Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Estudo - Está Consumado (Tetelestai)


Hoje no nosso estudo nós vamos falar sobre essa frase impactante dita por Jesus, no momento que antecedeu a entrega do seu Espírito a Deus no calvário.
Vamos entender o porque dessas palavras,  O que ela significa, Suas importâncias para as nossas vidas, tudo isso no nosso estudo de hoje.

Referência Principal - "Quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito" - João 19:30.

Em algumas versões da bíblia no lugar da frase ESTÁ CONSUMADO, está escrito a palavra TETELESTAI, que tem o mesmo significado ESTÁ CONSUMADO.


O que significa a palavra Consumado?

Consumado quer dizer: ACABADO, CONCLUÍDO, FINDO, IRREMEDIÁVEL e REALIZADO.

O que significa a palavra Está Consumado Biblicamente?

 MISSÃO CUMPRIDA, RESGATE DEFINITIVO e DIREITO PERMANENTE DE POSSE.

Para entendermos melhor:

MISSÃO CUMPRIDA

Quando o filho concluía uma tarefa da qual o pai lhe encarregara, chegava para ele e dizia: “Tetélestai” (“Está terminado o meu trabalho”).
O Pai enviou seu Filho Unigênito ao mundo. Sua missão era cumprir a lei por nós e morrer em nosso lugar, levando nossos pecados sobre o próprio corpo, no madeiro, adquirindo para nós eterna redenção.
Jesus se fez carne, habitou em nosso meio. Viveu como um de nós, mas sem pecado. Sentiu fome, sede, cansaço, dor, fadiga. Ele não tinha onde reclinar a cabeça. Não nasceu em berço de ouro, mas num estábulo. Não pisou tapetes aveludados, mas palmilhou as estradas empoeiradas da Palestina. Não veio para ser servido, mas para servir. Andou por toda parte fazendo o bem e livrando todos os oprimidos do diabo. Jesus curou os cegos, levantou os aleijados, purificou os leprosos, ressuscitou os mortos e deu esperança àqueles que a sociedade escorraçou. Jesus libertou os cativos, alforriou os prisioneiros do pecado e arrancou da casa do “valente” os que viviam no reino das trevas.
Ele veio como nosso Libertador, Salvador e Senhor. Ele tomou o nosso lugar. Ele veio como representante e fiador. Ele foi à cruz por nós. Ele morreu em nosso lugar, em nosso favor. Jesus cumpriu cabalmente esse plano eterno e, no topo do Calvário, bradou aos céus e proclamou ao Pai: “Tetélestai! (Está consumado!) Minha missão foi concluída.”

RESGATE DEFINITIVO

Quando um devedor saldava todo o seu débito junto ao credor, a promissória recebia este registro: “Tetélestai” (“Está pago”).
Jesus rasgou o escrito da dívida que era contra nós e o encravou na cruz. Ele pagou nossa dívida; quitou nosso débito. Nossa dívida com Deus era infinita. Jamais poderíamos saldá-la. Todos estamos aquém das exigências da lei. Esta requer perfeição, e nós somos imperfeitos. Nada que esteja contaminado pode entrar no céu (Ap 21.27). Se aquele que guarda a lei tropeça em um único ponto, torna-se culpado, como se a houvesse transgredido na totalidade (Tg 2.10). Jamais conseguiríamos cumprir a lei ou satisfazer as demandas da justiça divina.
Contudo, o que não podíamos fazer, Jesus fez por nós. Em Cristo, ficamos quites com a lei de Deus; as demandas da justiça divina foram satisfeitas. O sangue de Jesus nos justificou. Agora já não há mais nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. Recebemos perdão. Estamos justificados. Não pesa mais sobre nós a culpa dos nossos pecados. Jesus se fez pecado por nós, para que fôssemos feitos justiça de Deus. Não apenas tivemos nossos pecados perdoados, mas toda a infinita justiça de Cristo foi depositada em nossa conta. Nosso crédito diante do tribunal de Deus é infinito. Somos ricos. As alvas vestiduras da justiça de Cristo nos cobrem. Podemos ter ousadia e confiança de nos aproximarmos do trono de Deus. Cristo é nosso advogado, intercessor e juiz. Ele, com seu sangue, reconciliou-nos com Deus. Ele é a nossa paz. É o nosso resgatador.

DIREITO PERMANENTE DE POSSE

Quando a pessoa quitava todo o pagamento de um imóvel que adquirira, recebia uma escritura definitiva com o registro “Tetélestai”.
Quando Cristo bradou na cruz “Está consumado!”, ele estava nos entregando o certificado, a garantia e a escritura registrada da nossa posse de uma herança eterna, incorruptível e gloriosa no céu. Tornamo-nos filhos de Deus, herdeiros dele e co-herdeiros com Cristo. Agora, as riquezas insondáveis de Deus são nossas; o céu nos pertence por herança. O céu é a casa do Pai, o nosso lar, a nossa morada, a nossa pátria. Não é apenas uma vaga possibilidade, mas uma realidade concreta; não é uma esperança vazia, mas uma convicção inabalável.
Cristo nos comprou com seu sangue. Ele nos abriu um novo e vivo caminho. Podemos chegar ao Pai. Ele entrou no céu como o nosso precursor. Ele é a porta do céu, o galardoador daqueles que o buscam.

Está consumado significa que a Lei da Antiga Aliança estava terminada. Não vivemos mais sob a escravidão da lei; em vez disso, vivemos na liberdade da graça de Deus (Rm. 6.15).
Um novo tempo começou após a morte de Jesus, e muitas coisas mudaram e uma delas foi o fim das Elites Espirituais, ele trouxe livre acesso a todos nós, e hoje podemos entrar livremente nos santo dos santos e adora-lo em espírito e em verdade.


Por que Jesus disse essa palavra CONSUMADO?

Jesus quando disse essas palavras ele se referiu ao cumprimento das profecias em relação a sua vida aqui na terra, pois o seu nascimento e a morte foram profetizadas a muitos anos atrás no antigo testamento, podemos ver que Isaías no capítulo 9 profetiza a vinda de Jesus ao mundo por meio de Maria, e no capítulo 53 ele fala sobre a vida e a morte de Jesus.
E quando Jesus disse essas palavras ele declarou como cumprida essas profecias.
Jesus quando disse essas palavras ele também declarou paga a nossa divida. Sabemos que Jesus morreu em nosso lugar, levou os nossos pecados e comprou as nossas vidas, e nós que tínhamos uma divida com o Diabo ficamos completamente livres de toda divida, que nos levaria a morte, pois esse é o salário do pecado, a morte.
Está consumado foi um brado de vitória do Filho de Deus na Cruz.

Concluímos que essas palavras também nos garantiu a vitória, pois se não fosse Jesus ter pago a nossa divida, onde nós estaríamos?
Por isso podemos com fé declara assim como Jesus declarou na cruz, naquele momento de dor e de sofrimento, ele rompeu e nos trouxe a vitória bradando ESTÁ CONSUMADO.

Espero que esse estudo seja eficaz e abençoe tremendamente a sua vida, e se você tem algum tema e quer que ele seja estudado e postado aqui no nosso blog, deixe seu tema nos comentários ou então publique na nossa  página no Facebook  - www.facebook.com/blogamigosdojm.

4 comentários:

  1. A paz e a graça do nosso senhor Jesus, gostaria que fosse publicado um estudo sobre guardar o sábado.

    ResponderExcluir
  2. A paz e a graça do nosso senhor Jesus, gostaria que fosse publicado um estudo sobre guardar o sábado.

    ResponderExcluir
  3. Esta guarda do sábado não é para nós os gentios ou seja a Israel espiritual ou a igreja. Era sim um sinal entre Deus e os judeus ( Êxodo 31.17 ) ramos originais.e obs. Os meus sábados . Não era somente um Nós fomos enxertados na videira por Cristo Jesus . E o sábado que os adventistas diz guardar não é o shabat judeu mas o sabatum litúrgico que é o gregoriano . O shabat judaico era com alegria , festa e não este sábado que ales dizem guardar.

    ResponderExcluir
  4. Grata, Deus, Jesus Cristo e espírito santo. GRATIDÃO ETERNA !Te amo Deus.

    ResponderExcluir