporta, nos levanta, como Aquele que realinha os nosso pés. É fazer sem buscar nada em troca. O que te cansou? Se você olha o seu “currículo cristão”, onde está sua expectativa? Tem jovens forçando ordenação pastoral, mas o Senhor manda dizer que não acontecerá no seu tempo, mas no tempo dEle”.   Após a mensagem, o pastor Flavinho orou por todos os congressistas, inclusive aqueles que queriam se reconciliar com o Senhor Jesus. Quem encerrou a programação do primeiro dia do Confrajovem foi o ministério Cristo Vivo.

SEXTA-FEIRA | MANHÃ | 22 DE ABRIL


“Coloque suas expectativas no Senhor, pois Ele é fiel” , disse o pastor Igor Cicarini dando início à primeira manhã do Confrajovem 2016, que este ano tem como tema “Fiquem Firmes”. O momento de louvor foi conduzido pelo cantor Lukão Carvalho, e a palavra, pelo pastor Lucinho Barreto, líder da Juventude Lagoinha, que trouxe uma pequena mensagem destacando que Deus tem interesse em realizar os sonhos dos Seus filhos. Na sequência, a pastora e intercessora Ezenete Rodrigues orou pelos participantes e compartilhou uma palavra de fé. “Você é o melhor de Deus e precisa se revestir da armadura do Senhor. […] Jesus tem algo especial para sua vida!”, ministrou. Após a pregação, a banda Preto no Branco deu início a outro momento de louvor.

SEXTA-FEIRA | NOITE | 22 DE ABRIL 

A mensagem da noite foi ministrada pelo pastor Richarde Guerra, da Juventude Lagoinha, com base na passagem bíblica de Mateus 27.37, que diz: “Por cima de Sua cabeça colocaram por escrito a acusação feita contra Ele: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS”. “Geralmente, quando alguém recebe uma placa, é de homenagem, remete à honra, prestígio, mérito. Porém, essa placa que foi colocada acima da cabeça de Jesus era uma placa de escárnio. Não falava como que reconhecendo a majestade de Jesus, pelo contrário, era uma ironia, uma gozação que eles estavam fazendo com Ele. Eles não O reconheciam como Rei, o Salvador. Mas, como havia uma expectativa do povo de Israel, eles colocaram uma expectativa sobre Ele. Aquelas pessoas não entenderam qual reino Jesus veio governar. Não era um reino físico, mas um Reino espiritual. A placa estava em três idiomas: latim, grego e hebraico. O latim representa os romanos. Para eles, “ser firme” significa ter o poder de dominar sobre as pessoas, tomar o que é do outro, governar e manipular o outro. Até hoje, muitos de nossos dias são seduzidos por essa possibilidade. Achamos que é pelo poder, pela força, que conquistaremos as coisas. A Grécia representa a sabedoria, o conhecimento; é berço de grandes filósofos. Eles achavam que, para “ser firme”, precisava ter grande sabedoria humana. Ainda hoje, muita gente acha o mesmo. Você deve estudar, fazer uma faculdade, mas você tem que entender que isso não vai te salvar, não te fará uma pessoa mais firme. Precisamos tomar cuidado, porque a verdadeira sabedoria não vem das academias, vem lá do alto. Deus gosta de pegar as coisas loucas para confundir as sábias. Tem gente que tem explicação para tudo, mas vive uma vida vazia e sem sentido, acham que a fé é folclore, é mito. Os judeus acreditavam que “ser firme” era viver os rituais, as tradições. Eles amavam mais a Lei do que o Autor da Lei e se deixavam tomar pelo espírito da religiosidade. Sabe quando você está mais preocupado com o horário do culto do que com o que Deus está fazendo ali? Religiosidade. Aquelas pessoas que crucificaram Jesus, que O zombaram e colocaram uma placa em Sua cabeça, não conseguiram entender quem Ele era. Muitos de nós têm perdido oportunidades maravilhosas de ter experiências sobrenaturais com Jesus por causa do poder, da sabedoria humana e da religiosidade. Só há uma resposta satisfatória para as grandes questões da humanidade, e ela não está na placa, mas em Jesus Cristo. A Cruz nos liga ao Pai, a Cruz é o símbolo maior da nossa fé. A Cruz está vazia porque Ele ressuscitou por mim e por você. É tempo de se consolidar no Senhor. É tempo de ser firme no Senhor. Chega de moleza, chega de “amanhã eu faço”, chega de “não tenho tempo”. Ele te chama para levar a sério, para um relacionamento de compromisso. Ele está te esperando no secreto. Ele tem algo para você, hoje, agora. Mas, enquanto você depositar a esperança em outras coisas, você perderá tempo precioso e oportunidades”.


SÁBADO | MANHÃ | 23 DE ABRIL

Na segunda e última manhã do evento, a pastora Paty Barreto compartilhou seu testemunho de vida. “Quando você decide entregar sua vida a Deus, primeiramente sua vida passa a não pertencer mais a você. A forma como você se comporta serve de inspiração ou não para as outras pessoas. Se não nos firmarmos na presença de Deus, acabaremos nos firmando em coisas que não são dEle. Se você se aliançar com alguém que não é de Jesus, você não alcançará os propósitos dEle para você. Não queira alguém espiritualmente pronto se você não estiver pronto.
A sociedade está corrompida e, com isso, é difícil o jovem permanecer firme na presença de Deus. O diabo sempre lança mentiras na mente e no coração de muitos jovens.

– TRÊS COISAS QUE IMPEDEM VOCÊ DE PERMANECER FIRME EM CRISTO:

1) Não saber quem você é em Cristo;
2) Não caminhar com pessoas que o (a) aproximarão de Cristo;
3) Colocar suas motivações em pessoas e coisas.

– TRÊS COISAS QUE AJUDAM VOCÊ A PERMANECER NA PRESENÇA DE CRISTO: 

1) Cuidar de pessoas;
2) Servir com pessoas certas – fuja de relacionamentos errados. Procure pessoas que o (a) ajudarão na caminhada com Cristo. Ande com pessoas que inspirem sua vida e seja uma inspiração para outras;
3) Fuja do pecado – é impossível servir a Deus com uma vida repleta de pecados. A sua história de vida é algo de mais precioso que vocês têm. A luta chega, mas, se vocês estiverem firmados em Cristo, vocês não serão abalados”, disse pastora Paty.

SÁBADO | NOITE | 23 DE ABRIL 

No último momento do Confrajovem 2016, o pastor Lucinho Barreto trouxe uma mensagem com o tema “Sermão para mim”, com base na passagem bíblica de 1 Coríntios 9.27, que diz: “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”. “Nesse versículo, o apóstolo Paulo fala do seu maior medo: ensinar os outros a ser loucos por Jesus, mas ele mesmo perder essa loucura. Paulo afirma que “esmurrava” o seu corpo para que, depois de ensinar outros a ficar firme, ele mesmo não viesse a cair. No púlpito deveria ter um espelho. Assim, quando o pregador tivesse ministrando a outras pessoas, ele se depararia com a sua própria imagem. Dessa maneira, pensaria duas vezes antes de falar a outros o que ele não tem vivido. Hoje, vou falar sobre o tripé que nos mantêm de pé. Três coisas que nos mantêm de pé. O primeiro grande segredo para você se manter firme na fé é ter disciplina espiritual. Lendo a Bíblia, orando e jejuando diariamente. A oração cala satanás; a leitura bíblica cala o mundo; e o jejum cala a sua carne. O segundo grande segredo é cumprir o seu chamado. Se você não descobrir o seu chamado, você não conseguirá ficar firme. Sabe qual é o seu chamado? Conduzir outras pessoas até Jesus. O terceiro grande segredo é a sua relação com a igreja. Sabe por que muitas pessoas não estão firmes? Porque estão decepcionadas com os homens. Por isso, deixam de ir à igreja. A sua casa está passando por um terremoto? Então, corre para a igreja!”.

Fonte: Lagoinha.com - Adaptação: Cristão Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário