Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Movido pelo povo nordestino – Especial de Natal


“Movido pelo povo nordestino”

O chão árido, o sol forte e a dispensa vazia. Essa é a descrição de uma das cenas vistas todos os dias pelos moradores do Sertão Nordestino. Os pés descalços em um sol de quase 40º é um dos menores problemas enfrentados pelos moradores da cidade de Betânia, Piauí. Ali há uma das piores secas dos últimos 30 anos, além da falta de recursos da região considerada uma das mais carentes do Brasil. Se essa cena comove ou não a igreja, a verdade é que poucos cristãos têm se movido pelos necessitados no Sertão Nordestino.
O compositor e cantor Juliano Som é um desses que ouviu a voz dos menos favorecidos do Nordeste brasileiro. Deixou a grande São Paulo para viver junto a família, na cidade de Teresina (Piauí). Em maio deste ano, o Ministério Livres, a qual Juliano é o líder, implantou a filial do “Projeto Livre Ser” no estado. O projeto está centralizado num abrigo para 100 crianças em situação de vulnerabilidade, além de planos para um centro missionário, luta contra a exploração sexual infantil e violência, além do escavamento de poços d’água. O primeiro foi implantado em maio de 2013 em Betânia do Piauí.
Em um documentário produzido pelo Ministério Livres, várias mulheres de Betânia relatam a venda de filhos por causa da pobreza e da prática da prostituição generalizada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, de 2009 a 2010 cresceram 80% os pontos de prostituição infantil no Piauí. O “Projeto Livre Ser” procura minimizar os focos do problema a partir de iniciativas relacionadas à educação, moradia e ajuda social.
"Para que outros possam viver vale a pena morrer”, Juliano Son.


Nenhum comentário:

Postar um comentário