Powered By Blogger

domingo, 30 de novembro de 2014

Pastores perdoam jovens que atearam fogo em suas igrejas


Entre janeiro e fevereiro de 2010, 10 igrejas foram incendiadas no Estado do Texas, em um período de 7 semanas. Os dois jovens responsáveis pela série de incêndios criminosos foram identificados como Jason Bourque e Daniel McAllister. Eles tinham na época, 20 e 22 anos, respectivamente.
Durante o julgamento, o testemunho do Pastor David Martin, da Igreja Batista de Pinebrook, cujo templo foi destruído, fez algo surpreendente. Chamado a depor como testemunha, ao invés de condenar os responsáveis, declarou publicamente no tribunal que os perdoava pelo mal causado.
“Jovens, eu venho com o coração pesado nesta manhã … Vocês têm estado em nossos corações, que estão partidos por causa de vocês. Venho hoje lhes dar esperança. Quero lhes pedir se a minha igreja errou com vocês de alguma maneira, nos perdoe. Se nós falhamos com vocês como cristãos, de qualquer forma, perdoe-nos, porque nós os perdoamos”, disse um comovido Martin. Sentados diante do júri e do juiz, os acusados pelos crimes nada disseram.
John E. Green, pastor da Igreja Batista de Lake Athens, também já havia oferecido seu perdão aos jovens quando foi visita-los na cadeia antes do julgamento.


A história de como essas igrejas foram queimadas e posteriormente reconstruídas é o tema de um documentário lançado este mês pelo cineasta Theo Love, intitulado “Little Hope Was Arson” [Little Hope foi queimada].
Em entrevista ao site The Blaze, o diretor conta que durante bastante tempo os cristãos da região ficaram em pânico, pois a polícia demorou para prender os culpados. Muitas igrejas criaram sistemas de vigilância, onde os membros se revezavam em frente aos templos para evitar novos incêndios.
Quando Bourque e McAllister foram finalmente presos, a comunidade ficou chocada ao saber que o mais velho frequentava uma das igrejas queimadas até o início da adolescência. Embora não tenham dado uma justificativa para seus atos, essa revelação fez com o que o pastor Martin tomasse a decisão de pedir perdão aos jovens.
Ao mesmo tempo em que “Little Hope” é o nome da primeira igreja queimada, a expressão em inglês significa literalmente “Pouca esperança”. Foi a partir da ideia de esperança que Theo Love, que é evangélico e filho de missionários, decidiu registrar como a comunidade mudou após os incêndios.
Para o diretor, é uma grande lição sobre o poder do perdão e da redenção ensinados na Bíblia e que ganharam vida em maio às ruínas das igrejas. “Quando entrevistei pastores e membros das igrejas, lágrimas escorriam pelo seu rosto, ao reviverem o horror de ver suas igrejas queimadas. De fato, foi uma tragédia”, conta. “Mas uma coisa bonita emergiu das cinzas quando as comunidades começaram a perdoar a quem os tinha ferido.”
“Minha primeira pergunta foi: O que acontece a uma igreja, quando você tira o prédio?”, conta Love. “A investigação desses incêndios criminosos apresenta uma conversa mais profunda sobre a fé”.
O diretor também conseguiu entrevistar os jovens. Daniel McAllister relata que “perdeu sua fé” quando sua mãe faleceu. Seu pai caiu em depressão profunda e tentou o suicídio por enforcamento, mas Daniel e sua irmã conseguiram impedi-lo em cima da hora. Ele e Jason Bourque estavam viciados em drogas na época que decidiram invadir os templos e colocar fogo. Conta ainda que não sabe explicar o motivo, simplesmente sentiram vontade de fazer isso.
“Anos depois, quando Daniel estava atrás das grades, seu pai veio e orou com ele”, relata o cineasta. “Quando eu o entrevistei Daniel na prisão, ele me disse, ‘Eu salvei a vida dele e agora ele salvou a minha”. Agora na cadeia, o jovem diz ter recuperado a fé e que está arrependido.
O documentário de 75 minutos mostra que todas as igrejas foram reconstruídas. Os templos que eram de madeira agora são de alvenaria. Quase todos os pastores contam que hoje têm prédios maiores e melhores. Enquanto isso, os jovens que foram perdoados pelos pastores não receberam o mesmo tratamento do tribunal e passarão o resto de suas vidas na cadeia.

Fonte: Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário