Powered By Blogger

domingo, 8 de dezembro de 2013

Dia 8/12/2013 - Dia da Bíblia


Não é o dia 8 de dezembro o dia oficial da bíblia, mas sim todo segundo domingo de dezembro que é comemorado o dia do livro mais famoso do mundo e o único a ter um dia comemorativo.
Esta data surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia.
No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizou.
Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo Domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País
Há mais de 150 anos, o Dia da Bíblia, é celebrado com o objetivo de difundir e estimular a leitura da Palavra de Deus. A fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, contribuiu para que esta data fosse se popularizando cada vez mais. E, graças a esse trabalho, o Dia da Bíblia, passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede esta data. A Semana da Bíblia é dedicada a eventos variados que vão desde cultos até maratonas de leitura bíblica que mobilizam milhares de pessoas. Conheça, a seguir, como a Semana da Bíblia é comemorada com cultos, carreatas concentrações, maratona, monumentos, distribuição de folhetos, etc.
Como já sabemos a bíblia ela foi criada em um mutirão, vamos dizer assim, ela foi criada por vários homens e mulheres que foram inspirados por Deus a escreverem suas experiência, seu dia a dia, fatos que ocorreram em seus dias, e muitos milagres vividos por milhares de pessoas a mais de 10 mil anos atrás. E esse livro já passou por várias linguás até chegar ao português.
De Gêneses à Apocalipse são 66 livros, que se dividem em Antigo e Novo Testamento, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

Conceito do Antigo Testamento 

O Antigo testamento narra a revelação do incio da humanidade com a criação de Deus, a história do povo de israel, e também o registro dos profetas que ao longo da história orientam o povo quanto a vontade de Deus. O decorrer da narrativa apresenta profecias e figuras de Jesus, enquanto é preparado o momento para a chegada do Messias. O Antigo testamento está dividido em:

Pentateuco - Aos 5 primeiros volumes da bíblia, chamamos pentateuco. São também chamados livros da lei. Ao todo são narrados: a criação, a história dos patriarcas e seu relacionamento com Deus, a chegada ao Egito através de José, a escravidão no Egito, a libertação através de Moisés, a caminhada no deserto durante quarenta anos e a instituição da lei. A narrativa acaba com a morte de Moisés as vias de chegarem a terra prometida.
Os livros são: Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio.

Históricos - São doze os livros históricos, eles compreendem de Josué a Ester. Recebem o nome de históricos por contar a história do povo de Israel desde a entrada na terra prometida, a divisão da herança pelas tribos, dos juízes, dos profetas, a instituição da monarquia até a reconstrução das muralhas de Jerusalém após o cativeiro babilônico.
Os livros são: Josué, Juizes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

Livros Poéticos - Por seu linguagem poética e o apelo emocional, são assim conhecidos. Os livros poéticos discutem o porque das coisas, ensinam a enfrentar as circunstancias da vida, além de incentivar a viver corretamente com Deus.
Os livros são: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.

Profetas Maiores e Menores - Esta seção do antigo testamento registra a ação dos profetas. A posição no cânon, logo após os poéticos, não diz respeito ao tempo cronológico em que cada profeta atuou. A mensagem dos profetas dizia respeito a viver corretamente com Deus. Os profetas ensinavam e exortavam o povo a obediência e observância das leis de Deus.
Os livros são:
Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel
Menores: Oséias, Joel, Amos, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.


Conceito do Novo Testamento

O novo testamento representa um grande salto em relação a revelação de Deus (ou das coisas de Deus) em relação a nós. Através dos ensinamento de Jesus temos maior conhecimento da vontade de Deus, assim como o maior exemplo para todos nós. Os livros do Novo testamento apresentam o nascimento e obras de Jesus, narra o início dos cristão, a igreja primitiva e termina com a revelação do arrebatamento e os últimos dias.

Evangelhos -A palavra é derivada do grego euangelion que significa “boas novas”. São assim chamados para definir o ministério de Jesus sobre a terra. Esta seção de 4 volumes relata o ministério de Jesus sobre a terra.
Os livros são: Mateus, Marcos, Lucas e João

Histórico - Esta seção é composta pelo livro de Atos dos apóstolos. Este livro narra os acontecimentos após Jesus e também as ações dos apóstolos na propagação do evangelho. Também chamada de igreja primitiva.

Epístolas Paulinas - São cartas ou epístolas de autoria do apóstolo Paulo. O objetivo é ensinar e orientar sobre questões da vida dos cristãos daquele tempo. Falam da importância de Cristo e também do arrebatamento.
Os livros são: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemon.

Epístolas Gerais -Tem o mesmo propósito das epístolas paulinas, no entanto, com diversos autores. Cada um da sua forma, mas todos guiados pelo Espírito Santo orientaram sobre questões difíceis da vida.
Os livros são: Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João, Judas.


Revelação - Indiscutivelmente o livro mais polemico de toda a Bíblia. Neste livro o apóstolo João registra sua revelação sobre os últimos dias. O arrebatamento, o aparecimento do Anti-cristo, a grande tribulação, a volta de Cristo e o Julgamento final.

E hoje o dia desse livro tão especial é comemorado por várias igrejas, de várias denominações, em todo país e até no mundo, temos no Brasil o Museu da Bíblia, igrejas que fazem um evento chamado "Expo Bíblia" e cultos comemorativos que acontecem nas igrejas em comemoração a esse dia que é um dia muito importante para nós que acreditamos das palavras escritas na bíblia.
E isso foi um pequeno estudo sobre o dia da bíblia e sobre o que é a bíblia, espero que você tenha entendido um pouco mais sobre o livro mais famoso do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário