Powered By Blogger

domingo, 30 de novembro de 2014

Bíblia Sagrada ganhará versão em emoticons

Dois projetos recentes de Bíblias chamaram atenção no site de financiamento coletivo Kickstarter. Em julho, o empresário Adam Lewis Greene lançou o projeto Bibliotheca, que pretende popularizar a leitura das Escrituras redefinindo-a como um texto corrido em vários volumes, sem separação de livros, capítulo ou versículos, “como uma grande obra de arte literária”.
No mês seguinte, teve início o projeto da Forever Bible [Bíblia Eterna]. Essa seria a única Bíblia que alguém precisaria ter pois durara “para sempre”. Seus criadores afirmam que ela é resistente à sujeira, desgastes, rasgões e à prova de água. Ambos alcançaram seus objetivos e arrecadaram até mais que o necessário.
Talvez inspirado por esses casos de sucesso, o fotógrafo Kamran Kastle, formado em Cinema pela Universidade do Sul da Califórnia, que publicar a Bíblia em emoticons. Também chamados de emoji, são aqueles desenhinhos comumente usados em redes sociais ou programas de bate-papo.
Ao conversar com adolescentes, notou que muitos deles já desenvolveram uma espécie de linguagem própria que usa essas “figurinhas” para expressar suas ideias. Pensando em alcançar essa geração que não desgruda de seus smartphones, Kamran decidiu criar uma série de símbolos digitais e imagens que representam eventos bíblicos.
Sendo cristão, ele acredita que a Bíblia muda vidas. Sua página oficial anuncia que essa é uma tradução completa das Escrituras para “uma das mais novas linguagens do mundo”. Pretende lançar sua obra em formato de livro eletrônico e disponibilizar todos os emoticons que desenhou para download. “Metade do livro será a Bíblia traduzida em Emoticons e a outra metade será o texto bíblico comum. Cada versículo bíblico terá abaixo sua “versão em emoticons”.
O custo total do projeto é de US$ 25.000, incluindo o necessário para produzir as versões impressas. Em entrevista à revista Vice, Kastle conta que cada emoticon bíblico foi cuidadosamente pensado. “Não há uma emoji para a separação do Mar Vermelho … por isso eu inventei um. Não existe sequer um emoji de Jesus, por isso tive de fazer um também”, conta.
Até o momento ele já criou sozinho 5.000 desenhos. Todo o trabalho tem sido feito manualmente por ele. Quem fizer doações para o projeto poderá contribuir dando sugestões e até auxiliar na tradução.
O fotógrafo afirma que aprendeu com sua atuação em publicidade e cinema a “ver o mundo em imagens” e que muitas pessoas também o veem assim. Afirmou não ter medo de ofender ninguém e sabe que receberá críticas, mas defende que sua ideia servirá para atrair um público que nunca leu a Bíblia. “No futuro, acredito que cada vez mais as pessoas e lugares irão usar emoticons para substituir palavras, para que as pessoas de outras línguas possam compreender”, argumenta.
Na verdade, traduzir um livro inteiro para emoticons deixou de ser uma ideia completamente nova após o lançamento do romance clássico Moby Dick em versão emoji no final do ano passado. Criado por Fred Beneson e financiado após coleta no site Kickstater, o livro está disponível tanto em versão eletrônica quanto impressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário